O que vai cair na segunda prova do ENEM 2019?

O segundo dia de provas do ENEM será aplicada em 13 de novembro. Descubra o que vai cair e o que revisar na segunda etapa de provas do ENEM 2019.

Publicado por Sumaia Santana em 04/11/2019 às 16:55:06

A primeira prova do ENEM 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio) foi aplicada ontem, dia 3 de novembro e você já pode acessar gabarito extraoficial!

Os candidatos responderam 90 questões: 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Inglês ou Espanhol, Artes, Literatura, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Sociologia, Filosofia e Geografia). 

O Ministro da Educação Abraham Weintraub disse em outubro que a prova do ENEM não teria questões sobre assuntos ideológicos, e de fato não teve. Weintraub afirmou que houve um pedido para que a prova fosse elaborada sem esse viés.

Vale lembrar que o deputado, Jair Bolsonaro, criticou a prova de 2018 por trazer uma questão da prova de Linguagens que trouxe o termo “Pajubá”, comum na comunidade LGBT. 

Já como presidente, Bolsonaro afirmou que “tomaria conhecimento” da prova.

Embora o então presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa) Elmer Coelho Vicenzi tenha afirmado que o órgão não recebeu nenhum pedido para nesse sentido, gerou uma crise no Inep culminando no pedido de demissão de Vicenzi e também no MEC levando a demissão do então Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez.

Outros aspectos que surpreenderam muitos professores no primeiro dia de prova do ENEM 2019 é que não houve questões abordando a ditadura, algo que acontece desde 2009 e o tema da redação “Democratização do acesso do cinema no Brasil”. 

A primeira prova abordou questões sobre Interpretação de textos, Tipos e gêneros textuais, Funções de Linguagem, Tópicos de gramática, Clássicos da literatura brasileira, Movimentos literários, Morfologia, entre outros relacionados à Língua Portuguesa comuns ao ensino médio. 

Mas, mesmo que a primeira prova do ENEM 2019 não tenha abordado questões ideológicas, isso não significa que tenha se esquivado de assuntos relevantes.

Os candidatos se depararam com questões sobre intolerância religiosa, Direitos Humanos, violência contra a mulher e depressão. 

As provas sempre trazem trechos de músicas presentes no inconsciente popular. Neste ano foram incluídos trechos de canções das cantoras Madonna e Naiara Azevedo e do cantor Cazuza.

O que vai cair na segunda prova do ENEM?

O segundo dia de provas do ENEM será aplicada em 10 de novembro. Os candidatos responderão mais 90 questões, sendo 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física) e 45 de Matemática e suas Tecnologias.

Conheça os assuntos que poderão ser abordados na 2ª etapa:

  • Ciências da Natureza: Ondas, Eletricidade, Hidrostática, Óptica, Calorimetria, Acústica, Mecânica, Unidades de concentração, Imunizações, Citologia, Genética e mutações, Ciclos do carbono, nitrogênio e água;
  • Matemática e suas Tecnologias: Regra de três, Porcentagem, Funções, Razões e proporções, Leitura e interpretação de gráficos, Aritmética, Geometria, Escalas. 

O gabarito extraoficial já foi divulgado aqui pelo Gabarite e o gabarito oficial será informado em 13 de janeiro de 2020 no site do INEP na página do candidato.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.