Enem 2019: Você sabe o que levar no dia da prova?

Após mudanças, as provas do Enem agora acontecem em dois domingos consecutivos. Você sabe o que pode ou não levar para os locais de prova? Confira!

Publicado por Dinake Núbia em 29/10/2019 às 07:57:36

A primeira etapa das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 acontece no próximo domingo (3/11) e ,para não se perder, fique ligado no que deve e pode ou não levar para os locais de prova. 

No dia da realização é obrigatória a apresentação de documento oficial de identificação com foto. São considerados válidos:

  • Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; 
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997; 
  • Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277 de 5 de fevereiro de 2018; 
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; 
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997; 
  • Certificado de Dispensa de Incorporação; 
  • Certificado de Reservista; 
  • Passaporte; 
  • Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  • Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

O que não é permitido no Enem 2019

Com rigoroso sistema de revista, o Instituto Nacional de Pesquisa Educacionais (Inep) instituiu alguns objetos que não são permitidos durante a realização das provas, sendo eles:

Porta objetos, lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, como: wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar, relógio, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.  

Além disso, também não são permitidos alguns adereços, como: óculos escuros e artigos de chapelaria, como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. 

Segunda etapa do Enem 2019

A segunda etapa o Enem 2019 acontece no dia 10 de novembro, data que serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, tendo 5h de duração. 

No segundo dia também é necessário a apresentação do documento oficial com foto e todas as restrições também serão válidas. 

Conforme o edital, não é necessário apresentar o cartão de confirmação nos dias das provas, porém ele pode facilitar o acesso dos candidatos às informações.

Dia das provas

Nos dois domingos consecutivos, os portões serão abertos pontualmente às 12h, com fechamento às 13h, conforme horário oficial de Brasília. 

A prova terá início às 13h30. No primeiro dia, os candidatos terão 5h30 para finalizar a prova, já no segundo, serão 5h. 

Serão testados conhecimentos nas áreas de Linguagens; Códigos e suas Tecnologias; Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. 

Ao todo, mais de 5 milhões de inscrições foram confirmadas nesta edição do Enem 2019. 

Resolva agora: Questões do Enem Online

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.