Teste Vocacional pode ser um aliado na hora de escolher a carreira

O teste vocacional pode auxiliar os jovens na escolha mais assertiva e com menor conflito interno a carreira a seguir. Veja qual é o objetivo, para que serve e os benefícios ao fazer.

Rafael Thomas 10/02/2020 11:05:00 Brasil, Dicas Erro

Quando éramos crianças certamente cansamos de responder a pergunta: O que você quer ser quando crescer? A resposta vinha repleta de profissões juntas.

Ator, bailarino, médico, motorista, professor. A gente achava que daria pra trabalhar em tudo na vida. Mas o tempo foi passando e fomos descobrindo que escolher uma profissão não é uma tarefa das mais fáceis.

Principalmente porque temos grandes chances de atuar nela pelo resto da vida. Então como fazer para escolher carreira certa? É para isso que existem os testes vocacionais.

Primeiro vamos entender o que significa a palavra vocação. Ela é derivada do latim vocare, que significa chamar, ou seja, uma inclinação a algo que leva uma determinada pessoa a escolher uma carreira ou uma profissão.

Por medo de fracassar e em busca de retorno financeiro muitos jovens acabam não levando em conta as suas aptidões e características na hora de escolher uma profissão e focam no mercado de trabalho ou ainda fazem a carreira escolhida pelos pais.

Mas é importante ressaltar que com o teste vocacional é possível ter um leque de opções e juntar o útil ao agradável. Estudar e trabalhar naquilo que gosta e ao mesmo tempo buscar o retorno financeiro necessário.

Qual é o objetivo do teste vocacional?

Normalmente muito buscado por adolescentes os testes vocacionais servem para da um norte e abrir possibilidades dentro das aptidões de cada um.

Existem dois tipos de teste. O primeiro é o chamado teste rápido que é possível ser encontrado online. Existem alguns sites que disponibilizam os testes gratuitos e podem ser uma grande ajuda na hora de escolher a profissão.

Outra opção é fazê-lo por meio de um acompanhamento profissional. Normalmente eles são aplicados por um psicólogo e irão te ajudar a combinar suas aptidões com seus perfis comportamentais e pessoais.

O teste com ajuda profissional além de ser mais completo também irá tirando as suas dúvidas com relação às questões que vierem a aparecer.

Outro papel importante de ter uma ajuda profissional nesta hora é que ele poderá te orientar nos conflitos que puderem aparecer.  É importante ressaltar que só um psicólogo tem a autorização de aplicar esses testes.

Por que fazer o teste vocacional?

Além de ser uma difícil decisão a ser tomada, é importante que o jovem tenha conhecimento de quem ele é, das suas limitações, maturidade e informação escolar que possam auxiliar nesta decisão.

Por exemplo, se alguém tenha uma grande dificuldade em atividades que relacionam cálculos ou em sua formação teve um déficit intelectual pode ser que carreiras onde se use boa parte numérica seja evitada.

Ou que antes de escolher aquela carreira o jovem possa tentar solucionar este ponto fraco para durante o curso escolhido não tenha tanta dificuldade e façam que a pessoa desista de cursar aquela determinada carreira.

O teste vocacional atua como ferramenta para tornar a decisão do jovem mais assertiva e com menor índice de mudança de curso.

É claro que não há nenhuma garantia de que o teste vocacional te dará 100% de certeza. Mas com o autoconhecimento e informações mais detalhadas a chance de escolher a carreira certa aumenta significativamente.

Os testes são realizados em sessões individuais ou em grupos onde são aplicados diferentes tipos de situações.

Alguns testes contêm questionários, atividades com foco mais lúdico, tudo para que o psicólogo consiga captar o máximo a essência do jovem e orientá-lo dentro do que ele deseja fazer.

A partir dos dados coletados o profissional poderá te dar o diagnóstico vocacional.

Veja os benefícios do teste vocacional

Além de ajudar a encontrar a carreira que mais se enquadra com o seu perfil e a sua inclinação vocacional, os testes auxiliam também na redução de ansiedade, na resolução de conflitos internos, no conhecimento a fundo de cada carreira e cada possibilidade que ela pode proporcionar, trabalhar com a inteligência emocional e alinhar as expectativas com o curso desejado.

Também há uma orientação para o mercado de trabalho.

Com os testes é possível ter um olhar diferenciado para cada profissão, conhecer o mercado profissional e os desafios que ele oferece, ajudar no planejamento de carreira e muitos outros benefícios.

Veja também...