8 possíveis temas para a Redação do ENEM 2019

Sempre muito aguardado o tema da redação do ENEM 2019 este ano promete não tratar de assuntos ideológicos como informou o Ministro da Educação Abraham Weintraub.

Publicado por Rafael Thomas em 01/11/2019 às 19:16:26

No próximo domingo 3 de novembro será aplicada a primeira prova do ENEM 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio) e mais de 5 milhões de inscritos do Brasil resolverão questões sobre:

Sem dúvida uma das maiores expectativas é sobre os possíveis temas da Redação.

É possível adivinhar que tema será escolhido para a redação do ENEM 2019?

É claro que não é possível adivinhar qual será o tema escolhido, mas especialistas conseguem orientar os alunos sobre possíveis temas que possam ser mais relevantes e acabarem sendo tema de discussão durante a redação.

O próprio Ministro da Educação Abraham Weintraub, informou que este ano o temas ideológicos não serão cobrados no exame.

Partindo da fala do Ministro da Educação podemos prever que temas relacionados a questões de representatividade de minorias como temáticas raciais, representação da mulher na sociedade, educação sexual ou questões LGBTQ+ não devem aparecer na redação da prova.

Outros assuntos que também tem poucas chances de virarem tema da redação são as recentes polêmicas envolvendo o governo federal com a Amazônia, indígenas e sobre refugiados.

Os possíveis temas que podem aparecer na redação do ENEM 2019

Alguns especialistas apontam que este ano a redação trará um tema totalmente incomum do que o Exame tem cobrado ultimamente.

Por isso, separamos alguns possíveis 8 (oito) temas que tem grandes chances de ilustrar a prova.

1. O avanço e o combate à depressão

Segundo a Organização Mundial de Saúde o Brasil está entre os dez maiores países com taxas de suicídio e depressão no mundo e este número vem crescendo significativamente.

A banca pode pedir que o candidato disserte sobre quais são os fatores que favorecem à depressão e apresente soluções de políticas públicas para o combate.

2. Patriotismo

Pode ser abordado temas como soberania, heróis nacionais, conceito de nação e os símbolos brasileiros como, por exemplo, a bandeira.

3. Discussão sobre as vacinas e a volta das doenças erradicadas no país

Este ano tivemos a volta do sarampo, uma vacina que já havia sido erradicada no país.

Além de crescentes grupos que defendem a não vacinação de seus filhos.  Pode ser que o aluno tenha que argumentar sobre esta situação e defender o seu ponto de vista a respeito do tema.

4. O liberalismo econômico e o desenvolvimento social

Já que o tema passa por questões sociais, históricas e geográficas, pode ser que a banca explore a articulação dos candidatos com a base recebida nos ensinos básico e médio.

5. Violência e evasão nas escolas

Este tema pode aparecer já que vem de encontro ao projeto do Presidente Jair Bolsonaro que estuda criar escolas cívico-militares para criar um ambiente com mais segurança e disciplina aos alunos e professores.

Além do problema do Brasil ter mais de 2 milhões de crianças e adolescentes fora do ambiente escolar, sendo o terceiro maior país do mundo com a taxa de evasão.

Pode ser pedido que com este tema o aluno disserte sobre as condições sociais e ofereça soluções para o problema.

6. Controle parental e valores familiares

O uso crescente da internet pelas crianças e adolescentes muitas vezes sem o acompanhamento dos pais tem se tornado o grande desafio.

Ao mesmo tempo a banca pode unir temas como o resgate dos valores familiares para a criação de uma sociedade saudável. E propor um debate sobre o assunto propondo soluções entre o papel dos pais o governo e a escola.

7. Bullying e cyberbullying

Aqui é outro ponto que pode ser abordado também a violência nas escolas e nos meios sociais. Esse assunto tem ganhado cada vez espaço na mídia e nas redes sociais.

8. Obesidade

Assim como a depressão a obesidade vem crescendo bastante no Brasil. Além de ser um problema de saúde pública. Pode ser que a banca explore a questão da obesidade na infância e adolescência.

Vale ressaltar que as provas acontecerão nos dois próximos domingos 3 e 10 de novembro a partir das 13h horário oficial de Brasília em 1.727 cidades do Brasil.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.