← Mais dicas

Como ser jovem aprendiz no Senac? Como participar?

Por Sumaia Santana em 08/05/2021 09:51:12 | Profissões, Jovem Aprendiz, Senac

Descubra quais os requisitos para participar do processo seletivo, como ser um Jovem Aprendiz, como se cadastrar às vagas, a carga horária, e o que estudar para provas de Jovem Aprendiz do Senac.


Como ser jovem aprendiz no Senac? Como participar?
Como ser jovem aprendiz no Senac? Como participar?.

Saiba como ser jovem aprendiz no Senac, confira dicas para ter bom desempenho na prova e também quais são os direitos trabalhistas do jovem aprendiz previstos na Lei da Aprendizagem.

O que significa ser Jovem Aprendiz?

O Jovem Aprendiz é o programa destinado aos jovens de 14 a 24 anos, cujo objetivo é inseri-los no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, fornecer educação profissional. O limite de idade não se aplica aos candidatos portadores de deficiência. 

O aprendiz deve estar no ensino fundamental e médio, podendo trabalhar em empresas de médio e grande parte públicas e privadas e o mais comum das atividades desempenhadas pelo jovem aprendiz é na área administrativa, permitindo a conquista de experiência corporativa.

Lei da aprendizagem do Jovem Aprendiz

A Lei nº10.097/2000 regulamenta a aprendizagem. Essa lei diz que empresas de médio e grande porte podem ter de 5% a 15% de jovens aprendizes em seu quadro de funcionários.

O contrato de trabalho tem duração máxima de dois anos, os quais o aprendiz concilia o trabalho na empresa com curso de formação profissional numa entidade sem fins lucrativos, como o Senac.

O empregador também tem a obrigação de registrar a carteira de trabalho do jovem aprendiz, bem como cumprir as demais regras trabalhistas: salário mínimo vigente, vale-transporte, descanso remunerado, FGTS, 13º salário e férias (preferencialmente durante o recesso escolar).

Carga horária do Jovem Aprendiz do Senac

Em relação a carga horária, o aprendiz trabalha de 6 a 8 horas diárias.

Se o jovem estiver no ensino fundamental são seis horas e, se estiver no ensino médio, trabalha 8 horas. No caso da jornada de 8 horas, essas deverão ser a soma da atividade profissional com o curso profissionalizante. 

A jornada é sempre de segunda a sexta, sendo que dos cinco dias desempenhando obrigações na empresa, um dia é destinado exclusivamente ao curso que é feito presencialmente em horário determinado pela instituição de ensino. 

Ainda sobre o horário de trabalho, a lei da aprendizagem proíbe que o jovem trabalhador desempenhe suas funções das 22 às 5 da manhã, faça hora extra e compensação de horas.

Empresas que desobedecem qualquer diretriz da Lei nº10.097/2000 são multadas pelo Ministério do Trabalho.

Por que ser Jovem Aprendiz pelo Senac?

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi fundado em 1946 na cidade de São Paulo por força do decreto-lei nº8.621.

O Senac é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de preparar as pessoas para o mercado de trabalho por meio de cursos, principalmente nas áreas do comércio, serviços e turismo.

Presente em mais de 2 mil cidades brasileiras, muitas delas por meio do Senac Móvel, a instituição possui em seu portfólio cursos livres, técnicos e desde 1989 oferece cursos superiores.

A graduação é dividida em bacharelado e tecnologia e em pós-graduação (aperfeiçoamento, especialização, mestrado profissional e mestrado acadêmico). 

A instituição é respeitada pelos empregadores e, por isso, ser jovem aprendiz no Senac pode ser um excelente começo profissional.

Os cursos profissionalizantes da instituição fazem enorme diferença no currículo por oferecerem exatamente o que o mercado exige, isso em várias profissões.

Como se candidatar às vagas de Jovem Aprendiz no Senac SP?

Os requisitos são: idade de 14 a 24 anos (limite de idade não se aplica aos portadores de deficiência) e cursar ensino fundamental ou médio.

Confira o passo a passo para você se candidatar às vagas de Jovem Aprendiz no Senac em São Paulo.

1. Entre no site do Senac destinado à aprendizagem

Clique nesse link depois, vá para “Para você que procura uma oportunidade” e clique em “Quero ser um aprendiz”;

2. Você verá o título “Onde posso encontrar empresas contratantes?”

Você poderá clicar em “Acessar área exclusiva” para ser redirecionado a uma página de cadastro, clicar em “Oportunidades externas” e, por fim, clicar em “jovem aprendiz”.

A outra opção é clicar em “Acessar o TAQE”. O TAQE é um aplicativo gratuito para o candidato se conectar com empresas contratantes. 

3. Acessar o Banco de Talentos

O candidato ainda pode escolher acessar o “Banco de Talentos” do Senac. Na mesma página dos itens anteriores, basta clicar em “Acessar o Banco de Talentos” e seguir as orientações.

Obs: Para outras cidades, consulte no site da Instituição, a unidade Senac da sua região.

O que estudar para provas de Jovem Aprendiz no Senac?

Veja o que geralmente é abordado nos processos seletivos:

  • Língua Portuguesa: Ortografia, Acentuação, Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal, Pronomes, Emprego verbal, Interpretação verbal;
  • Matemática: Operações com números inteiros e racionais, Razão e proporção, Porcentagem, Equação de 1ºgrau, Sistema métrico e Raciocínio lógico;
  • História: Da descoberta até o processo de redemocratização do Brasil;
  • Geografia: Espaço geográfico, Cartografia, Hidrografia, Clima, Relevo, Vegetação do Brasil, Globalização.

Resolva simulados e questões de Jovem Aprendiz.

Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 08/05/2021 09:51:12
Redatora Web
Redatora freelancer com conhecimentos em SEO para produção de textos. Experiência na criação de artigos sobre concursos públicos, saúde física e mental, alimentação, autoconhecimento, seguros, locação de imóveis, construção/reforma e materiais de construção.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.