Vestibular UFGD 2020: Confira orientações para o dia da prova!

As provas serão aplicadas em dois turnos, sendo o matutino voltado para a redação e o vespertino para as provas objetivas. Confira quais são as orientações para o dia da prova.

Publicado por Dinake Núbia em 19/11/2019 às 14:52:32

Vestibular UFGD 2020: Confira orientações para o dia da prova!

prova do vestibular da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) será aplicada no próximo domingo, dia 24 de novembro, em duas duas etapas: a prova de redação acontece das 8h às 10h30, e a prova objetiva das 14h às 18h. 

Para consultar o local de provas, o candidato deve acessar o endereço eletrônico da UGFD, somente por meio da área restrita. No documento, será possível verificar o endereço da unidade de aplicação, a sala e até mesmo a carteira. 

Os portões serão fechados pontualmente às 8h e às 14h, então recomenda-se que o candidato compareça ao local com antecedência mínima de 45 minutos.

De estar munido de documento original de identificação com foto, caneta esferográfica confeccionada em material transparente, com tinta preta ou azul escura. 

Caso o candidato não tenha documento oficial com foto, deverá apresentar um boletim de ocorrência policial com no máximo 30 dias de expedição.

Ele também deve ser submetido à identificação especial, sob pena de eliminação do concurso. Aqueles que apresentarem documentos com identificação duvidosa, também será submetido ao mesmo método.

São considerados documentos oficiais: 

  • Carteira ou Cédula de Identidade - expedida pela Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícias Militar, Civil e Federal; 
  • Carteira de Identidade Profissional - expedida pelos Conselhos de Fiscalização Profissional, Carteira Nacional de Habilitação atualizada, Certificado de Reservista, Passaporte, Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Não é permitido no dia das provas

No dia da realização das provas não será permitido que o candidato entre na sala com equipamentos eletrônicos ou recursos bibliográficos, bem como qualquer espécie de relógio, óculos escuros ou quaisquer itens de chapelaria.

Além disso, também não será permitido entrar no local de prova com armas de qualquer natureza, mesmo que apresente porte legal de armas. 

Provas do Vestibular UFGD 2020

Os conhecimentos testados serão nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química); Ciências da Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Artes, Educação Física, Espanhol ou Inglês, Língua Portuguesa, Literatura, Tecnologia da Informação e Comunicação); Matemática e suas Tecnologias; informática. 

As provas serão estatisticamente avaliadas, de acordo com o desempenho dos candidatos. Para a padronização das notas das provas serão adotados os seguintes métodos: 

  • Conta-se o total de acertos de cada candidato em cada área; 
  • Calculam-se a média e o desvio padrão dos acertos de todos os candidatos em cada área; 
  • Transforma-se o total de acertos de cada candidato em nota padronizada (NP). Para isso, calcula-se a diferença entre o total de pontos do candidato na área (A) e a média de pontos do grupo na área (𝛸), divide-se essa diferença pelo desvio padrão do grupo na área (S), multiplica-se o resultado por 100 (cem) e soma-se 500 (quinhentos).

Já na redação, será aplicada nota zero na prova do candidato que:

  • Não produzir o gênero textual, se solicitado; 
  • Fugir à temática e à tipologia propostas;
  • Empregar menos de 15 ou mais de 30 linhas em seu texto;
  • Apresentar, na Folha de Redação, qualquer marca, desenho ou sinal de identificação;
  • Não apresentar seu texto na Folha de Redação definitiva; 
  • Entregar a Folha de Redação em branco; 
  • Apresentar a redação com letra ilegível (traçados incompatíveis e/ou extremamente minúscula, etc.); 
  • Apresentar a redação com espaçamentos excessivos entre letras, palavras, linhas, parágrafos e/ou margens; 
  • Apresentar a redação apenas com números e/ou com códigos alheios à língua portuguesa escrita; 
  • Apresentar a redação escrita a lápis ou com cor de tinta diferente da azul escura ou preta; 
  • Apresentar redação que desrespeite os princípios dos valores humanos e da diversidade sociocultural, conforme a legislação vigente. 

Gabaritos Vestibular UFGD 2020

O gabarito preliminar será divulgado a partir das 17h do dia 25 de novembro, exclusivamente pela internet, no site da organizadora.

O período para apresentar recurso vai do dia 26 a 27 de novembro, conforme as especificações do edital. O gabarito definitivo será divulgado no dia 13 de dezembro de 2019.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.