Simulados e provas anteriores ajudam na aprovação de concurso?

Além de ajudar a conhecer os assuntos mais cobrados pelas bancas, realizar simulados, questões e provas anteriores ajuda a testar seus conhecimentos para o concurso desejado.

Publicado por Rafael Thomas em 11/02/2020 às 10:51:59

Simulados e provas anteriores ajudam na aprovação de concurso?

Passar em um concurso público é o objetivo de todo concurseiro que dedica horas a fio do seu dia se preparando para o certame.

A vida de quem se dedica a passar em concursos públicos está diretamente ligada a apostilas, aulas presenciais, videoaulas, redes sociais com dicas e macetes sobre questões e outros métodos que possam agregar conhecimento para a tão sonhada aprovação.

Mas o que muitos concurseiros não se atentam é para a resolução dos simulados e as provas anteriores do concurso que deseja prestar.

Pode parecer bobagem, mas saiba que conhecer o estilo de provas das bancas e dos concursos pode ajudar e muito na hora de conseguir a tão sonhada vaga.

Saber o conteúdo é claro que ajuda muito na hora de resolver as questões, porém o aprovado não é o que domina mais as leis, teorias e as regras e sim o que acerta mais questões.

Por isso, é preciso estar atento aos assuntos que a banca mais cobra e a forma que isso é apresentado durante a aplicação da prova. É nesta hora que entra a importância de resolver as provas anteriores e os simulados.

Por que é importante resolver as questões de simulado e as provas anteriores dos concursos?

Quando um certame é divulgado a banca selecionada divulga o edital com todo o conteúdo programático que será cobrado. O candidato intensifica os estudos e começa a estudar tudo o que está no edital.

A questão é que estes assuntos são divulgados de maneira ampla e genérica, que faz com que muitas vezes o candidato acabe perdendo tempo estudando assuntos que não são tão relevantes no concurso.

Quando o aluno dedica-se a resolver as questões da banca selecionada e as provas dos concursos anteriores, a sua chance de aprovação aumenta significativamente.

Isto porque é possível perceber quais assuntos são mais cobrados e em que nível de dificuldade isto é feito.

Um dos grandes benefícios é que o concurseiro no dia da prova terá mais familiaridade com o estilo e pode tirar vantagem sobre muitos candidatos neste aspecto.

Outro fator importante quando se praticam os simulados é perceber como as provas são montadas e quais termos e linguagens são mais utilizados pela banca. Isso auxilia muito o candidato na hora de resolver as questões da prova.

É de fato muito importante estudar a teoria, mas é praticando os exercícios que o cérebro costuma fixar as informações.

Outro benefício é que ao realizar simulados e provas anteriores é possível testar-se para saber quais são os seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado.

Que assunto o aluno está dominando bem e qual precisa de mais dedicação. Tornando-se um excelente termômetro para conhecer como anda o seu desempenho.

Como obter sucesso através das questões de prova?

É importante que ao se dedicar a realizar as provas dos concursos anteriores e os simulados o candidato não o faça de maneira aleatória.

É imprescindível que alguns fatores sejam levados em conta. O primeiro passo é programar o tempo. Estipule para a prova inteira o mesmo tempo que será utilizado na aplicação da prova no dia do certame.

Isso fará com que haja melhor controle e domínio do tempo disponibilizado para resolver a prova. Também será possível fazer uma média de quanto tempo poderá ser gasto nas realizações das questões.

Sabe-se que alguns concursos além de cobrar conhecimento são verdadeiras provas de resistência. Com enunciados enormes, palavras rebuscadas e cansativas, tudo para dispersar a atenção do candidato e desestabilizá-lo emocionalmente.

Por esta razão ao fazer os simulados será possível acostumar-se com o estilo de prova e não ter tanto desgaste físico, mental e emocional durante o certame.

Outro ponto positivo é que a prática sempre leva a perfeição. Quando se resolve um simulado o aluno pode errar porque é um treino e a partir do fracasso descobrir onde está o problema e corrigi-lo a tempo antes da prova.

Deve se levar em conta também que ao realizar estes testes é possível começar a perceber onde estão as famosas pegadinhas da banca.

Escolher um local apropriado para resolver o simulado também é muito importante. Lembre-se de estar em um ambiente em que possa ter total concentração para dedicar-se ao máximo a acerto das questões.

Outra dica importante é não usar nenhum material de apoio durante a realização do simulado. Então, nada de calculadora, régua, lembrete, anotação.

Evite qualquer coisa que possa fraudar o seu resultado. É importante também só conferir o gabarito após o término do teste.

É possível encontrar as provas, simulados e gabaritos gratuitos online. Basta dedicar-se um pouquinho e buscar nos sites especializados. Afinal, o grande favorecido depois da sua nomeação será você mesmo.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.