O Sisu (Sistema de Seleção Unificado) é um sistema do MEC (Ministério da Educação e Cultura) onde universidades públicas disponibilizam vagas para quem fez o ENEM.
Na Região Centro Oeste, as universidades públicas do Mato Grosso do Sul têm 6.221 vagas para serem ocupadas via Sisu 2020.
Se você mora no Mato Grosso do Sul e fez o ENEM descubra aqui o número de vagas por instituição.
Quem pode se inscrever no Sisu 2020?
Para ingressar no Sisu 2020 é preciso ter prestado o ENEM 2019 e não ter tirado menos de 100 na redação. A inscrição acontece duas vezes por ano: em janeiro e junho.
A inscrição é referente à participação no ENEM do ano anterior, ou seja, o Sisu 2020 é para quem prestou o ENEM 2019.
Importante lembrar que a inscrição no Sisu é somente na página do sistema e não há cobrança de taxas. A inscrição é feita no site do Mec aqui.
O candidato pode indicar até dois cursos de interesse entre tecnológicos, bacharelados e licenciaturas.
Universidades do MS usarão a nota do Enem no Sisu 2020
As instituições de ensino superior do Mato Grosso do Sul oferecem 6.221 vagas no Sisu 2020. Isso representa uma queda de mais de 20% em relação ao último ano quando o número de oportunidades foi de 7883.
Mas, ainda assim é significativo e você que prestou o ENEM não pode perder essa oportunidade de usar sua nota para ingressar em uma das quatro instituições que usarão o Sisu.
Confira quais Universidades do Mato Grosso do Sul-MS usarão a nota do Enem no Sisu 2020:
Saiba como usar a nota do ENEM em uma Universidade.
UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)
Das 5220 vagas da UFMS, 2054 são via Sisu 2020 e 2139 são via PASSE (Programa de Avaliação Seriada) da instituição. No PASSE, os alunos são avaliados em cada ano do ensino médio.
Faz a prova quem tiver interesse em estudar na UFMS. O site diz que 20% das vagas serão ocupadas por meio do PASSE.
As vagas serão distribuídas entre Campo Grande, Corumbá, Aquidauana, Coxim, Ponta Porã, Naviraí, Três Lagoas, Paranaíba, Nova Andradina e Chapadão do Sul.
Alguns dos cursos disponíveis são Engenharias (Civil, Ambiental, Produção e Elétrica), Direito, Administração, Pedagogia, Letras, Odontologia, Medicina, Veterinária e Zootecnia.
UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul)
São 2163 vagas para o Sisu 2020 para 54 cursos divididas entre Campo Grande, Ponta Porã, Nova Andradina, Dourados, Maracaju, Glória de Dourados, Aquidauana, Cassilândia, Paranaíba, Amambi, Novo Mundo, Jardim e Ivinhema.
UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados)
A UFGD oferece 959 vagas. Alguns dos cursos disponíveis são Letras, Pedagogia, Engenharias (Agrícola, Aquicultura, Produção, Alimentos, Energia, Computação, Mecânica e Civil), Agronomia, Zootecnia, Medicina, Direito e Administração.
IFMS (Instituto Federal do Mato Grosso do Sul)
Em 2019, o IFMS disponibilizou 1.000 vagas em 25 cursos. Para o Sis 2020, o número de vagas e cursos caiu, são 960 vagas para 17 cursos nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Coxim, Três Lagoas, Nova Andradina, Jardim, Ponta Porã e Aquidauana.
Alguns cursos são Tecnologia em Redes de Computadores, Tecnologias em Sistemas de Internet, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Pesca.
Saiba como usar a nota do ENEM pra estudar no exterior.
Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.