← Mais dicas

Como saber se sou de Exatas ou Humanas? O que estudar?

Por Sumaia Santana em 22/03/2021 06:55:58 | Profissões, Cursos

Conheça as características dos cursos de Exatas e Humanas, as disciplinas estudadas em alguns dos cursos mais populares e descubra se você tem o perfil de Exatas ou de Humanas. O que estudar?


As profissões exatas e humanas são áreas vastas com inúmeras possibilidades e a escolha é difícil.

Se você já se perguntou “como saber se sou de exatas ou humanas”, acompanhe este artigo para descobrir qual a diferença entre exatas e humanas e quais os principais cursos, suas disciplinas e se você tem o perfil mais humano ou mais exato. 

Qual a diferença entre Exatas e Humanas?

As Ciências Exatas são áreas que utilizam o cálculo, medições e o raciocínio lógico para resolver questões. O nome exatas é porque as respostas obtidas por meio dos critérios citados anteriormente não são passíveis de discussão.

Por exemplo, a soma de 1 + 1 é igual a 2, não há o que questionar. A Matemática, Engenharias, Cursos relacionados à Computação, Física e Química são alguns exemplos de ciências exatas. 

Já as Ciências Humanas compreendem áreas que estudam o ser humano de forma individual e coletiva, nos aspectos comportamental, social e cultural.

Tal estudo é feito com base em fatos históricos e culturais, valendo-se de questões concretas. Filosofia, Sociologia, Antropologia, Pedagogia, História e Direito são exemplos de ciências humanas.

Principais cursos de Exatas e suas disciplinas

Vamos destrinchar um pouco de alguns cursos de exatas falados no tópico acima. Você verá quais são as principais disciplinas dos cursos de exatas e, assim, já terá noção se possui identificação com a área.

A fim de estabelecer um padrão, as grades curriculares expostas aqui são da USP (Universidade de São Paulo).

  • Matemática: Introdução à Matemática, Introdução à Probabilidade e à Estatística, Lógica, Álgebra Linear, Vetores e Geometria;
  • Engenharia Civil: Introdução à Engenharia Civil, Cálculo, Física, Química Geral, Química Experimental, Geometria Analítica;
  • Ciências da Computação: Introdução à Ciência da Computação, Cálculo, Geometria Analítica, Física Básica, Matemática Discreta, Algoritmos e Estrutura de Dados, Álgebra Linear e Equações Diferenciais;
  • Sistemas de Informação: Introdução à Programação, Fundamentos de Sistemas da Informação, Cálculo, Matemática Discreta, Introdução à Estatística, Matrizes, Vetores e Geometria Analítica;
  • Física: Física, Cálculo, Álgebra Linear e Geometria Analítica, Física Matemática, Física Moderna, Química Geral, Química Geral Experimental;
  • Química: Introdução à Química, Geometria Analítica, Cálculo, Física para Químicos, Físico-Química.

Perfil do aluno dos cursos de Exatas

Veja que as disciplinas Cálculo, Álgebra e Geometria estão presentes nas grades curriculares dos cursos acima. Se você pensa em ser um profissional de exatas precisa ser uma pessoa que gosta de respostas precisas pautadas pela lógica.

Sendo assim, adorar matemática e raciocínio lógico, fazer cálculos, ter curiosidade em desmontar aparelhos eletrônicos para estudar seus mecanismos e estar sempre de olho nas inovações tecnológicas é o perfil do aluno e profissional de exatas.

Principais cursos de Humanas e suas disciplinas

Agora chegou a hora de fazermos um panorama sobre os cursos de humanas mencionados no primeiro tópico.

Você descobrirá algumas disciplinas de cursos de humanas e, assim, como fizemos anteriormente, mostraremos um pouco da grades curriculares da USP (Universidade de São Paulo).

  • Filosofia: Introdução à Filosofia, Filosofia Geral, História da Filosofia Antiga, História de Filosofia Medieval, História da Filosofia Moderna, História da Filosofia Contemporânea, Ética e Filosofia Política, Filosofia da Linguagem, Filosofia da Arte;
  • Sociologia: Introdução às Ciências Sociais (Sociologia I), Sociologias do Cotidiano, Sociologia de Marx, Introdução à Sociologia para Enfermagem, Introdução à Sociologia para Terapia Ocupacional, Pensamento Sociológico Contemporâneo;
  • Antropologia: Introdução às Ciências Sociais (Antropologia I), Tópicos de Antropologia (Marcadores Sociais da Diferença), Tópicos de Antropologia das Formas Expressivas, Antropologia - Estruturalismo, Antropologia das Emoções: Modos de (re) construção e de regulação da vida social;
  • História: Metodologia da História, História do Brasil Colonial, História Ibérica, História da América Colonial, História Antiga, História Medieval, História da África, História da Contemporânea da Rússia (URSS), História Moderna, Geografia Humana, Geral e do Brasil;
  • Pedagogia: História da Educação, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Fundamentos Econômicos da Educação, Didática, Cultura e Educação, Educação Especial - Fundamentos, Políticas e Práticas Escolares, Política e Organização da Educação Básica;
  • Direito: Introdução ao Estudo do Direito, Introdução à Sociologia para Faculdade de Direito, Teoria Geral do Direito Privado, Teoria Geral do Estado, Direito Romano Atual, Sociologia Jurídica, Economia Política.

Perfil do aluno dos cursos de Humanas

As disciplinas da área de Humanas exigem leitura de textos sobre História, Filosofia, Antropologia e Sociologia.

Quem quiser seguir carreira ligadas às Ciências Humanas precisa gostar de ler, estar atento ao que acontece no mundo e senso crítico para estabelecer discussões a fim de entender as nuances do comportamento humano individual e coletivamente. 

Economia e Administração são Exatas ou Humanas?

Por mais que ambas tenham grades curriculares cheias de matérias ligadas Matemática e Lógica e apoie-se em dados numéricos em suas análises, a Economia e a Administração são da área de Humanas.

Resumidamente, a Economia estuda a produção e distribuição de bens e serviços e a Administração estuda métodos de organização de produção, gerenciamento empresarial. 

Tais assuntos demandam conhecimentos de Exatas, mas, nem sempre os números podem responder às questões da Economia e da Administração.

Focando na Economia, o profissional pode prever o crescimento econômico de um país com base em dados de anos anteriores, porém, se uma pandemia acontece essa previsão cai por terra. Saiba mais sobre o curso de Economia e surpreenda-se.

Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 22/03/2021 06:55:58
Redatora Web
Redatora freelancer com conhecimentos em SEO para produção de textos. Experiência na criação de artigos sobre concursos públicos, saúde física e mental, alimentação, autoconhecimento, seguros, locação de imóveis, construção/reforma e materiais de construção.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!