← Mais dicas

21 profissões para quem gosta de ler e escrever

Por Gabriela Castro em 07/06/2021 13:56:55 | Profissões, Produção Textual

Vamos separar esse post por categorias de profissões para quem gosta de ler e escrever. Em todas o conhecimento e a necessidade de leitura constantes estão presentes.


21 profissões para quem gosta de ler e escrever
21 profissões para quem gosta de ler e escrever.

Se você gosta de ler e busca por profissões para exercer, fizemos uma seleção com as 21 profissões para quem gosta de ler e escrever.

Todas as profissões que relacionamos, não estão diretamente ligadas a leitura, mas, sim com a necessidade de ler.

Nem todas trabalharam diretamente com escrita e leitura. Mas, em todas o conhecimento e a necessidade de leitura constantes estão presentes.

Então, descubra quais são as profissões ideais para quem gosta de ler e escrever!

Profissões para quem gosta de ler e escrever

Vamos separar esse post por categorias de profissões para quem gosta de ler e escrever. Inicialmente vamos falar sobre as profissões que envolver escrita e leitura diariamente na profissão.

Entretanto, em outro título vamos falar sobre algumas áreas acadêmicas.

1. Editor

A primeira profissão é a de editor, mas o que um editor faz?

O editor desenvolve funções desde a elaboração de cronogramas para a produção, desenvolve planilhas, relatórios, faz a revisão dos textos, além de inúmeras outras funções. O editor pode trabalhar em jornais, revista, TV e para sites da internet.

2. Escritor

O escritor além da habilidade com as palavras, precisa ter uma criatividade muito aguçada para desenvolver suas histórias! Além disso, o escritor pode ser um especialista em um assunto, que deseja compartilhar seu conhecimento através dos livros.

Entre as profissões para quem gosta de ler e escrever, a de escritor é uma das mais conhecidas.

Mas, não é apenas escrevendo livros que um escritor pode ganhar a vida! Um bom escritor para escrever peças teatrais, novelas, filmes, textos para jornais, revistas e blogs.

3. Copywriter

A profissão de Copywriter é recente, por isso, pouco conhecida. Mas, essa profissão é bem parecida com a do escritor. Entretanto, o Copywriter tem como foco escrever textos voltados para a publicidade ou para o marketing.  

Basicamente o que um Copywriter escreve é destinado para aumentar o reconhecimento de uma marca ou para vender um produto.

Sendo assim, você precisa conhecer técnicas de convencimento para venda. Conhecidas como gatinhos mentais. Além de ter uma boa técnica de persuasão.

4. Jornalista

A profissão de jornalista está entre uma das mais desejadas entre as profissões para quem gosta de ler e escrever. Um bom jornalista além de dominar a escrita, precisar ter uma curiosidade aguçada.

Já que ele terá que investigar e apurar fatos, para que ele possa escrever seu artigo, seja para jornais ou revistas. Aliás, muitas vezes o jornalista não apenas escreve, mas também apresenta seu conteúdo em mídias televisivas.

5. Roteirista

O roteirista é aquele que adapta ou cria histórias para uma produção audiovisual. As produções podem ser novelas, peças de teatros, séries, filmes ou documentários.

Dependendo da obra que será criada, o roteirista trabalha em todas as fases da produção.

6. Tradutor

O tradutor além de gostar de ler e escrever, precisa ter um domínio linguístico de pelo menos dois idiomas. Já que ele irá trabalhar traduzindo, seja, áudios ou escritas para determinados idiomas.

7. Poeta

Assim como um escritor, o poeta basicamente escreve. Entretanto, além de criar histórias, o poema deve conter rimas e versos. E principalmente deve fazer com que o leitor sinta a emoção que o poeta desejou transmitir.

Profissionais liberais, profissões para quem gosta de ler e escrever

Os profissionais liberais são profissionais que possuem um registro em um conselho ou classe, entre uma das mais conhecidas estão a OAB e o CRM. Conheça algumas profissões que precisam de constante leitura e escrita.

8. Advogados e bacharéis em Direito

Se um dia você sonha em se tornar um bom advogado, saiba que a leitura fará parte constante da sua rotina. O que faz um Advogado, quanto ganha e o que estudar?

Desde a formação, o advogado deverá ter a leitura como ferramenta prioritária no processo de aprendizagem. Afinal, são diversos livros de leis que ele precisará consumir para desenvolver sua aptidão.

E mesmo durante o exercício da profissão, a leitura de processos, leis e relatórios, serão quase que diárias! Então, nessa profissão ler e escreve será essencial.

9. Médicos

Ser médico é umas das profissões para quem gosta de ler e escrever que mais exige atualizações.

Por isso, para ser médico, amar a leitura é essencial para se manter atualizado. Sem falar, nas diversas descobertas cientificas que precisam documentar.

10. Bibliotecário

Um bibliotecário é um profissional liberal que tem como principal função tratar a informação descritas nas fichas dos livros de uma forma que o usuário final entenda. Além disso, ele precisa planejar os serviços de uma biblioteca, documentar o acervo e fazer serviços administrativos dentro de uma biblioteca.

11. Artes e propaganda

Não pense que a leitura é essencial apenas para profissões acadêmicas. Muitas profissões na área da propaganda e das artes, exigem que o candidato goste de ler e escrever.

12. Ator

A profissão de ator, por exemplo, está entre as profissões para quem gosta de ler e escrever. Isso porque, diariamente o ator precisa ler os roteiros e as informações relacionadas a seus personagens!

13. Cinema e audiovisual

Dentro da área de cinema e audiovisual a leitura e a escrita são essenciais. Já que roteiros e matérias fazem parte da rotina desses profissionais.

14. Produtor editorial

O profissional que trabalha com a produção editorial, tem como função criar publicações atraentes! Sendo assim, é preciso ter um conhecimento substancial em técnicas de produção de texto.

15. Profissionais de Marketing

No ramo de marketing é essencial ter domino da escrita e da leitura para criar estratégias para melhorar o posicionamento de uma marca no mercado! A escrita e a leitura são essenciais para a produção dos conteúdos exigidas dentro da profissão.

Profissões para quem gosta de ler e escrever, acadêmicas

Por fim, vamos falar de algumas profissões para quem gosta de ler e escrever que são desenvolvidas dentro do âmbito acadêmico.

Lembrando que de um modo geral a maior parte das profissões acadêmicas exigem muita leitura do profissional. Sendo assim, vamos citar apenas algumas.

16. Ciências sociais

A pessoa que se formar dentro da área de Ciências Sociais, terá como função estudar e analisar os costumes e hábitos de diversos grupos sociais.

Além de comandar pesquisas em áreas como sociologia, antropologia e ciências políticas. Sendo assim, para adquirir todo esse conhecimento a leitura será uma parceira de profissão.

Assim como a escrita, para todos os relatórios que serão necessários para registro das descobertas.

17. Filósofo

Parecido com a área anterior, o filósofo irá estudar as questões fundamentais que envolvem a existência humana! Assim a leitura será essencial!

18. Historiador

Um bom historiador terá que estudar e escrever sobre a história, seja de um grupo específico ou sobre um acontecimento. Então, ler e escrever fará parte da rotina diária desse profissional.

19. Professores de todas as disciplinas

Independente de qual disciplina escolher, todos os professores precisam exercer a leitura e a escrita diariamente! O que faz o Professor de Educação Básica I e II?

20. Sociólogos

Bem-parecidos com um historiador ou um filósofo, os sociólogos têm como função estudar a sociedade e suas interações. Seja na cultura do dia a dia ou como se comporta na sociedade.

21. Bacharel ou licenciado em Letras

Essa é uma das profissões para quem gosta de ler e escrever, que é sempre lembrada em primeiro lugar.

Quem se forma nessa área tem várias possibilidades de carreira a seguir. Entre elas podemos citar, tradutor, pesquisador, professor, entre outras.

Bom aqui estão as 20 profissões para quem gosta de ler e escrever mais comuns. E aí qual é a sua favorita? 

Foto de perfil Gabriela Castro
Por Gabriela Castro em 07/06/2021 13:56:55
Redatora Web
Redatora freelancer de blog, sites, e-book, e-mail marketing, entre outros. Criadora de conteúdo para Redes Sociais.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!