Concurso da PM BA 2019: Provas dia 19 de janeiro!

No total, estão sendo ofertadas mil vagas, com salários que podem chegar a quase R$ 3,5 mil. A exigência escolar é ensino médio completo.

Publicado por Dinake Núbia em 19/11/2019 às 14:48:05

Concurso da PM BA 2019: Provas dia 19 de janeiro!

As inscrições para o concurso da Polícia Militar da Bahia 2019 se encerram na próxima terça-feira (19/11).

Ainda dá tempo de acessar o site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que organiza o concurso, e se inscrever. Faça a inscrição aqui!

Conforme previsto no edital, o concurso é voltado para o preenchimento de 1.000 vagas para o Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar (QPPM). A escolaridade exigida é de nível médio. 

A remuneração oferecida é de um salário mínimo no início, com candidato na condição de Aluno Soldado. Resolva dezenas de simulados para concursos da Polícia Militar da Bahia. 

Ao concluir o curso, os aluno para para Soldado, com remuneração de R$ 3.410,68, para jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

É imprescindível que o candidato tenha número de Cadastro de Pessoa Física-CPF do candidato, só assim conseguirá efetuar a inscrição.

Após o preenchimento da Ficha de Inscrição e do Questionário de Investigação Social o candidato deve imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento até o dia do vencimento. 

Além destas vagas com previsão de convocação em 2020, o Governo do Estado da Bahia ainda prevê outras 1.000 para 2021, aproveitando os candidatos aprovados neste certame. 

Requisitos para participar do concurso

Ficou interessado em participar? Saiba que para concorrer às vagas de Soldado da Polícia Militar da Bahia é necessário cumprir algumas exigências.

Antes de se inscrever e efetuar o pagamento do valor de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para participação.

Caso não cumpra, a inscrição poderá ser cancelada a qualquer momento.  

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, 
  • Ter o mínimo de 18 e o máximo de 30 anos de idade; 
  • Possuir estatura mínima 1,60 m para candidatos do sexo masculino e 1,55 m para candidatas do sexo feminino; 
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições dos cargos, comprovada mediante exame médico-odontológico, testes físicos, exames psicológicos e investigação social; 
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação válida, categoria B; 
  • Estar em pleno gozo e exercício dos direitos políticos; 
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais; 
  • Estar em dia com os deveres do Serviço Militar para os candidatos do sexo masculino; 
  • Possuir idoneidade moral, comprovada pela inexistência de antecedentes criminais, atestados por certidões negativas expedidas por órgãos policiais e judiciais, estaduais e federais;
  • Não ter sido demitido do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial, pelo prazo de oito anos; 
  • Entre outros requisitos previstos no edital.

Provas para o concurso da PM BA 2019

De acordo com o edital, a prova objetiva e discursiva está prevista para ser aplicada no dia 19 de janeiro de 2020.

Já o resultado do gabarito preliminar das provas objetivas deve ser divulgado no dia 20 de janeiro de 2020. Baixe provas de concursos anteriores da PM BA.

Conforme previsto, o resultado final do concurso deve ser divulgado no dia 29 de abril de 2020, no Diário Oficial do Estado da Bahia, pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia, no site do IBFC e no site do Portal do Servidor. 

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.