MPF Recomenda Concurso Público com 2.054 vagas para IBAMA

Ministério Público Federal pede autorização para concurso público com 2.054 vagas para IBAMA.

Publicado por Sumaia Santana em 12/09/2019 às 16:30:01

A função do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) criado em 1989 é desenvolver políticas de preservação e conservação de recursos ambientais e conceder licenças ambientais.

A importância do IBAMA mostra-se maior com o crescimento de 203% do desmatamento da Amazônia e o aumento de 34% no número de queimadas no ano de 2018.

Tais fatos fizeram o Ministério Público Federal pedirem Paulo Guedes, Ministro da Economia a autorização para concurso público com 2.054 vagas no intuito de reforçar quadro de funcionários do IBAMA que se encontra defasado em relação à aposentadoria e idade dos funcionários.  

A recomendação do MPF traz ainda o pedido para que o IBAMA crie um cronograma e que a convocação dos aprovados seja de no máximo 180 dias.

Caso seja autorizado, as 2.054 vagas seriam distribuídas em três cargos: Técnico e Analista Administrativo e Analista Ambiental. Ainda não há indícios de que o Ministério da Economia autorize o concurso.

Atribuições dos cargos solicitados pelo MPF

  • Técnico Administrativo: atividades de suporte técnico e administrativo como organização de documentação, materiais, patrimônio, gestão de pessoas finanças e contabilidade;
  • Analista Administrativo: atividades administrativas e de logística como controle interno, gestão de pessoas, patrimônio, materiais, finanças e contabilidade;
  • Analista Ambiental: planejamento estratégico de regulação, controle, fiscalização, licenciamento, programas de educação ambientais e auditorias relacionadas aos recursos naturais.

Para o último concurso IBAMA foram 300 vagas para Técnico Administrativo distribuídas entre Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Rondônia, Santa Catatina, São Paulo e Tocantins.

Foram três habilitações/temas para o cargo de Analista Ambiental: Tema 1: Licenciamento Ambiental, Tema 2: Monitoramento, Regulação, Controle, Fiscalização e Auditoria Ambiental e Tema 3: Gestão, Proteção e Controle da Qualidade Ambiental

Para o Tema 1 foram 45 vagas (14 para o Rio de Janeiro e 42 para o Distrito Federal), 27 vagas para o Tema 2 (todas para o Distrito Federal) e 21 vagas para o Tema 3 (todas para o Distrito Federal).

Prova último concurso IBAMA 2012

Confira os assuntos abordados na prova do concurso IBAMA em cada cargo:

  • Técnico Administrativo: Língua Portuguesa, Noções de Informática, Atualidades, Matemática, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Legislação do Setor de Meio Ambiente, Noções de Administração, Orçamento, Finanças e Contabilidade Pública, Noções de Gestão de Pessoas e Noções de Arquivologia;
  • Analista Administrativo: Língua Portuguesa, Informática, Matemática, Raciocínio Lógico, Atualidades, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Legislação de Meio Ambiente, Administração Geral e Pública, Administração Orçamentária, Financeira e Orçamento Público, Gestão de Pessoas, Ética no Setor Público, Administração de Recursos Materiais;
  • Analista Ambiental: Língua Portuguesa, Atualidades, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Legislação do Setor de Meio Ambiente, Licenciamento Ambiental Federal, Socioeconomia Relacionada ao Licenciamento Ambiental Federal, Analista Ambiental foram Infraestrutura e Gestão Ambiental no Licenciamento Ambiental Federal, Informática, Raciocínio Lógico, Monitoramento, Regulação, Controle, Fiscalização e Auditoria Ambiental, Inglês, Gestão de Resíduos Sólidos, Proteção da Atmosfera, Poluição Sonora, Pedologia, Fitossanidade, Segurança Química, Química Ambiental e Ecotoxicologia.

Enquanto não vem a autorização para um novo concurso que tal resolver questões de concursos IBAMA?

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.