Inep divulga o gabarito oficial das provas do Enem 2019: Confira!

Consulte o gabarito oficial do Enem 2019. O resultado final da pontuação individual será divulgado em 2020. Cerca de 3,9 milhões de estudantes fizeram o Exame.

Publicado por Dinake Núbia em 13/11/2019 às 19:21:50

Inep divulga o gabarito oficial das provas do Enem 2019: Confira!

Já está disponível para consulta o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

Para ter acesso, o candidato deve acessar o portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) ou o aplicativo do Enem. Consulte aqui o gabarito.

Além do gabarito, também estão disponíveis todos os cadernos de questões do Enem 2019. No total, são seis versões do gabarito e seis dos cadernos de questões, conforme as cores da prova.

Apesar do gabarito oficial já estar disponível, não é possível saber a nota final do exame, pois a nota final só será divulgada em 2020.  

Saiba como usar a nota do ENEM em uma Universidade.

Os resultados individuais devem ser publicados posteriormente e, para ter acesso, o candidato deve ter em mãos o CPF e a senha, podendo ser consultado no endereço eletrônico ou no aplicativo oficial do Enem 2019. 

Já os participantes que foram eliminados do processo seletivo não serão divulgado. Os treineiros  só terão acesso a autoavaliação de conhecimentos em março de 2020.  

Como foram as provas do Enem 2019?

As provas deste ano foram aplicadas em dois domingos consecutivos, sendo nos dias 3 e 10 de novembro. Conforme dados do Inep, cerca de 3,9 milhões de estudantes realizaram as provas.

A primeira etapa contou  com provas nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O tema da redação foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil". 

No segundo dia, os conhecimentos testados foram nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Saiba como usar a nota do ENEM pra estudar no exterior.

Correção das provas e redação do Enem 2019

De acordo com o edital, só serão corrigidas somente as redações transcritas para a Folha de Redação e as respostas efetivamente marcadas no Cartão-Resposta sem emendas ou rasuras.

Para pontuar na redação é necessário:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

A redação será corrigida por dois redatores, de forma independente, atribuindo uma nota de 0 a 200 em casa competência. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências.

ProUni: Saiba o que é, como entrar e como funciona.

Serão zeradas as redações que não atendam as seguintes propostas: 

  • Não atender à proposta solicitada ou possua outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa, o que configurará "Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa"; 
  • Não apresente texto escrito na Folha de Redação, que será considerada "Em Branco"; 
  • Apresente até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, o que configurará "Texto insuficiente"; 
  • Apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem do número mínimo de linhas. 
  • Entre outros pontos que podem ser consultados na cartilha do participante. 

O cálculo das proficiências dos participantes, a partir de suas respostas às questões de múltipla escolha das provas objetivas, terá como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI), onde não há pontuação por cada questão.

Neste modelo de correção é contabilizado o percentual de acertos no item entre os estudantes e como foi o desempenho na prova. 

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.