Concurso Degase RJ 2020: Edital em fase de preparação e já deve sair

O Departamento Geral das Ações Socioeducativas (Degase) já está com o seu edital em fase de preparação e concurso deve abrir vagas para nível médio e superior.

Publicado por Rafael Thomas em 11/11/2019 às 15:41:16

Concurso Degase RJ 2020: Edital em fase de preparação e já deve sair

O Departamento Geral das Ações Socioeducativas (Degase), deve veicular seu edital do concurso público em breve.

O órgão que é vinculado à Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, ganha força em seu novo certame depois que na última terça-feira, 05 de novembro, os funcionários da instituição entraram em greve.

A greve foi para exigir a publicação das progressões funcionais, do decreto que regulamenta o Regime Adicional de Serviço (RAS), a regulamentação de portar armas e a criação de novas vagas em concurso público.

Segundo a Assessoria de Comunicação do Degase, a realização de um novo concurso público está em fase de implementação do edital. O novo processo seletivo deve abrir vagas para cargos que estejam desocupados.

Veja também: Resolva simulados para concursos do Degase.

Porém, estão no aguardo da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado Rio de Janeiro – MPRJ, para então poderem divulgar os detalhes do processo.

A comissão que será responsável pelo novo certame já foi divulgada no Diário Oficial Do Rio de Janeiro no mês de fevereiro. Esta comissão atuará em parceria com o Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro, Fundação Ceperj.

Novas Unidades do Degase devem ser criadas

O Governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel anunciou que outro concurso para o órgão também deve ocorrer, já que estão previstas a abertura de novas 21 unidades do Degase no Estado do Rio.

De acordo com o próprio governador a ideia é que estas novas unidades já estejam prontas em 2020. O que automaticamente criará a necessidade de novos postos de trabalho para agentes socioeducativos e demais cargos que exigem Nível Médio/Técnico e Nível Superior do quadro de funcionários da instituição.

Mesmo que os cargos não tenham sido divulgados, acredita-se que a oferta seja em torno de 620 vagas as maiores ofertas de vagas serão para agentes socioeducativos e agentes administrativos e podem ser ocupadas por ambos os sexos com jornada de 40 horas semanais.

As atribuições dos agentes do Degase

Os profissionais que forem aprovados no certame para o órgão terão algumas funções previstas como as que estamos listando:

Recolher os pertences pessoais dos adolescentes assim que chegarem ao Degase e registrá-los os no Sistema de Identificação de Adolescentes SIAD e no prontuário único móvel e fornecendo os devidos recibos. O mesmo acontece quando o menor deixar a instituição.

Planejar e executar, as propostas pedagógicas do programa, atividades educativas, esportivas e socioculturais de acordo com a equipe técnica.

Cuidar para que as normas como horários e programações reunindo os adolescentes para entrada e saída da sala de atividades, oficinas, alojamentos, recreação e outros locais afins sejam cumpridas;

Analisar o comportamento dos adolescentes e direcioná-los ás áreas especializadas ou para as tarefas que lhes foram propostas.

Sobre o último Concurso do Degase

O último certame do Degase aconteceu em 2011 e disponibilizou 500 vagas para os níveis Médio/ Médio Técnico e Nível Superior.

Os aprovados foram lotados em oito polos do estado. Araruama, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro Capital A, Rio de Janeiro Capital B, São Gonçalo e Volta Redonda.

As vagas de nível superior contemplaram os cargos de  Arquivologista, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Enfermeiro, Enfermeiro do Trabalho, Estatístico, Farmacêutico, Médico Cardiologista, Médico Clínico, Médico do Trabalho, Médico Ginecologista, Médico Psiquiatra, Musicoterapeuta, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Professor de Educação Física, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.

Para os Níveis médio e médio/técnico abriram vagas para Técnico em Contabilidade, Técnico de Enfermagem, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico de Suporte e Comunicação – TI, Agente Socioeducativo e Agente Administrativo.

As provas foram objetivas e discursivas. Para quem possui nível superior também teve avaliação de títulos e curso de formação para todos os cargos.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.