Saiba como usar a nota do ENEM em uma Universidade

Você sabe como usar a nota do ENEM para entrar na faculdade? A nota do ENEM pode servir para entrar em uma universidade pública e até ganhar 100% de bolsa em uma universidade privada.

Publicado por Rafael Thomas em 03/11/2019 às 10:47:13

Já há algum tempo que o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) se tornou o maior vestibular do Brasil. Veja aqui como usar a nota do ENEM para entrar na faculdade dos seus sonhos.

Inicialmente criado para avaliar o desempenho dos alunos no ensino médio, o exame ganhou tanta notoriedade que fez com que as melhores instituições de ensino superior do país adotassem a prova como método de ingressar em seus vestibulares.

Mas você sabe como fazer para a sua nota garantir uma vaga em uma dessas universidades públicas?

Para que serve a nota do ENEM no vestibular?

As notas do ENEM servem para que o candidato ingresse em uma das vagas em um curso de nível superior. Assim, são estipuladas as notas mínimas para a aprovação, chamadas também de notas de corte.

Depois o candidato deve verificar a nota de corte correspondente ao seu curso e universidade dentro do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), e a partir daí o aluno pode tentar conseguir a vaga de graduação na universidade de sua preferência.

Outra forma de utilização da nota do ENEM para ingressar em uma faculdade é utilizar a nota do exame para complementar a nota do vestibular.

Como conseguir uma vaga no SiSU usando minha nota do ENEM?

O SiSu (Sistema de Seleção Unificada) é uma iniciativa do Governo Federal , criado em 2009, com o objetivo de classificar os candidatos às vagas das universidades públicas do país.

Este sistema informatizado utiliza a nota do ENEM para que o aluno possa concorrer a uma vaga nas universidades gratuitas do Brasil.

Para participar da seleção do Sisu basta ter feito o ENEM. As inscrições gratuitas feitas pela internet acontecem duas vezes ao ano, uma em cada semestre, e usam como base a nota da prova do ano anterior.

O sistema não exige nota mínima para a inscrição. A única exigência é que o candidato não tenha zerado a redação.

As notas de corte são estipuladas pelas próprias universidades e levam diversos fatores em conta. Concorrência do curso e a qualidade da universidade baseada na sua nota no Ministério da Educação tendem a aumentar bastante a nota de corte.

Podendo em algumas carreiras chegar até 700 pontos. Já para cursos menos concorridos a nota de corte pode ser a partir de 500 pontos. Fatores como cotas, turno também podem influenciar na nota mínima para ingressar naquela determinada instituição.

As universidades também possuem autonomia para atribuir diferentes pesos às disciplinas cobradas no ENEM (Matemática, Ciências Humanas, Linguagens, Ciências da Natureza e Redação).

Nem sempre elas valerão a mesma pontuação. Então é preciso estar atento antes mesmo das provas para conseguir a vaga na faculdade dos seus sonhos.

Desde 2016 o Sisu também é usado para preencher as vagas ociosas nas universidades brasileiras. O sistema serve também para os candidatos que desejem fazer transferência externa.

Ou seja, aqueles alunos que já iniciaram seus estudos em uma universidade privada, mas desejam migrar para uma universidade pública.

Neste caso além da nota do ENEM, a universidade pode avaliar também o desempenho acadêmico do aluno e a nota que a universidade que ele estuda possui no Ministério da Educação.

Como complementar a minha nota do ENEM em um vestibular?

Você sabia que a sua nota do ENEM pode servir de bônus para ingressar em uma universidade pública?

Algumas instituições usam a nota da sua prova como uma bonificação para que as suas chances de aprovação aumentem.

Cada universidade cria seu próprio critério e as informações de como proceder costumam vir no manual do candidato da própria universidade.

Como usar a minha nota do ENEM em outros processos seletivos?

Se mesmo depois de tentar o SiSU ou a bonificação para outras universidades públicas você não conseguir se classificar, não precisa desanimar. Nem tudo está perdido.

A sua nota do ENEM pode te ajudar ainda a conseguir uma vaga em universidades privadas e até uma boa bolsa de estudos.

Vagas pelo ProUni

O programa Universidade Para Todos do Governo Federal promove o acesso às universidades particulares brasileiras para estudantes de baixa renda.

Para se inscrever basta cumprir as obrigatoriedades de renda, escolaridade não ter zerado a redação e ter no mínimo 450 pontos nas provas do ENEM.

Financiar pelo FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil  tem como objetivo financiar a faculdade privada dos alunos.

Basta cumprir o critério de renda e nota mínima também de 450 e como no ProUni não ter zerado na redação.

Bolsa em faculdade

O ENEM também possibilita conseguir bolsas diretamente com algumas universidades privadas do país. Existem casos que de  acordo com a sua nota o desconto pode ser de até 100%.

Para isto, é necessário escolher a universidade e ver as opções de bolsa que ela oferece.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.