Saiba como usar a nota do ENEM pra estudar no exterior

Como usar a nota do ENEM pra estudar no exterior? Universidades portuguesas, americanas, inglesas e até francesas já utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio nos seus processos de seleção.

Publicado por Rafael Thomas em 16/11/2019 às 18:42:14

Saiba como usar a nota do ENEM pra estudar no exterior

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o principal acesso às universidades públicas e privadas do Brasil. Porém, recentemente a sua nota no ENEM pode garantir também a sua vaga em uma universidade no exterior.

Estudar em Portugal com a Nota do Enem

Em Portugal, por exemplo, a sua nota no exame pode ser utilizada em mais de trinta universidades.

O Instituto Nacional de Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) vem fechando parceiras junto com o Ministério da Educação (MEC), com algumas instituições europeias.

A primeira aconteceu com a Universidade de Coimbra em Portugal, que foi a pioneira em aceitar a nota do ENEM em seu processo seletivo.  

As notas das provas em Portugal têm pesos diferentes do Brasil para cada curso. A escala de pontuação em Portugal vai de 0-200 e para estudar em Coimbra a pontuação é de 120.

O que aqui no país equivale mais ou menos a 600 pontos na prova do ENEM. As informações podem ser consultadas diretamente no site da instituição através deste link aqui. 

Ainda em Portugal caso deseje, o aluno poderá optar por estudar em outras instituições de ensino como na Universidade de Lisboa, Universidade do Algarve, Instituto Politécnico do Cávado e Avre , no Instituto Politécnico de Leiria, entre outros.

Segundo o MEC até abril deste ano as universidades portuguesas já aprovaram mais de 1,2 mil estudantes brasileiros por meio do ENEM.

Assim como no Brasil cada universidade tem autonomia para definir a sua nota de corte e o INEP auxilia na conferência das notas obtidas pelo candidato durante a realização do exame.

Oficialmente o Ministério da Educação só possui convênio com Portugal, mas universidades dos Estados Unidos, da França e até do Reino Unido já estão aceitando as notas dos Brasileiros no ENEM.

Veja também: 10 dicas de como se sair bem na prova do ENEM.

Estudar na França com a Nota do Enem

Estudar na França com a nota do ENEM também já é possível, mas o processo é um pouco mais difícil.

Isto porque antes de concorrer a uma das vagas nas universidades francesas, o aluno precisa ter sido aprovado aqui no Brasil em um curso correlacionado.

Esta é uma das exigências da Universidade de Lyon por exemplo.

Estudar na Inglaterra com a Nota do Enem

Para estudar no Reino Unido a nota do ENEM ajuda no somatório de exigências das Universidades de Oxford, Bristol e Kingston.

A nota do exame é agregada a outros itens como fluência na língua inglesa, histórico escolar do Ensino Médio, atividades extracurriculares realizadas pelo aluno, além de um novo vestibular.

Estudar nos EUA com a Nota do Enem

Já para quem deseja ingressar em uma Universidade Americana, a possibilidade de usar a sua nota do ENEM é na Universidade de Nova Iorque.

A instituição passou a aceitar a nota do certame recentemente para todos os seus cursos de graduação.

Como a universidade possui testes padrão que muitos candidatos estrangeiros desconhecem ou não foram preparados, ela passou a aceitar os exames de outros países.

Como usar a nota do ENEM no exterior?

Como cada universidade possui o seu próprio calendário, o ideal é que o candidato fique atento às datas através dos sites das próprias instituições.

Assim não perderá os prazos e conseguirá reunir toda a documentação necessária. Fique atento porque muitas vezes não é só a nota que é cobrada.

Algumas instituições podem exigir processos seletivos, fluência no idioma, cartas de recomendações e outros documentos. 

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.