Provas para Vestibular UNICAMP 2020 acontecem no próximo domingo (17)

No total, mais de 70 mil estudantes se inscreveram para concorrer as 2,5 mil vagas oferecidas pela Universidade de Campinas.

Publicado por Dinake Núbia em 15/11/2019 às 11:21:20

Provas para Vestibular UNICAMP 2020 acontecem no próximo domingo (17)

As provas do Vestibular da UNICAMP 2020 acontecem na tarde do próximo domingo (17/11), em uma escola de Campinas, em São Paulo. Ao todo, 72,8 mil estudantes se candidataram para concorrer às vagas.

Nesta edição foram contabilizados 3,4 mil candidatos a menos em relação à edição anterior, que teve registro de 76,3 mil estudantes.

A Unicamp traz uma novidade neste vestibular, a universidade usará pela primeira vez um sistema de reconhecimento facial dos participantes, o objetivo é aprimorar a segurança no processo seletivo.

Atualmente, o sistema utilizado para identificação dos participantes é a coleta de impressão digital. 

Cursos mais disputados vestibular UNICAMP 2020

No total, estão sendo oferecidas 2,5 mil vagas em 69 cursos da universidade. Os cursos mais concorridos são, respectivamente: 

  • Medicina - 325 candidatos por vaga; 
  • Arquitetura e urbanismo - 87 candidatos por vaga;
  • Ciências biológicas–integral - 60  candidatos por vaga;
  • Comunicação social–midialogia - 49 candidatos por vaga;
  • Ciência da computação - 40  candidatos por vaga;
  • Farmácia–integral - 39  candidatos por vaga;
  • Engenharia da computação - 38  candidatos por vaga;
  • História–integral - 37  candidatos por vaga;
  • Engenharia química–integral - 35  candidatos por vaga;
  • Enfermagem–integral - 33  candidatos por vaga.

Segunda fase do Vestibular UNICAMP 2020

A segunda fase do vestibular da Unicamp 2020 será realizada nos dias 12 e 13 de janeiro de 2020. Pela primeira vez, o vestibular é composto por dois dias de prova, na edição anterior eram três dias. Os candidatos têm cinco horas em cada dia. 

  • Primeiro dia: contam com oito questões de português, duas de inglês e uma redação.
  • Segundo dia: contam com seis questões de matemática, duas de ciências da natureza, duas de ciências humanas e 12 questões específicas da área escolhida pelo candidato.

As provas de Habilidades Específicas, exceto para os cursos de Música, serão realizadas de 20 a 24 de janeiro de 2020. 

Para participar do processo seletivo é necessário ser portador de certificado de conclusão de Ensino Médio ou equivalente; estar cursando o Ensino Médio ou equivalente; ou ser portador de diploma de curso superior.

O candidato que não realizar ou obtiver nota zero em qualquer uma das etapas das provas de Habilidades Específicas será eliminado do curso de primeira opção e continuará concorrendo somente a segunda opção. 

Matrículas vestibular UNICAMP 2020

Os candidatos serão convocados por meio de chamadas para matrícula online e presenciais, de acordo com o calendário estabelecido pela Comvest, que  organiza o vestibular.

Durante o período de chamadas e matrículas online, os candidatos poderão cancelar a matrícula efetivada, entretanto, após o cancelamento, é irreversível. Diante disso, a Comvest fica livre para convocar outro candidato para a vaga. 

Em todas as chamadas, os candidatos serão classificados e convocados seguindo os critérios:

  • Serão convocados por ordem decrescente de NPO os candidatos que optaram pelo curso em 1ª opção e que obtiveram notas padronizadas nas disciplinas prioritárias superiores ou iguais às NMOs; 
  • Serão convocados por ordem decrescente de NPO todos os candidatos que optaram pelo curso, independentemente da ordem da opção e das notas nas disciplinas prioritárias do curso; 
  • Serão convocados candidatos que optaram por cursos afins que não foram convocados para os cursos de suas opções, em ordem decrescente de NPO para o curso onde a vaga estiver disponível, independentemente das opções originais dos candidatos.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.