Empresas oferecem 570 mil empregos temporários para o fim do ano

Rafael Thomas 26/10/2020 17:56:25 Brasil, Empregos, Trabalho Temporário Erramos?

De olho nas vendas de fim de ano as empresas de varejo abrem diversas vagas temporárias. Aumento com relação ao ano passado é de 23,86%.

Empresas oferecem 570 mil empregos temporários para o fim do ano
Capa: Empresas oferecem 570 mil empregos temporários para o fim do ano

Com a chegada das festas de fim de ano o comércio fica mais aquecido e as vagas temporárias ou intermitentes passam a ser uma excelente oportunidade de trabalho para quem está desempregado.

Segundo a Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), estima-se que neste ano terá um crescimento de 23,86% na criação das vagas temporárias em relação ao mesmo período no ano de 2018.

Um dos setores que mais abre vagas neste período do ano é o do comércio. Lojas de rua e dos shoppings aumentam o número das suas contratações para atender as demandas das vendas de fim de ano.

A projeção é que as vagas temporárias cheguem a 570 mil vagas em todo país.

São Paulo é o estado com o maior número de oportunidades com 366 mil postos de trabalho, seguidos pelo Paraná com 36.889 e em terceiro o Rio de Janeiro com 34.688.

As diferenças entre emprego temporário e efetivo

O trabalhador temporário possui todos os direitos do trabalhador efetivo, porém na hora de contratar existem algumas diferenças com relação ao trabalhador intermitente.

A primeira é que o trabalhador intermitente presta serviço esporadicamente e sem exclusividade. Sua contratação pode ser por dias, horas ou meses e para atuar em tarefas específicas.

Existem algumas características para o trabalho intermitente. A primeira é que o profissional deve ser acionado com pelo menos três dias de antecedência e tenha no mínimo 24h para responder se aceita o trabalho.

Outra diferença é que não existe jornada mínima, mas o trabalhador não pode ultrapassar às 8h diárias e nem às 44h semanais previstas em lei. Caso isso aconteça, a empresa deverá pagar as horas adicionais.

 Já o profissional temporário é contratado por um período determinado de tempo específico e está submetido a atender as necessidades da organização.

Também estão garantidos aos trabalhadores temporários férias, décimo terceiro, jornada de 8h de trabalho, hora extra, adicional por trabalho noturno, descanso semanal remunerado, seguro por acidente de trabalho, contribuição previdenciária e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Sem contar que se o profissional tiver um bom rendimento ele pode ainda ser efetivado.

Vale lembrar que mesmo com essa diferença, alguns advogados trabalhistas afirmam que os profissionais intermitentes não podem ser contratados como profissionais temporários.

Empresas oferecem 570 mil empregos temporários para o fim do ano

Lojas C&A

A rede de lojas C&A está disponibilizando mais de 5 mil vagas temporárias em todo Brasil.

As vagas são para operador de vendas e serviços, estoquista e operador de caixa. Os contratados irão atuar em uma das 280 lojas espalhadas no país.

Para concorrer a uma das vagas o candidato precisa ter mais 18 anos e atender aos pré-requisitos da função.

Os interessados podem se inscrever até o dia 16 de dezembro nos sites das empresas de recrutamento Emprego Ligado, GI Group, Luandre, Global e Umana Brasil.

Lojas Americanas

Outra grande do mercado que também está contratando são as Lojas Americanas. Os candidatos devem ter mais de 18 anos, ensino médio completo e disponibilidade de horário.

Para se cadastrar às vagas os candidatos devem acessar o site da B2W digital ou conseguir mais informações em uma das 1.580 unidades espalhadas por todo Brasil.

Casa & Video

A Casa & Video também está com diversas vagas abertas para a Região Sudeste. Os candidatos podem se cadastrar no próprio site da loja para vagas de operador de caixa, subgerente, operador fiscal, gerente de loja entre outras.

Caso tenha dificuldade de acesso a internet, muitas dessas lojas também recebem o currículo diretamente em suas filiais ou encaminham o profissional para as agências ou as lojas sede onde os processos seletivos são realizados.