Diferença entre eficiência, eficácia e efetividade: Exemplos

Sumaia Santana | Administração , Significados, Diferenças | Comentar (0)

Eficiência: Fazer corretamente o que foi proposto; Eficácia: Fazer o que precisa ser feito; Efetividade: Fazer o que deve ser feito de maneira correta; Veja exemplos sobre essas diferenças palavras.

O uso das palavras eficiência, eficácia e efetividade gera dúvidas. Elas possuem significados diferentes, mas estão conectadas. Preparamos este material para você entender de uma vez quando usar eficiência, eficácia e efetividade. 

O que significa eficiência?

Eficiência é quando você entrega o que foi proposto, usando os recursos que tem, no prazo estipulado dentro do orçamento. O foco da eficiência é a redução de custos.

É o primeiro dos três “Es” da Administração e, dentro de uma empresa, a eficiência é quando um setor melhora seus resultados com o mesmo orçamento em um curto espaço de tempo. 

Exemplo: Os cozinheiros da ONG mostraram eficiência ao prepararem mais refeições mesmo com a redução das doações de alimentos, pois, aprenderam a aproveitar cascas e sementes. 

O que significa eficácia?

Eficácia é quando você direciona seu foco e energia para cumprir metas e alcançar os objetivos propostos dentro do prazo. O foco da eficácia é exclusivamente entregar resultados, independentemente do orçamento. 

É o segundo dos três “Es” da Administração e, em uma empresa, a eficácia apresenta-se quando todos os membros de uma equipe conhecem o projeto, sabem o que todos devem fazer, agem e comunicam-se de maneira assertiva e são proativos.

Exemplo: A equipe agiu com muita eficácia, porque todos focaram seus esforços e agiram com proatividade para identificar erros, apontar e apresentar soluções para os problemas que poderiam surgir. 

O que significa efetividade?

Efetividade é a união da eficiência com eficácia. A efetividade quando você entrega um projeto dentro do prazo, com redução de custos, mas com resultados satisfatórios. É o último dos três “Es” da Administração. 

O foco da efetividade está em características como bom relacionamento interpessoal,  proatividade, liderança, sinergia, alinhamento de ideias, senso de responsabilidade e treinamento de pessoas. 

Exemplo: A equipe age com efetividade porque trabalha unida e com proatividade em todos os momentos. Por isso, sempre entrega o melhor resultado e o melhor, gastando menos. 

Resumindo

Eficiência

  • Fazer corretamente o que foi proposto;
  • Foco em custos, quanto menos gastar, melhor.

Eficácia

  • Fazer o que precisa ser feito;
  • Foco no resultado;
  • Cumprir metas.

Efetividade

  • Fazer o que deve ser feito de maneira correta;
  • Foco em características pessoais (proatividade, liderança, sinergia, etc).

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