Passo a passo de como elaborar um currículo de primeiro emprego

Rafael Thomas 09/11/2020 10:00:24 Brasil, Empregos, Currículo, Primeiro Emprego Erramos?

Todos os dias, milhares de jovens tentam ingressar no mercado de trabalho, mas muitas vezes sem experiência profissional. Veja um passo a passo de como elaborar um currículo de primeiro emprego.

Passo a passo de como elaborar um currículo de primeiro emprego
Capa: Passo a passo de como elaborar um currículo de primeiro emprego

A busca pelo primeiro emprego para quem deseja ingressar no mercado de trabalho muitas vezes é uma saga. O jovem está cheio de disposição, ideais, sonhos, mas muitas vezes falta capacitação e experiência.

Mas isso não é o que impedirá o novato de conseguir o seu emprego.

Saber como elaborar um currículo para o primeiro emprego pode aumentar as chances de entrar no mercado de trabalho e conseguir a tão sonhada vaga.

O currículo é o seu cartão de visita e o primeiro contato entre você e a empresa contratante. Por isso, saber quais informações devem estar inclusas no seu currículo facilitam a vida do recrutador e vira um ponto positivo que pode gerar até uma entrevista.

Passo a passo de como elaborar um currículo de primeiro emprego

A cor e a fonte utilizada

A menos que você seja um profissional de criação, designer ou comunicação que são carreiras que em alguns casos aceitam currículos diferentes, a regra é sempre usar a cor preto.

E a fonte deve ser discreta como, por exemplo, Times New Roman, Arial ou Verdana.

O tamanho da fonte deve ser entre 10 e 12. Fique atento também com o padrão de formatação. Os espaçamentos devem ser os mesmos para cada categoria.

Recursos como negrito e itálico podem ajudar a chamar a atenção para tópicos ou informações que deseja ressaltar.

Cuidado com os erros de português

Saber dominar a sua língua pátria é fundamental. Recrutadores não perdoam erros de português como concordância verbal e nominal, grafia errada e erros de digitação.

Caso você não seja exímio conhecedor da língua portuguesa peça para alguém corrigir seu currículo depois de pronto.

Dados pessoais

Coloque seus dados corretos e organizados no primeiro bloco do currículo.

Nesta parte o candidato deve inserir seu nome completo, idade, estado civil, endereço com CEP, telefone para contato (celular, fixo ou para recado) e e-mail.

O e-mail cadastrado no seu currículo merece uma atenção especial. Opte por usar um endereço eletrônico sério.

Não é bom tom usar e-mails como lekeboladão@nonono.com.br ou gatinhasapeca@nonono.com.br. Prefira e-mails como nomecompleto@nonono.com.br ou nomecomercial@nonono.com.br.

Objetivo profissional

Objetivo é a área em que o candidato deseja atuar. É imprescindível que esta informação esteja no currículo. Seja direto e claro. Área comercial, comunicação, engenharia, telemarketing.

Mesmo que no primeiro emprego você esteja aceitando qualquer trabalho, coloque apenas um objetivo por currículo.

O ideal é que você faça cópias com objetivos diferentes, por exemplo, um currículo para área comercial e outro para área administrativa. Assim pode encaminhar o currículo certo para a vaga certa.  

Formação Acadêmica

Aqui você deve especificar a sua formação. Se possui ensino superior ou médio. No caso de estar cursando nível superior, subentende-se que você já passou pelo nível médio.

Logo essa informação não precisa ser colocada a menos que o seu nível médio tenha sido em algum técnico ou profissionalizante.

Coloque primeiro sempre a sua maior formação e a instituição que cursou ou está cursando.

Exemplo:

  • Superior em Engenharia de Produção ( cursando 2° Período) – Nome da Instituição e previsão de formatura.
  • Ensino médio em Técnico de Processamento de Dados  - Nome da Instituição e ano de conclusão.

Cursos extracurriculares

Para quem não tem experiência no mercado de trabalho os cursos extracurriculares podem ser bons coringas na hora de pleitear uma vaga.

Siga a ordem cronológica decrescente, ou seja, do mais recente para o mais antigo.

Valorize suas habilidades. Por exemplo, pacote office completo com ênfase em Excel com criação de fórmulas e planilhas. Ou ainda Inglês com nível intermediário com domínio de escrita e conversação.

No caso de língua estrangeira o indicado é não mentir sobre o seu nível, já que algumas vagas costumam aplicar testes de inglês, francês ou espanhol.

Não esqueça de mencionar o local que fez o curso.

  • Informática – Pacote Office – Instituição e ano de conclusão.

Experiência Profissional

Eis que chegamos em um ponto crucial no preenchimento do currículo de primeiro emprego. O que colocar nesta área já que muitas vezes o candidato não tem nenhuma experiência?

Calma que a gente te ajuda a resolver este problema. O ideal aqui é colocar seus trabalhos voluntários. É muito importante você mostrar o seu engajamento com as questões sociais.

As empresas costumam valorizar pessoas assim. Caso você tenha participado de algum projeto pode incluí-lo também nesta parte.

Outra informação que pode entrar nesta parte são os pequenos serviços, os chamados “bicos”.

Se você já ajudou em um comércio local ou mesmo em um trabalho familiar informal de vendas, essas informações podem ajudar ao recrutador a captar o seu perfil profissional e te convidar para participar da entrevista.

Não se deve colocar no currículo de primeiro emprego

Algumas informações devem ser evitadas e são totalmente desnecessárias.

  • Jamais coloque número dos seus documentos
  • Foto só deve estar no currículo se a vaga pedir. Portanto o modelo da foto deve ser uma 3X4 nome completo. Não precisa utilizar o título Currículo Vitae. Você pode substituir esta informação pelo seu
  • Não anexe certificados, normalmente as empresas solicitam cópias no ato da contratação.
  • Evite colocar pretensão salarial a menos que a empresa peça.
  • No caso de envio de vaga por e-mail. Opte por enviar seu currículo no corpo do e-mail. E se for anexá-lo é importante que ele esteja em PDF. O próprio Word converte automaticamente na sessão salvar como.
  • Não coloque nome dos pais, cônjuge, e nem quantidade de filhos.
  • Não date e nem assine seu currículo.