Escrivão de Polícia PC-SP 2018

Assunto: Polícia Civil SP | Comentários: 198 | Visitas: 21.278 Atualizado em 04/12/2018

    Marcos ruas pineda
    Iniciado por marcospineda em 21/05/2018 às 17:26:51
    Fórum criado para acompanhar as fases do concurso de Escrivão de Polícia 2018 PC-SP, trocar ideias e conhecimentos sobre o edital e a carreira de escrivão.

Simulados (32) Questões (243) Provas (8)

Comentários fórum: Escrivão de Polícia PC-SP 2018

    Magno Elpidio
    Por magno54 em 04/09/2018 às 11:27:29

    1. Conjugue o verbo FALIR no presente do indicativo e no pretérito imperfeito do subjuntivo;
    O verbo falir é um verbo defectivo, não sendo conjugado em todos os tempos e pessoas. No presente do indicativo é conjugado apenas no nós e no vós. Não é conjugado no presente do subjuntivo. No imperativo afirmativo é conjugado apenas no vós. Não é conjugado no imperativo negativo.
    Presente Indicativo
    --
    --
    --
    Nós falimos
    Vós falis
    --

    Pretérito Imperfeito Subjuntivo
    se eu falisse
    se tu falisses
    se ele falisse
    se nós falíssemos
    se vós falísseis
    se eles falissem

    2. Definir controle social FORMAL e INFORMAL;
    O controle social compreende o conjunto de instituições, estratégias e sanções (legais e/ou sociais), cuja função é promover e garantir a submissão do indivíduo aos modelos e normas sociais.
    O controle social pode ser formal ou informal. Eles diferem entre si por conta do “modus operandi” e das sanções por eles preconizadas. Estas últimas, quando decorrentes do controle social formal, são sempre negativas e, frequentemente, também, estigmatizantes.
    Quando o controle social é realizado por meio de normas legais, ele é tido por controle social formal como é o caso da polícia, do MP ou da administração penitenciária. No informal, de outro lado, o controle é realizado por intermédio de outras formas, ou seja, não há aplicação de normas legais para concretizar o controle social, pois outros mecanismos como educação, escola, medicina, trabalho, igreja e mídia, atuam na manutenção e regulação das relações sociais.

    3. Explique se o crime PRETERDOLOSO é julgado pelo Tribunal do Júri;
    Crimes Preterdolosos (CP art. 19) NÃO são julgados pelo tribunal do júri pois trata-se de espécie de crime agravado pelo resultado, no qual o agente pratica uma conduta anterior dolosa, e desta decorre um resultado posterior culposo. Há dolo no fato antecedente e culpa no consequente.
    No crime preterdoloso o agente não queria o resultado que se produziu, mas com sua conduta, assumiu o risco de produzí-lo.

    4. Qual o ato administrativo em espécie para a aquisição de arma de fogo para defesa pessoal?
    Trata-se da AUTORIZAÇÃO. 1. A autorização para o porte de arma é ato discricionário da Administração, revestido de precariedade, pelo que inexiste direito subjetivo à referida autorização. 2. A discricionariedade do administrador é delimitada pela Lei 10.826/03, que impõe uma série de requisitos para concessão do porte de arma diante da periculosidade do uso de tais objetos, bem como do risco que traz à segurança pública. 3. A teor do art. 4º, I, da Lei 10.826/03, a autorização não será concedida ao interessado que estiver respondendo a processo criminal, norma que se faz razoável, uma vez que no confronto entre o princípio da presunção de inocência e o direito à segurança da coletividade deve este último prevalecer, mormente se considerado o risco que advém do porte da arma de fogo.

    5. Qual a finalidade do HTTPS?
    HTTPS é a sigla em inglês de Hyper Text Transfer Protocol Secure, que em português significa “Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro”.
    Atualmente, esta é a versão mais segura do protocolo de transferência de dados entre redes de computadores na internet, pois faz a encriptação dos dados fornecidos, requer a autenticação dos servidores, entre outras ferramentas que garantam a segurança dos dados enviados e recebidos pelo usuário.
    O HTTPS é a combinação dos protocolos HTTP e SSL (Secure Sockets Layers, em inglês).

    Lucas Andraus
    Por lucasand em 04/09/2018 às 15:20:58

    Olá, boa tarde!

    Resolvi compartilhar com vocês minhas respostas na prova de escrivão. Ao final de cada questão, comentarei aquilo que tenho certeza que errei, bem como uma possível pontuação. Peço apenas que os usuários mantenham o respeito e, se possível, também postem suas respostas, caso se lembrem.


    1) Verbo Falir

    RESPOSTA: Como elencado pela questão, os verbos defectivos, como regra, não apresentam todas as formas verbais, como no caso do verbo "falir" conjugado no presente do indicativo: tu falis, ele fali, nós falimos, vós falis, eles falem.
    No entanto, isso nem sempre acontece, como no caso do próprio verbo "falir", ao ser conjugado no pretérito imperfeito do subjuntivo: se eu falisse, se tu falísses, se ele falisse, se nós falíssemos, se vós falísseis, e eles falissem.

    ERROS: Certamente, errei algumas conjugações referentes ao presente do indicativo, vez que certas figuras são inexistentes.

    PONTUAÇÃO: Devo pontuar entre 10 e 15.


    2) Controle formal e controle informal

    RESPOSTA: Controle social formal é aquele realizado pelas forças públicas estatais, através das agências policiais e judiciais. Por sua vez, controle social informal é aquele realizado pela familia, pela comunidade, pelo ambiente religioso, pelo clubes recreativos etc.
    Em que pese sejam institutos distintos, ambos podem se relacionar. Isso porque, nas grandes cidades, é possível se observar uma perda dos vínculos informais, haja vista a desorganização social provocada pelo crescimento urbano, fator este que acaba
    por gerar uma hipertrofia e consequente colapso do controle formal.

    ERROS: A princípio, não verifico grandes erros passíveis de desconto

    PONTUAÇÃO: Devo pontuar 20


    3) Homicídio preterdoloso

    RESPOSTA: Inicialmente, convém salientar que crimes preterdolosos são aqueles agravados pelo resultado, em que o agente pratica uma conduta inicialmente dolosa, mas que produz um resultado culposo além do pretendido, como no caso da lesão corporal seguida de morte, elencada no artigo 129, §3º, do CP.
    Logo, no homicídio preterdoloso, o resultado morte é culposo, e não doloso, não sendo, portanto, um crime doloso contra a vida.
    Em virtude disso, não será de competência do Tribunal do Júri, vez que o referido tribunal, salvo em caso de conexão, só julga crimes dolosos contra a vida, conforme artigo 5º, inciso XXXVIII, alínea "d", da CF.

    ERROS: A princípio, não verifico grandes erros passíveis de desconto

    PONTUAÇÃO: Devo pontuar 20


    4) Ato admnistrativo em espécie concedido em favor do particular que deseja portar arma para defesa pessoal

    RESPOSTA: Conforme o artigo 10, da Lei 10826, bem como o artigo 22, do Decreto 5.123, o ato administrativo que será concedido, caso o particular preencha os requisitos exigidos pela lei, será o "Porte de Arma de fogo", o qual dependerá de autorização por parte da polícia federal, estando plenamente vinculado ao prévio registro da arma, bem como ao cadastro no SINARM.

    ERROS: A questão não foi clara o suficiente, não sendo possível compreender se ela desejava do candidato o nome do ato em si ou a sua espécie. Em virtude disso, tentei mesclar as duas respostas, a fim de evitar maiores problemas.

    PONTUAÇÃO: Devo pontuar entre 10 e 20.


    5) Finalidade do Protocolo HTTPS

    RESPOSTA: Tal protocolo tem por finalidade introduzir o endereço eletrônico que será posteriormente redigido em campo próprio, designando sítios virtuais de natureza especial, como aqueles de característica pública ou estatal.

    ERROS: Não estudei informática. Tentei faer a resposta mais genérica possível para não perder a questão.

    PONTUAÇÃO: Dependendo da boa vontade do examinador, devo pontuar entre 5 e 10.


    RENATO DE GODOY
    Por renatogodoy85 em 05/09/2018 às 16:23:27

    opa, legal, vamos fazer esse grupo.

    Marcus Vinícius
    Por marcusmateus em 06/09/2018 às 20:21:28

    Pessoal, alguém sabe a previsão da divulgação do resultado da prova escrita?

    Marcus Vinícius
    Por marcusmateus em 06/09/2018 às 20:22:50

    Vai rolar de mais fazermos um grupo!!!

    Maria Silva
    Por sudestada em 19/09/2018 às 19:39:30

    Boa noite, pessoas.

    Algum de vocês sabe alguma novidade quanto ao resultado da segunda fase? Alguém sabe se a informação dada pela Concurseira Real sobre as notas serem divulgadas na Acadepol é verídica?

    A ansiedade está acabando comigo hehe.

    Bersek Santos
    Por berseksantos em 28/09/2018 às 20:20:13

    Boa noite
    Alguém tem ideia do que seria a identificação da prova escrita a convite da presidente do concurso que consta no site da Polícia? Obg

    Magno Elpidio
    Por magno54 em 28/09/2018 às 21:52:48

    ESCRIVÃO; CONVITE PARA PARTICIPAR DA IDENTIFICAÇÃO DA PROVA ESCRITA!
    https://youtu.be/RPktMfpB_70

    Fro op
    Por projop em 04/10/2018 às 10:45:53

    Bom dia pessoal, gostaria de saber se alguém que já teve acesso a lista com as notas da 2 fase e poderia divulgar as notas dos candidatos. Não sou de São Paulo e estou muito ansioso, se alguém pudesse fazer essa gentileza.

    Helder Sansel de Souza Silva
    Por hsansel em 04/10/2018 às 11:06:28

    Alguém poderia me colocar no grupo do whatts?


    Helder Sansel de Souza Silva
    Por hsansel em 04/10/2018 às 11:06:58

    Tem previsão de quando será divulgado resultado?

    Fro op
    Por projop em 04/10/2018 às 11:45:15

    hsansel acredito que demore uns 2 dias pra ser divulgado no site da Vunesp

    Helder Sansel de Souza Silva
    Por hsansel em 04/10/2018 às 11:52:16

    projop, tu conseguiu ver pro algum outro site?

    Fro op
    Por projop em 04/10/2018 às 11:58:39

    Não vi, mas acredito que vai ser divulgado em dois dias no site. Só que hoje, para quem compareceu presencialmente, foram divulgadas as notas da subjetiva.

    leonardo augusto
    Por leorallph25 em 04/10/2018 às 12:04:21

    Alguém aqui foi fazer a identificação?

    Helder Sansel de Souza Silva
    Por hsansel em 04/10/2018 às 17:08:47

    Projop e Leorallph25, será que vai ser muito disputada a vaga nesta segunda fase? Será que quem passou da nota de corte vai estar dentro?

    Luciana C. C. Franco
    Por lucianaccfranco em 04/10/2018 às 18:46:16

    Eu fui na identificação das provas. Cheguei tarde, às 13h20; saí às 15hs, quando divulgaram minha nota, mas ainda faltava bastante gente. Era aleatória a divulgação. Pelo que percebi, uma galera boa "bombou". Acredito que quem passou da "raspa do tacho", que nem eu, ainda está dentro. kkkk

    Fro op
    Por projop em 04/10/2018 às 19:23:07

    Boa noite, Luciana, no geral, o que você achou notas? Muitas notas boas, medianas ou ruins? Você percebeu que a banca foi rígida ou não na correção?

    leonardo augusto
    Por leorallph25 em 05/10/2018 às 08:55:07

    Você têm alguma informação sobre quando e onde serão divulgadas as notas?

    Victor Kroning Correa
    Por vicorrea em 05/10/2018 às 17:00:20

    Devo ter bombado. Só to achando que se forem rigorosos não vão conseguir preencher as 800 vagas.

    Helder Sansel de Souza Silva
    Por hsansel em 05/10/2018 às 17:36:38

    Vicorrea, vamos torcer para que os examinadores não tenham sido rigorosos. Alguém que foi na identificação das provas poderia dizer se o critério de correção foi rigoroso ou não?
    Vicorrea, vamos torcer para que os examinadores não tenham sido rigorosos. Alguém que foi na identificação das provas poderia dizer se o critério de correção foi rigoroso ou não?

    Helder Sansel de Souza Silva
    Por hsansel em 05/10/2018 às 17:37:49

    Será que o edital com o resultado ainda sai neste final de semana?

    Victor Kroning Correa
    Por vicorrea em 05/10/2018 às 17:41:19

    Sai no DO, só dia de semana.

    Luciana C. C. Franco
    Por lucianaccfranco em 06/10/2018 às 00:34:18

    Se não me engano, praticamente todos os aprovados do último edital foram chamados. Vi gente com média de 59 pontos (nas 3 fases) sendo nomeado. A diferença é que os primeiros colocados farão primeiro a Acadepol, pois a PC tem um limite de alunos por turma.
    Vamos pensar, desses 1400 convocados, 10% já não compareceram pra fazer a prova escrita, uns 15 % foram reprovados agora, outros 15% não passarão na investigação social ou nos exames médicos,... enfim. Quem não zerar tá com o pé lá dentro.
    Claro que o ideal é buscar pontuar ao máximo, mas, na fase oral, se vc ficar ansioso demais por nota, isso pode te abater logo na primeira pergunta. Só depende de vc agora. Estude e faça seu melhor que a vaga tá garantida. Boa sorte a todos!

    Luciana C. C. Franco
    Por lucianaccfranco em 06/10/2018 às 00:53:54

    Quanto aos questionamentos do rigor da prova, eu cheguei bem depois do início da identificação, só divulgavam as notas. Não sei se houve uma apresentação na abertura dizendo os critérios. Minha impressão é que foram bem coerentes na correção, tirei uma nota acima do que eu esperava. O pessoal ficou numa média de 60 e 75 pontos (dos que vi). Mas teve uma pequena parte reprovada (destes, muitos ficaram ali na trave: 45 a 49 pontos). Ninguém que estava lá na identificação de provas me pareceu sair insatisfeito com a nota.

    Victor Kroning Correa
    Por vicorrea em 06/10/2018 às 01:34:59

    Acha que eles fizeram como no ensino médio de considerar algo certo que tu colocou na questão? Haha

    Fui um dos que dancei na do preterdoloso. Coloquei o conceito certinho e o artigo do cp, mas lá viajei na maionese e disse que ia pra júri.

    Fro op
    Por projop em 06/10/2018 às 10:22:34

    Saiu o resultado no Caderno Executivo 1, na data de hoje (06/10), a partir da página 208.

    leonardo augusto
    Por leorallph25 em 06/10/2018 às 11:43:25

    Aeeeeeee, fiquei em 10

    leonardo augusto
    Glauco de Andrade Costa
    Por hoho em 12/10/2018 às 20:00:38

    Link para facilitar :

    https://www.imprensaoficial.com.br/DO/BuscaDO2001Documento_11_4.aspx?link=/2018/executivo%2520secao%2520i/outubro/06/pag_0030_5ddfcd0e9c4c7de32e6f158c925e2f7b.pdf&pagina=30&data=06/10/2018&caderno=Executivo%20I&paginaordenacao=100030

    Alterar a página no canto inferior esquerdo para 208

    Thiago de Almeida Tavares
    Por foxt em 16/10/2018 às 23:03:23

    Boa noite! Alguém já recebeu a visita da I.S?

    Jofran Palmeira de Oliveira
    Por jofran10 em 29/10/2018 às 11:00:41

    Olá. Mudei de endereço. Atualizei na Vunesp. Queria saber se é o suficiente ou se precisa alterar na Acadepol também..
    Obrigado pela ajuda!

    Thiago de Almeida Tavares
    Por foxt em 05/11/2018 às 11:42:10

    @jofran10 atualize principalmente na Acadepol pois será ela a responsável pelas demais fases, inclusive a visita da Investigação Social.

    matheus tiburcio
    Por tibmat em 06/11/2018 às 09:24:11

    vcs falam atualizar cadastro no site da pcsp?
    alguém pode passar o link por favor
    agdç desde já

    Luis Gustavo
    Por gustavospectra em 06/11/2018 às 10:25:11

    Bom dia.
    Link da consulta no site da Polícia Civil: https://www.policiacivil.sp.gov.br/portal/faces/pages_home/concurso

    Carolina Longuim de Souza
    Por carollonguins em 20/11/2018 às 09:24:03

    Vocês acham que a fase oral ainda acontece esse ano??

    Magno Elpidio
    Por magno54 em 04/12/2018 às 21:53:26

    prezados, boa noite! alguém saberia informar se já foi divulgado a composição da banca da prova oral? Se sim, poderiam me passar o link da publicação. Agradeço desde já.

Comentar em "Escrivão de Polícia PC-SP 2018"

Para comentar neste fórum é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!