10 dicas de como se sair bem na prova do ENEM 2019

Passar na prova do ENEM é um grande desafio, afinal o concurso está cada vez mais concorrido. Por isso listamos 10 dicas de como se sair bem na prova do ENEM 2019.

Publicado por Rafael Thomas em 05/11/2019 às 13:57:18

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), muito mais que uma prova de conhecimentos de diversas áreas, é uma prova de resistência.

Para conseguir bom resultado o candidato precisa estar bem preparado física, intelectual e emocionalmente.

Afinal só neste ano são mais de 5,1 milhões de pessoas inscritas e certamente os candidatos aprovados conseguirão êxito nos detalhes.

Por isso, nós do Gabarite vamos apresentar algumas dicas de como se sair bem na prova do ENEM 2019.

Como serão as provas no ENEM 2019?

As provas serão aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro a partir das 13h horário de Brasília. O exame acontecerá em 1727 cidades do Brasil.

No dia 03 os candidatos farão provas com questões de: 

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias,
  • Português, Língua Estrangeira,
  • Espanhol ou Inglês, Artes,
  • Literatura, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação,
  • Questões sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias, 
  • História, Geografia, Sociologia e Filosofia e
  • Redação com texto dissertativo-argumentativo.

Já no dia 10 de novembro as provas serão com questões de: 

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física, Química e Biologia e
  • Questões sobre Matemática e suas Tecnologias - Matemática (álgebra, geometria etc.). 

Totalizando 180 questões objetivas nos dois dias de provas.

A cada ano o ENEM está mais concorrido por isso listamos abaixo dez dicas que podem te auxiliar a ser aprovado e conseguir a sua tão sonhada vaga em uma universidade.

10 dicas preciosas de como se dar bem na prova do ENEM 2019:

1. Leia o edital

Pode parecer pouco importante, mas é de grande valia que o candidato leia todo o edital com calma. Já que ali trará todas as informações e detalhes sobre o exame e muitas vezes a vaga é conquistada no detalhe.

2. Planejamento

Pode parecer meio metódico, mas se planejar para alcançar um objetivo é muito importante. Por isso, depois de ler o edital faça uma lista dos conteúdos que serão cobrados e monte o seu cronograma de estudos.

3. Estude bastante

Já dizia um famoso ditado inglês muito utilizado aqui no Brasil. "No Pain, No Gain", ou seja, sem dor, sem ganho. 

Por tanto não existe fórmula mágica de aprovação se o candidato não estudar. Lembre-se que a concorrência de candidato/ vaga é muito grande por isso é preciso estar muito bem preparado.

4. Use como base as provas anteriores

Pode parecer até óbvio, mas é uma excelente alternativa para entender como é a prova e de que forma os assuntos são abordados.

Normalmente as bancas usam o mesmo padrão de prova no decorrer dos anos, sendo assim, saber identificar o que a banca costuma cobrar e de que forma pode fazer o candidato ter grande vantagem sobre os demais.

5. Pratique a redação

Uma redação bem escrita pode garantir pontos preciosos aos candidatos. Treine a sua capacidade de escrita e leia sobre os assuntos que normalmente costumam ser temas das provas.

Afinal quanto mais informação e familiarizado com o assunto o aluno estiver, maiores são as chances de gabaritar na redação.

Para saber quais os possíveis temas da redação do ENEM clique aqui no link e leia a nossa matéria sobre o assunto. 

6. Esteja sempre informado

É preciso que o candidato tenha conhecimento do que está acontecendo no Brasil.

Temas recorrentes dos noticiários, principalmente no que diz respeito a atualidades podem cair em diversas questões e se o postulante estiver ciente do assunto, pode ter mais facilidade para resolver a questão.

7. Faça simulados

Existe uma máxima que diz que a prática leva a perfeição. Então abrace esta dica e resolva os simulados no cursinho, em casa e na escola. Eles farão com que você esteja mais familiarizado na hora da prova.

8. Cuide da alimentação e do corpo

Mais que uma prova de conhecimentos o ENEM é uma verdadeira prova de resistência. Então, cuide do seu corpo com atividades físicas regularmente e coma coisas saudáveis.

Afinal, você precisará estar bem preparado fisicamente para resolver as 180 questões da prova.

9. Durma bem na noite anterior

Seu corpo precisará estar bem disposto e descansado para encarar a prova. Então, nada de noitada na véspera do exame. Procure ter uma noite de sono tranquila e relaxante.

10. Inicie pelas questões mais fáceis

Saber administrar o tempo durante a prova é primordial, então comece a resolver as questões pelas mais fáceis e que exijam menos do candidato.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.