← Mais dicas

Os 5 pontos principais que embasam as ideias calvinistas

Diante desse fundamento, a doutrina Calvinista possui Cincos Pontos principais que embasam suas ideias. Vamos ver.

O Calvinismo é um movimento religioso protestante fundado pelo francês João Calvino, este surgirá a partir das transformações da Reforma Protestante realizadas por Martinho Lutero no século XVI.

Como surgiu o Calvinismo?

As reformas protestantes implementadas por Martinho Lutero influenciaram diversos seguidores que desenvolveram movimentos protestantes em outros países da Europa.

Isso foi o caso da Suíça, que em 1499 após o seu desmembramento do Império-Germânico passou a receber as ideias Luteranas difundidas por um dos seus seguidores, o padre Ulrico Zuínglio.

As ideias do zwinglianismo possibilitaram a ocorrência de inúmeras críticas à política do vigente.

A partir disso, houve a emergência das ideias de João Calvino. Este, natural da França, se converteu aos dogmas da Reforma Protestante aproximadamente entre 1532 e 1536.

Após ser perseguido na França fugiu para a Suiça em Genebra, com a finalidade de pregar a doutrina de Lutero. Em Genebra ele contribuiu para a execução de grandes mudanças na Igreja, e inclusive na política auxiliando na elaboração de leis.

Este transformou Genebra em um dos centros fundamentais da religião protestante na Europa. O calvinismo se desenvolveu em diversos locais da Europa, mas recebeu diferentes nomeações em cada região.

Por exemplo, na França foi chamado de Huguenotes, na Inglaterra foi chamado de Puritanos e na Escócia foi conhecido como Presbiterianos.

João Calvino
João Calvino.

Principais doutrinas dos Calvinistas

O principal dogma do Calvinismo é a defesa de que Deus esta a cima de tudo e no controle de tudo, ou seja, tudo ocorre a partir da sua vontade.

Calvino valorizava o trabalho como um talento divino, assim como as conquistas consequentes dele uma vontade de Deus. Nessa perspectiva, muitos estudiosos estabeleceram distintas relações entre o Calvinismo e o sistema capitalista.

Diante desse fundamento, a doutrina Calvinista possui Cincos Pontos principais que embasam suas ideias.

Estes pontos foram elaboradas entre 1618 e 1619 no Sínodo de Dort que ocorreu na Holanda e deu origem ao acróstico chamado TULIP.

Os 5 pontos principais que embasam as ideias calvinistas:

1. T de Total Depravity (depravação total)

É a ideia de que todo ser humano está contaminado pelo pecado e devido a isso todo são escravos do pecado. Nesse seguimento, o Calvinismo defende que o pecado perpassa toda a humanidade e é impossível anular este mau.

2. U de Unconditional Election (Eleição Incondicional)

Defende o argumento de que o destino de cada um já esta traçado pela vontade de Deus, nesse sentido, é Deus quem decide quem receberá a salvação divina.

3. L de Limited Atonement (Expiação Limitada)

É a crença de que a morte de Jesus foi um sacrifício em nome da salvação daqueles que gostariam de serem salvos, contudo, somente os escolhidos recebem esta salvação.

4. I de Irresistible Grace (Graça Irresistível)

É a crença de que quem foi selecionado pela vontade divina será salvo, isto é uma graça de Deus que corresponde à conversão.

5. P de Perseverance of the Saints (Perseverança dos Santos).

Defesa de que todos devem persistir na salvação, nesse entendimento, aqueles que foram predestinados à salvação por decisão de Deus devem acreditar na fé até o fim, pois é isso que mantêm a sua salvação e não a sua vontade pessoal.

Resolver simulados Resolver questões Baixar provas

Foto de perfil Maíra Pires
Por Maíra Pires em 10/04/2022 08:37:55
Professora de História
Graduada em História, habilitada para Licenciatura e Bacharelado, (UDESC) e Mestre em História (UDESC). Cursando Doutorado em História (PUC-SP).

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.