Concurso da PM-BA Saúde 2020: Confira aqui a divulgação do gabarito!

Dinake Núbia 26/01/2020 15:01:59 Bahia, Gabaritos, Polícia Militar BA Erramos?

Concurso é para o quadro de oficias (médicos e odontológicos) da área da saúde da Polícia Militar da Bahia (PMBA). Gabarito preliminar deve sair neste terça (27).

Concurso da PM-BA Saúde 2020: Confira aqui a divulgação do gabarito!
Capa: Concurso da PM-BA Saúde 2020: Confira aqui a divulgação do gabarito!

A partir desta segunda-feira (27/1) já estará disponível para consulta o gabarito preliminar das provas objetivas do concurso da Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA) para a Saúde.

O gabarito preliminar e o Caderno de Questões das Provas Objetivas serão divulgados no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). 

O concurso público é voltado para seleção de candidatos ao estágio de adaptação no posto de 1º Tenente do quadro de Oficiais de Saúde da Polícia Militar/Médico (QOSPM/Médico) e do Quadro de Oficiais de Saúde da Polícia Militar/Odontólogo (QOSPM/Odontólogo). 

Quando for submetido a carga horária de 40 horas semanais, a remuneração pode chegar a R$ 7.164,19. 

A validade é de um ano, a contar da data da publicação da homologação, podendo, antes de esgotado esse prazo de validade, ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Administração, por ato expresso do Secretário da Administração do Estado da Bahia e do Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia.

Recursos contra o gabarito da prova

O prazo para interposição dos recursos é dois dias úteis, devendo ser feito exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico do IBFC, na aba “Recursos”. 

Os pontos relativos a questões eventualmente anuladas serão atribuídos a todos os candidatos que fizeram a prova.

Quando resultar alteração do gabarito, a resposta correta será corrigida de acordo com o gabarito oficial definitivo, que deve ser divulgado no dia 12 de fevereiro de 2020.

Concurso ainda é composto por prova de títulos

Além das provas objetivas e discursivas que serão aplicadas no mesmo dia, o concurso ainda é composto por prova de títulos, de caráter classificatório.

O período para enviar os títulos é do dia 30 de março até o dia 1 de abril. 

Os candidatos convocados, deverão:

  • entrar com a senha criada no ato da inscrição e preencher o formulário de títulos disponível no site do IBFC, na aba “Editais e Publicações Oficiais”;
  • após o preenchimento, anexar as imagens dos documentos correspondentes para análise com a extensão JPEG ou PNG com o tamanho máximo de 2 MB (megabytes) por imagem.

Requisitos para o ingresso na Polícia Militar-BA

Após aprovação, o candidato deve estar atento e verificar se preenche alguns requisitos e condições para o ingresso na Polícia Militar: 

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;
  • ter o mínimo de 18 e o máximo de 30 anos de idade completos;
  • possuir estatura mínima 1,60 m para candidatos do sexo masculino e 1,55 m para candidatas do sexo feminino; 
  • ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições dos cargos/especialidades, comprovada mediante exame médico-odontológico, testes físicos, exames psicológicos e investigação social, sendo responsabilidade da Polícia Militar da Bahia;
  • possuir Carteira Nacional de Habilitação válida, categoria B; 
  • estar em pleno gozo e exercício dos direitos políticos; 
  • estar em dia com as obrigações eleitorais; 
  • estar em dia com os deveres do Serviço Militar para os candidatos do sexo masculino;
  • possuir idoneidade moral, comprovada pela inexistência de antecedentes criminais, atestada por certidões negativas expedidas por órgãos policiais e judiciais, estaduais e federais.
  • Entre outros aspectos contidos no edital.