Inscrições abertas para Residência Médica em São José do Rio Preto

As inscrições para residência médica em São José do Rio Preto 2020 podem ser feitas até o próximo dia 14 de novembro. A seleção terá prova objetiva e análise de currículo.

Publicado por Dinake Núbia em 07/11/2019 às 11:56:09

A Prefeitura de Rio Preto está com inscrições abertas para atuação na Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto no Programa de Residência Médica 2020.

O período de inscrição segue até o dia 14 de novembro de 2019, através do site da secretaria.

Conforme o edital, poderão se inscrever médicos formados no Brasil, por faculdades oficiais ou reconhecidas, bem como médicos formados no exterior com diploma revalidado pelas Universidades autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC).

O valor da taxa de  inscrição para o processo seletivo de Residência Médica 2020 é de R$ 500,00. O candidato terá redução de 50% na taxa caso:

  • Seja estudante regularmente matriculado em curso superior, em nível de graduação ou de pós-graduação; 
  • Receba remuneração mensal inferior a 02 (dois) salários mínimos, ou esteja desempregado. 

Requisitos para participar

Para participar da seleção o candidato deve ainda cumprir as seguintes exigências: 

  • Declarar que concluiu o curso de graduação em Medicina, devidamente autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC, ou irá concluí-lo até a data de matrícula no Programa pretendido, ou obteve revalidação do seu diploma, segundo as leis vigentes
  • O candidato que já possua duas especialidades, desde que não se constituam em pré-requisito, não poderá participar do processo seletivo, pois é vedado ao médico realizar programa de Residência Médica em mais de duas especialidades diferentes. 

Provas será aplicada em duas etapas

Conforme prevê o edital, o concurso é composto por duas etapas, sendo a primeira no dia 22 de novembro e  a segunda no dia 13 de dezembro. 

A primeira etapa é composta por prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha, de caráter classificatório e eliminatório.

A prova se trata de conhecimentos obtidos no curso de graduação em Medicina, com igual número de questões e mesma pontuação para cada uma delas, versando sobre: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina Preventiva e Social, Obstetrícia e Ginecologia e Pediatria.

O resultado desta fase será publicado em 28 de novembro de 2019 no site da Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto. 

Resolva vários simulados para Residência Médica aqui no site.

A segunda etapa é a Análise do Currículo sob responsabilidade da Banca Avaliadora de Currículos. Só participarão desta fase os alunos classificados na primeira. 

Para esta fase, os candidatos aprovados na primeira deverão enviar, entre os dias 2 e 3 de dezembro, o currículo com todos os documentos comprobatórios. 

  • Cópia simples do Histórico Escolar de Graduação em Medicina; 
  • Cópia simples da cédula de identidade (para ser válida deve ter no máximo 10 anos da data de emissão); 
  • Cópia simples legível do cadastro de pessoa física – CPF; 
  • Cópia simples do documento oficial da instituição onde concluiu o curso de Medicina. Se estiver concluindo o curso de medicina, enviar documento expedido pela instituição de ensino informando o período em que se encontra, com término previsto até a data da matrícula na residência médica; 
  • Registro no CRM para os candidatos que já possuírem o registro;
  • Cópia simples do parecer com a última nota do ENADE do curso de Medicina da instituição onde concluiu a graduação; 
  • Requerimento para utilização de pontuação adicional do PROVAB (se interesse de utilização da nota neste processo seletivo); 

 O candidato graduado no exterior deverá apresentar: 

  • Diploma revalidado por Universidade Pública, na forma determinada pela legislação vigente;
  • Se estrangeiro, apresentar visto permanente (exceto para o cidadão estrangeiro que comprove ter nascido em um dos países-membros ou associados do Mercosul, que tenham assinado e ratificado o Acordo de Livre Residência com o Brasil);
  • Proficiência da língua portuguesa comprovada por instituição oficial (CELPE-BRAS); 
  •  Registro no CRM; para os candidatos que já possuírem o registro.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.