← Mais dicas

7 dicas para resolver questões objetivas da prova do Enem 2021

Por Sumaia Santana em 21/07/2021 11:13:05 | Como Passar, Enem, Questões Objetivas

Confira 7 dicas para responder questões objetivas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021. Veja também os assuntos que podem ser abordados na prova.


O Enem sempre é composto por 180 questões objetivas
O Enem sempre é composto por 180 questões objetivas.

As questões objetivas são aquelas com opções de respostas. Elas são muito comuns nos concursos públicos, vestibulares e no Enem que será nos dias 21 e 28 de novembro.

Pensando nisso, trouxemos 7 dicas para resolver questões objetivas do Enem para ajudar na sua preparação.

Entenda o que são questões objetivas

As perguntas objetivas trazem alternativas e somente uma é certa. Elas podem ser de múltipla escolha, ou então, no esquema de certo ou errado, como as questões dessa banca.

As questões de múltipla escolha geralmente possuem quatro ou cinco opções e estão presentes na maioria dos concursos e vestibulares. 

Já as perguntas objetivas do tipo certo ou errado são comuns nas provas dos concursos organizados pelo Cebraspe.

Nesse tipo de pergunta, todas as alternativas podem estar certas, todas podem estar erradas, entre outros tipos de combinações.

7 dicas para acertar questões objetivas do ENEM

Você que está se preparando para o Enem 2021 precisa conhecer nossas 7 dicas para acertar questões objetivas. Confira!

1. Ler atentamente a pergunta

Isso parece óbvio, mas muitos candidatos erram porque não leem os enunciados com atenção. E é preciso ler toda a pergunta, porque pode acontecer de você ler o começo do enunciado e deixar a última frase passar em branco, e assim, não captar o que foi pedido.

Leia a pergunta e também as alternativas para não cair em nenhuma pegadinha. E, se houver texto, gráficos ou tabelas, dê atenção a esses elementos.

2. Foco nas expressões e palavras-chave

Lembra que falamos de ler os enunciados até o fim, sem se esquecer da última frase? Isso porque a última frase costuma ter expressões e palavras-chave importantes para a compreensão da proposta e, podem até mesmo conter a resposta. Por isso, sublinhe as expressões importantes. 

3. Cuidado com palavras que confundem

Do mesmo jeito que existem palavras-chave no enunciado, algumas palavras são inseridas com o objetivo de confundir o candidato. Os termos “sempre”, “nunca”, “ninguém” e “todos” podem estar nas alternativas erradas e podem levar o estudante a erro, caso ele não leia a pergunta com muita atenção.  

4. Cuidado com a alternativa “todas/nenhuma das alternativas”

Você pode se deparar com a famosa alternativa “todas/nenhuma das alternativas” e variações. Essa dica relaciona-se muito com a anterior, isso porque as palavras “todas” e “nenhuma” são muito chamativas e podem confundir quem não está afiado no quesito interpretação de texto.

5. Separar o que parecer absurdo

As questões das provas do Enem possuem cinco alternativas de resposta. Dessas, sempre tem umas duas que são totalmente desconectadas com o assunto. Aqui, a gente sugere a você separar o “joio do trigo”! Veja o que parece absurdo e faça um X ou qualquer outro símbolo que indica que você as descartou. Feito isso, volte nas que sobraram e analise com cuidado.

6. Ler primeiro o enunciado de perguntas com textos longos

Algumas questões são baseadas em textos muitos longos, tão longos que chegam a ocupar boa parte da folha. Caso você se depare com essa situação, leia o enunciado primeiro para entender o que é pedido. Fazendo isso, pode ser que você já encontre a resposta.

7. Fazer provas antigas

A melhor forma de atestar a eficiência das dicas anteriores é colocá-las em prática. Você pode fazer isso fazendo provas antigas e simulados do Enem. Com isso, você também vê o quanto está preparado, cronometra o tempo, além de se preparar física e psicologicamente. 

O que vai cair na prova do Enem 2021?

Agora que você já sabe como resolver as questões objetivas, fique por dentro do possível conteúdo programático do Exame Nacional do Ensino Médio:

O Enem sempre é composto por 180 questões objetivas, 45 em cada uma das quatro áreas do conhecimento, confira:

Linguagens, Códigos e Tecnologias

  • Língua Portuguesa: Interpretação textual, Gêneros textuais, Análise de discurso, Estrutura e formação das palavras, Figuras de linguagem, Pontuação, Morfologia, Sintaxe, Semântica;
  • Literatura: Origens do Realismo e Realismo Machadiano, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Naturalismo, Modernismo e Pré-Modernismo, Parnasianismo e Simbolismo, Literatura contemporânea, Obras literárias clássicas brasileiras;
  • Artes: Arte contemporânea, Arte nos séculos XV e XVI, Relações entre os vários tipos de arte;
  • Tecnologias da Informação e Comunicação: Influência da mídia na relação com o corpo;
  • Educação Física: Esporte e espetáculo, Cuidados com o corpo.

Linguagens e Códigos e suas Tecnologias - Questões do Enem com Gabarito.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

  • História Geral: Baixa Idade Média, Grécia e Roma, Revolução Industrial, Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana, Imperialismo, Primeira e Segunda Guerra, Guerra Fria, Sistemas totalitários na Europa do século XX;
  • História do Brasil: 1º e 2º Reinado no Brasil, Sistema e economia colonial, Regime militar, Governos pós-regime militar, Era Vargas, República Velha;
  • Geografia: Questões ambientais e mudanças climáticas, Origem e conceito de sustentabilidade, Urbanização, Cartografia, Ordem mundial e conflitos, Economia agro-exportadora do Brasil, Indústria e industrialização no Brasil, Hidrografia, Problemas urbanos;
  • Filosofia: Aristóteles e escola helenística, Escola sofística, Sócrates e Platão, Filosofia contemporânea, Escola de Frankfurt, Filosofia Medieval;
  • Sociologia: Sociologia contemporânea, Economia e sociedade, Cidadania.

Ciências Humanas e suas Tecnologias - Questões do Enem com Gabarito.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

  • Química: Ligações químicas, Unidades de concentração, Radioatividade, Cadeias carbônicas, Soluções, Oxidação, Eletroquímica, Compostos orgânicos, Reações orgânicas;
  • Física: Ondas, Eletricidade, Hidrostática, Óptica, Mecânica, Acústica, Calorimetria, Refração e lentes, Cinemática vetorial, Forças magnéticas, indução e fluxo, Instrumentos ópticos e óptica da visão;
  • Biologia: DNA e RNA, Genética e mutações, Imunização, Ecologia e sustentabilidade, Ciclos do carbono, do nitrogênio e da água, Proteínas e enzimas, Bioma.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Questões do Enem com Gabarito.

Matemática e suas Tecnologias

  • Grandezas proporcionais e médias algébricas;
  • Funções;
  • Noções básicas de Estatística;
  • Probabilidade;
  • Análise combinatória;
  •  Áreas de figuras planas e polígonos;
  • Circunferências;
  • Função de 2º grau e inequações;
  • Aritmética;
  • Cilindros;
  • Funções trigonométricas (seno e cosseno);
  • Geometria espacial;
  • Logaritmos;
  • Retas;
  • Potenciação e conjuntos numéricos.

Matemática - Questões do Enem com Gabarito.

Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 21/07/2021 11:13:05
Redatora Web
Redatora freelancer com conhecimentos em SEO para produção de textos. Experiência na criação de artigos sobre concursos públicos, saúde física e mental, alimentação, autoconhecimento, seguros, locação de imóveis, construção/reforma e materiais de construção.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!