Prova do ENEM 2019: Consulte o Cartão de Confirmação!

Mais de 1 milhão de alunos ainda não acessaram o Cartão de Confirmação para ver o local da prova. Primeiro dia do Exame acontece no próximo domingo em todo Brasil com mais de 5 milhões de inscritos.

Publicado por Rafael Thomas em 29/10/2019 às 15:38:09

A primeira prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece neste domingo dia 3 de novembro e cerca de 1,2 milhão de inscritos ainda não sabe onde farão a prova. Consulte aqui o cartão de confirmação!

Segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), isto se dá porque esses alunos ainda não acessaram o Cartão de Confirmação que está disponível na página do Participante e no aplicativo do Enem que pode ser baixado no Google Play e na Apple Store.

O ENEM 2019 teve cerca de 5,1 milhões inscritos para o exame de 2019 e mais de 76% dos participantes, uma média de 3,9 milhões,  já acessaram alguma das plataformas. O cartão está à disposição do candidato desde ontem, 28 de outubro.

Além do local de prova, os canais também disponibilizam para os participantes o número da sala, a opção de língua estrangeira escolhida no ato da inscrição e o tipo de atendimento específico e especializado com recursos de acessibilidade, para os que solicitaram e tiveram seus pedidos julgados de forma procedente.

As provas acontecerão nos dois próximos domingos 3 e 10 de novembro a partir das 13h horário oficial de Brasília em 1.727 cidades do Brasil.

Recomendações para não ter problemas no dia da prova

No meio da era digital aonde a informação chega com a máxima velocidade uma das situações que mais ganham destaques durante a prova do ENEM são os famosos memes dos atrasados.

Para não ser uma dessas vítimas é importante chegar ao local da prova no horário marcado pela banca realizadora. Os portões abrirão ao meio dia e fecharão pontualmente às 13h.

Então, se precisar pegar algum tipo de condução é melhor sair de casa com certa antecedência.

Outra dica importante é que o candidato faça o trajeto do local da prova antes do dia para ter uma ideia de quanto tempo irá gastar e se preparar para qualquer imprevisto que possa acontecer.

Outra informação importante é quanto ao cartão de confirmação que precisará estar impresso e deverá acompanhar um documento oficial com foto. Caso o candidato tenha sido roubado, deverá apresentar um boletim de ocorrência junto ao cartão de confirmação.

Para os candidatos que precisarem da declaração de comparecimento para comprovar a presença no dia da prova, o INEP informou que a declaração para o primeiro dia da avaliação já está disponível na Página do Participante. 

O órgão afirma que é imprescindível quo o aluno leve a declaração impressa e entregue ao aplicador no dia do exame.

A declaração do segundo dia de avaliação que ocorrerá no dia 10 de novembro estará disponível para download a partir da próxima segunda feira dia 4 de novembro.  A banca informou ainda que não fornece comprovante de participação depois do dia prova.

O material para a prova deve ter também uma atenção especial. A caneta deve ser de tinta preta fabricada com material transparente.

Celulares e outros aparelhos eletrônicos estão proibidos. Todos devem ser desligados antes da prova e lacrados em envelope. Este ano o exame tem uma novidade.

Caso qualquer aparelho emita algum tipo de som durante a realização das provas o candidato será automaticamente desclassificado.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.