Policiais Militares farão a segurança nos locais de prova do ENEM 2019

A corporação informou que os policiais militares estarão nos locais de prova para garantir a ordem e a segurança dos candidatos.

Publicado por Rafael Thomas em 01/11/2019 às 13:12:30

As provas do ENEM serão aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro a partir das 13h horário de Brasília, o exame acontecerá em 1.727 cidades do Brasil.

Para garantir a segurança dos 5,1 milhões de candidatos inscritos e o bom andamento do concurso haverá um reforço com policiais militares em cada local de prova para manter a ordem durante a realização do exame.

A iniciativa partiu de dois estados do Nordeste. No Piauí foram escalados cerca de 1020 agentes da segurança pública com policiais civis e militares e cerca de vinte viaturas para auxiliar as cidades enquanto as provas acontecem.

A polícia militar também fará a escolta das provas em Pernambuco

Já em Pernambuco o efetivo será de 1.470 policiais militares que estarão monitorando as regiões de prova nos dois domingos o ENEM e garantindo que os 275.327 pernambucanos que prestarão o exame não tenham nenhum transtorno.

Em uma entrevista realizada no dia 30 de outubro na sede da Polícia Militar de Pernambuco, na área central do Recife, a corporação informou que os policiais também serão responsáveis pela escolta das provas para que o material chegue em segurança ao seu destino e sem vazamento de informações.

Além disso, entre os meses de setembro e outubro 106 agentes da segurança fizeram parte da operação que transportou do aeroporto para os quartéis os malotes que guardarão as provas.

O major Roberto Oliveira, responsável há cinco anos pela operação do ENEM informou que o efetivo é o mesmo para os grandes eventos na cidade e a polícia acompanhará todo o processo através das câmeras de monitoramento na capital.

Recomendações para não ter problemas no dia da prova

Segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no dia 03 de novembro os candidatos farão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português, Língua Estrangeira - Espanhol ou Inglês, Artes, Literatura, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação (45 questões), sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias - História, Geografia, Sociologia e Filosofia (45 questões) e Redação com texto dissertativo-argumentativo.

Já no dia 10 de novembro as provas serão com 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física, Química e Biologia e 45 questões sobre Matemática e suas Tecnologias - Matemática (álgebra, geometria etc.), totalizando 180 questões objetivas nos dois dias de provas.

É importante estar atento ao horário de abertura e fechamento dos portões. Os portões abrirão ao meio dia e fecharão pontualmente às 13h.

Outra informação importante é quanto ao cartão de confirmação que precisará estar impresso e deverá acompanhar um documento oficial com foto.

Caso o candidato tenha sido roubado, deverá apresentar um boletim de ocorrência junto ao cartão de confirmação.

O material para a prova deve ter também uma atenção especial. A caneta deve ser de tinta preta fabricada com material transparente.

Vale lembrar que celulares e outros aparelhos eletrônicos estão proibidos. Todos devem ser desligados antes da prova e lacrados em envelope.

Este ano o exame tem uma novidade, caso qualquer aparelho emita algum tipo de som durante a realização das provas o candidato será automaticamente desclassificado.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.