Enem 2019: Gabarito das provas e correção da redação em 13 de novembro

Gabarito OFICIAL das provas e correção da redação só será divulgado no próximo dia 13 de novembro, após a realização da segunda etapa, que acontece no próximo domingo, dia 10 de novembro.

Publicado por Dinake Núbia em 07/11/2019 às 10:57:20

O Gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 será divulgado no próximo dia 13 de novembro, após a realização da segunda etapa, que acontece no próximo domingo, dia 10 de novembro.

Já para o participante na modalidade de “treineiro”, candidato que decide participar sem poder disputar por uma vaga, os resultados serão divulgados 60 dias após a disponibilização dos resultados do Exame.

O treineiro só poderá ter acesso a sua redação para fins pedagógicos após a divulgação do resultado, em data a ser divulgada posteriormente.

Confira 10 dicas de como se dar bem nas provas do Enem.

A primeira fase aconteceu no último domingo (3/11), e as áreas de conhecimento foram de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O que surpreendeu os candidatos foi o tema da redação, que foi a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. 

Nesta segunda fase, serão testados os conhecimentos dos alunos nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo disposto para a realização da prova é de 5h. 

Correções e nota da redação do Enem 2019

Conforme edital, só serão corrigidas as redações transcritas para a folha de redação e as respostas devidamente marcadas no cartão-resposta sem emendas ou rasuras, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. 

A nota da redação varia de zero a mil pontos, sendo atribuída respeitando os critérios do Inep. Serão avaliadas as seguintes competências: 

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Saiba como usar a nota do Enem para conseguir entrar na faculdade.

Dois redatores farão a correção da redação, de forma independente. Cada corretor deve atribuir uma nota entre 0 a 200 pontos para cada uma das cinco competências.

A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências. 

Caso haja discrepância na correção das provas, será usado um recurso automático e a prova será corrigida por um terceiro corretor.

Será considerada discrepante caso as notas dos corretores tenha diferença em mais de 100 pontos no total, ou superior a 80 pontos na redação. 

Será atribuída nota 0 na redação que: 

  • Não atender à proposta solicitada ou possua outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa, o que configurará "Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa"; 
  • Não apresente texto escrito na Folha de Redação, que será considerada "Em Branco"; 
  • Apresente até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, o que configurará "Texto insuficiente"; 
  • Apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem do número mínimo de linhas. 
  • Apresente impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação; 
  • Apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto; 
  • Apresente nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação;
  • Esteja escrita predominante ou integralmente em língua estrangeira;
  • Apresente letra ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.

Consulte aqui o gabarito das provas do Enem 2019.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.