Gabarito concurso da PM BA e CBM BA 2020: Consulte o resultado!

Dinake Núbia 20/01/2020 12:34:49 Bahia, Gabaritos, Polícia Militar BA Erramos?

Gabarito do concurso da Polícia e Bombeiro da Bahia 2020 pode sair hoje (20) a qualquer momento. Resultado definitivo do e a homologação serão divulgados no dia 29 de abril.

Gabarito concurso da PM BA e CBM BA 2020: Consulte o resultado!
Capa: Gabarito concurso da PM BA e CBM BA 2020: Consulte o resultado!

A partir do dia 20 de janeiro estará disponível para consulta o gabarito preliminar das provas objetivas do concurso da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA).

Para consultar o candidato deve acessar o site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que organiza o certame. Consulte aqui o gabarito.

O Concurso Público é voltado para seleção de candidatos ao curso de formação de soldado da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, além do quadro de pessoal da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. 

A validade é de um ano, a contar da data da publicação da Homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Administração.

Recursos contra o gabarito da prova

O prazo para interposição de recursos quanto às questões e gabarito da prova objetiva, o candidato disporá dos dias 21 e 22 de janeiro.

A interposição deve ser feita através do endereço eletrônico do IBFC, na aba “Recursos”, preenchendo em formulário próprio disponibilizado para recurso transmitindo-o eletronicamente. 

Os pontos relativos a questões eventualmente anuladas serão atribuídos a todos os candidatos que fizeram a prova. Caso haja alteração alteração do gabarito, a resposta correta será corrigida de acordo com o gabarito oficial definitivo. 

Aprovação no concurso público

Será considerado aprovado no concurso público o candidato que obtiver a pontuação e a classificação mínima de 60% do total.

O resultado final será feito através da somatória da primeira etapa (prova objetiva), com a segunda (prova discursiva).

Na hipótese de igualdade de nota final entre candidatos serão aplicados critérios de desempate, tendo preferência, sucessivamente, o candidato que tiver: 

  • maior pontuação na prova de conhecimentos específicos; 
  • maior pontuação na disciplina da língua portuguesa; 
  • maior pontuação na prova discursiva;
  • mais idade, observando-se a data de nascimento, considerando dia, mês e ano; 
  • exercido efetivamente a função de jurado no período entre a data da publicação da Lei federal nº 11.689, de 09 de junho de 2008 e a data de publicação do Edital. 

Para conferir o resultado final, o candidato deve acessar o Diário Oficial do Estado da Bahia, disponibilizado no site do IBFC  e no Portal do Servidor, onde constarão as notas finais dos candidatos aprovados, por ordem decrescente de nota final, por Cargo/Quadro de Praças, Região de Classificação – Município/Sede e Sexo (masculino e feminino), assim como a classificação obtida. 

Requisitos para investidura no cargo

Após ser aprovado em todas as etapas do concurso, o candidato deve observar alguns requisitos e condições para o ingresso no Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, na condição de Aluno Soldado PMBA/CBMBA, sendo: 

  • ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos;
  • ter o mínimo de 18 e o máximo de 30 anos de idade; 
  • possuir estatura mínima 1,60 m para candidatos do sexo masculino e 1,55 m para candidatas do sexo feminino; 
  • ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições dos cargos, comprovada mediante exame médico-odontológico, testes físicos, exames psicológicos e investigação social;
  • possuir Carteira Nacional de Habilitação válida, categoria B; 
  • estar em pleno gozo e exercício dos direitos políticos; 
  • estar em dia com as obrigações eleitorais; 
  • estar em dia com os deveres do Serviço Militar para os candidatos do sexo masculino; 
  • possuir idoneidade moral, comprovada pela inexistência de antecedentes criminais;
  • não ter perdido cargo eletivo de governador e de vice-governador do Estado e de prefeito e de vice-prefeito, por infringência ao dispositivo da Constituição Estadual ou da Lei Orgânica do Município, nos últimos 08 anos; 
  • não ter sido demitido do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial, pelo prazo de 08 anos; 
  • Além de outras determinações do edital.