Enade 2019 libera locais de prova e cartão de confirmação

Os cartões de confirmação para a prova do Enade já estão disponíveis no site. Alunos dos cursos selecionados tem até 21 de novembro para acessar.

Publicado por Rafael Thomas em 15/11/2019 às 11:34:37

Enade 2019 libera locais de prova e cartão de confirmação

O Cartão de Confirmação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) já foi liberado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde o dia 8 de novembro.

Para consultar a data, horário, local de prova e atendimentos o candidato deve acessar o Sistema Enade, preencher com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha que são cadastradas no primeiro acesso para ter acesso às informações sobre o local de prova.

Acesse aqui o local de prova e cartão de confirmação.

Este ano a avaliação teve 434.859 alunos inscritos que deverão preencher corretamente o Questionário do Estudante.

Criado em 2004, o ENADE, tem a função de medir o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências.

O teste é composto por uma prova e um Questionário do Estudante e são requisitos para a colação de grau do aluno. São inscritos no Enade os alunos iniciantes e formandos das graduações avaliadas na edição.

Porém, apenas os concluintes tem a responsabilidade de fazer a prova e preencher o questionário.

A prova do Enade este ano acontecerá no dia 24 de novembro e acontece em todo país. Neste ano serão avaliados os cursos de arquitetura e urbanismo, ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins e engenharias.

Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

Local de prova só é liberado depois do Questionário do Estudante

Faltam apenas duas semanas para a prova do Enade e os alunos devem prestar atenção em todas as exigências da prova.

Para ter acesso ao cartão de confirmação que trará as informações necessárias sobre o local da prova, o aluno primeiro deve preencher o Questionário do Estudante.

Além de ser fundamental para a colação de grau do universitário, ele também é pré-requisito para acessar o local do seu exame.

O questionário pode ser preenchido no site do Enade até às 23h59 horário de Brasília do dia 21 de novembro, próxima quinta feira.

Caso o aluno tenha tido algum problema no acesso do Sistema Enade e deseja recuperar a senha, deve fazer o seguinte procedimento:

  1. Acessar o Sistema Enade pelo endereço enade.inep.gov.br.
  2. Clicar no botão “Autenticação no Enade”.
  3. Clicar na opção “Recuperar Senha”.
  4. Preencher as informações pedidas pelo sistema (CPF e e-mail cadastrado).
  5. Clicar em “Confirmar”.
  6. Em seguida o aluno deve Acessar a sua caixa do e-mail informado e conferir a senha temporária enviada pelo Inep.
  7. Assim que obter a senha deverá Voltar ao Sistema Enade e clicar no botão “Autenticação no Enade”.

A partir daí basta informar o CPF e a senha temporária.

O aluno deverá cadastrar uma nova senha com 6 a 20 caracteres, incluindo letras minúsculas e maiúsculas, números de 0 a 9 e símbolos, como por exemplo, ! @ # $ % & *.

Quando fizer o seu primeiro acesso no Sistema Enade depois da troca da senha, o sistema pedirá que o aluno faça nova autenticação da nova senha.

Os coordenadores das universidades também tem acesso ao relatório com os locais de realização do exame através do Sistema Enade, mas segundo o site organizador, não haverá divulgação pública dos locais de prova.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.