UEMS divulga vagas em cursos de Direito, Pedagogia e Ciências Sociais

Para concorrer a uma das 170 vagas para Direito, Pedagogia e Ciências Sociais o candidato deverá se inscrever através do Sisu 2020 a partir de 21 de janeiro usando a nota do Enem.

Publicado por Rafael Thomas em 20/01/2020 às 23:40:04

UEMS divulga vagas em cursos de Direito, Pedagogia e Ciências Sociais

A Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) no Campus Parnaíba oferta 170 vagas divididas em cinco cursos.

Os candidatos aprovados no ENEM podem se inscrever por meio do Sisu 2.020 aos cursos de Ciências Sociais divididos em bacharelado e licenciatura, Direito nos turnos manhã e noite e Pedagogia também para licenciatura.

Ao todo as oportunidades estão divididas em 50 vagas para o curso de Ciências Sociais, sendo 20 para bacharel, e 30 para licenciatura.

Para as vagas de bacharel, a universidade informa que as vagas serão destinadas da seguinte forma: 14 para ampla concorrência e seis para cotistas (duas indígenas e quatro para negros).

Já para as 30 vagas em licenciatura serão 21 para ampla concorrência e nove para cotistas (três para indígenas e seis para negros).

Para o curso de Direito a universidade colocou a disposição dos candidatos 80 vagas, distribuídas em 40 para cada turno. O curso de Pedagogia oferta 40 vagas ao todo.

Como cada curso oferece por 40 vagas por turno, a Universidade publicou nota informando que para cada um dos cursos acima serão disponibilizados 28 vagas para ampla concorrência e 12 para cotistas.

Quatro para indígenas e oito para negros. Vale ressaltar que os candidatos só podem se inscrever nas cotas se cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas.

Vagas já se encontram para inscrição no Sisu 2020

Caso o candidato tenha interesse em candidatar-se para concorrer a uma das vagas, as inscrições estarão disponíveis entre os dias 21 e 24 de janeiro. Para se cadastrar basta acessar o site http://sisu.mec.gov.br e consultar as vagas que deseja.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é uma iniciativa do Governo Federal, criado em 2009, com o objetivo de classificar os candidatos às vagas das universidades públicas do país.

Este sistema informatizado utiliza a nota do ENEM para que o aluno possa concorrer a uma vaga nas universidades gratuitas do Brasil.

Veja mais: Sisu 2020: Universidades do MS oferecem mais de 6.000 vagas.

Para participar da seleção do Sisu basta ter feito o ENEM. As inscrições gratuitas feitas pela internet acontecem duas vezes ao ano, uma em cada semestre, e usam como base a nota da prova do ano anterior.

O sistema não exige nota mínima para a inscrição. A única exigência é que o candidato não tenha zerado a redação.

As notas de corte são estipuladas pelas próprias universidades e levam diversos fatores em conta. Concorrência do curso e a qualidade da universidade baseada na sua nota no Ministério da Educação tendem a aumentar bastante a nota de corte.

Podendo em algumas carreiras chegar até 700 pontos. Já para cursos menos concorridos a nota de corte pode ser a partir de 500 pontos. Fatores como cotas, turno também podem influenciar na nota mínima para ingressar naquela determinada instituição.

As universidades também possuem autonomia para atribuir diferentes pesos às disciplinas cobradas no ENEM (Matemática, Ciências Humanas, Linguagens, Ciências da Natureza e Redação).

Nem sempre elas valerão a mesma pontuação. Então é preciso estar atento antes mesmo das provas para conseguir a vaga na faculdade dos seus sonhos.

Desde 2016 o Sisu também é usado para preencher as vagas ociosas nas universidades brasileiras. O sistema serve também para os candidatos que desejem fazer transferência externa.

Ou seja, aqueles alunos que já iniciaram seus estudos em uma universidade privada, mas desejam migrar para uma universidade pública.

Neste caso além da nota do ENEM, a universidade pode avaliar também o desempenho acadêmico do aluno e a nota que a universidade que ele estuda possui no Ministério da Educação.

Acompanhe aqui o cronograma do Sisu 2020

  • 21/01 a 24/01 - Período de inscrições.
  • 28/01 - Resultado da chamada regular.
  • 29/01 a 04/02 - Prazo para participar da Lista de Espera.
  • 07/02 a 30/04 - Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.