Como funciona o Empréstimo Consignado para Servidor Público?

O empréstimo consignado é um dos vários benefícios que possui um servidor público. Veja algumas informações de como funciona, como solicitar e, em quanto tempo o dinheiro é liberado.

Dinake Núbia 06/10/2020 14:37:54 Brasil, Servidor Público, Empréstimo Consignado Comunicar erro

Como funciona o Empréstimo Consignado para Servidor Público?
Capa: Como funciona o Empréstimo Consignado para Servidor Público?

Com toda certeza um dos cargos que mais oferece estabilidade é o de servidor público. Um aprovado em concurso público conta com benefícios como:

  • Ajuda de Custo
  • Auxílio Alimentação
  • Auxílio Funeral
  • Auxílio Reclusão
  • Auxílio Transporte
  • Décimo Terceiro Salário
  • Afastamentos
  • Salário Família
  • Incorporação de Décimos
  • Retribuição mensal (área da Educação)
  • Vantagens Pecuniárias
  • Sexta Parte
  • Parcela isenta de Contribuição Previdenciária
  • PIS/PASEP
  • Reingresso
  • Complementação Aposentaria/Pensão

Além desses, o servidor público também conta com outra facilidade: o empréstimo consignado, que é uma categoria de crédito com as melhores taxas, prazos e benefícios do mercado.

O dinheiro extra muitas vezes é usado para quitar grandes dívidas ou realizar grandes sonhos, como a compra de um carro ou de uma casa própria.

E vale ressaltar, o crédito consignado para servidores públicos possui taxas até três vezes menores do que as aplicadas nos cartões de crédito, cheque especial e outras modalidades de empréstimo.

Como funciona o crédito consignado para servidores públicos?

Para o servidor público é mais fácil conseguir um empréstimo porque as empresas consideram a segurança trabalhista como um dos principais quesitos.

Essa modalidade de empréstimo desconta as parcelas diretamente da folha de pagamento salarial, aposentadoria ou pensão.

Como os juros e taxas estão associados ao risco do empréstimo, conceder o benefício a um servidor é mais interessante, já que a empresa terá o pagamento da parcela vinculado ao contracheque.

Em razão disso, um servidor paga juros bem mais baixos.

Servidores públicos que podem solicitar empréstimo consignado

Os servidores públicos são divididos em categorias, de acordo com a instituição. Tanto os servidores de nível Federal, Estadual e Municipal têm direito às facilidades do empréstimo.

É necessário apenas que o órgão em que o servidor atua tenha convênio com o banco credor do empréstimo.

Servidor Público Federal:

São os servidores pagos pela União, que ocupam cargos conquistados por concursos.  Estão inclusos na categoria os servidores Ativos, Inativos, Aposentados e Pensionistas.

Todos têm acesso ao empréstimo consignado, desde que atendam os seguintes requisitos: ter margem consignável; não ter contrato temporário; e a instituição pagadora (União) ter convênio com o banco que fará o empréstimo.

Servidor Público Estadual:

Os servidores do Estado, como já diz o próprio nome, são os que ocupam cargos estaduais, também conquistados por concurso público.

O empréstimo é concedido com facilidade à categoria e as parcelas são descontadas diretamente da folha salarial. Vale ressaltar que, neste caso, o Estado desconta a parcela do salário do servidor e repassa ao banco credor. 

Podem solicitar empréstimos os servidores estaduais Ativos, Inativos, Aposentados e Pensionistas, que possuem margem livre e o contrato de trabalho, ou benefício, não seja temporário.

Servidor Público Municipal:

São os que atuam em cargos municipais e são pagos pela Prefeitura. Nesta modalidade, o Município também desconta as parcelas da folha de pagamento e repassa ao banco que forneceu o empréstimo.

Como solicitar o empréstimo consignado?

Além das vantagens citadas no início do texto, um servidor público pode fazer contrato com o banco credor por até 96 meses, com as taxas de juros bem menores que no mercado.

O empréstimo pode comprometer somente 35% da renda mensal do servidor.

E vale lembrar: os servidores públicos podem ainda adquirir o cartão de crédito consignado.

Com isso, 30% da renda que pode ser utilizada em contratos de empréstimo; já a margem adicional de 5% é destinada exclusivamente para o uso com despesas ou saques no cartão de crédito.

Para solicitar o empréstimo, o servidor deve disponibilizar o banco uma série de documentos. Mas calma, até nessa parte o empréstimo para servidores oferece facilidades.

Os credores podem solicitar uma documentação a mais, mas no geral, os servidores devem apresentar: último comprovante de renda, comprovante de residência, documento pessoal com foto e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Em quanto tempo o dinheiro é liberado na conta?

Após a solicitação e assinatura do contrato, o servidor receberá o valor do empréstimo em até 4 dias úteis, na conta indicada. Ai é só aproveitar!

Outras classes podem solicitar empréstimo consignado?

Para deixar claro, além dos servidores públicos, que uma das classes mais beneficiadas com as facilidades no mercado, o empréstimo consignado também pode ser concedido a:

  • Aposentados e Pensionistas INSS;
  • Funcionários de empresas privadas que possuam convênio;
  • Militares das Forças Armadas.

Nessas outras categorias, o desconto das parcelas também ocorre diretamente da folha de pagamento salarial, aposentadoria ou pensão.