Coronavírus: Cebraspe confirma adiamento do concurso da PCDF 2020

A confirmação do adiamento do concurso PCDF 2020 foi feita pela Cebraspe após divulgação do decreto do governador de suspensão em algumas atividades no estado.

Publicado por Dinake Núbia em 12/03/2020 às 14:55:51

Coronavírus: Cebraspe confirma adiamento do concurso da PCDF 2020

Foi confirmado no início da tarde desta quinta-feira (12/3) o adiamento do concurso da Polícia Civil do Distrito Federal.

As provas estavam marcadas para o próximo domingo (15/3), mas foi suspensa conforme decisão do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)

O pronunciamento oficial da banca aconteceu um dia depois do decreto do governador Ibaneis Rocha, que suspendeu diversas atividades no Distrito Federal.

Veja o trecho do decreto: 

“Art. 2º Ficam suspensos, no âmbito do Distrito Federal, pelo prazo de cinco dias, prorrogáveis por igual período: 
I- eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público, com público superior a cem pessoas; 
II- atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades, das redes de ensino pública e privada;”. 

Veja a publicação onde informa sobre a suspensão, divulgada pelo Delegado Robson Cândido: 

"O Cebraspe informa que, em atenção do Decreto 40.509, de 11 de março de 2020, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e este Centro decidiram adiar as provas do certame para o cargo de Escrivão da PCDF, que ocorreriam neste domingo (15/3). O Cebraspe e a Polícia Civil lamentam o ocorrido e afirmam que estão empenhados em retomar o mais breve possível as atividades regulares do certame. Informações sobre o novo cronograma serão divulgadas oportunamente. "

Mais de 52 mil pessoas estão inscritas no concurso e grande parte vindos de outros estados para a realização da prova, que estava prevista para o próximo dia 15. 

Na manhã desta quinta-feira (12/3), o delegado Robson Candido, diretor-geral da PCDF, disse que a decisão de adiamento das provas ficava a cargo do Cebraspe, mas convidou os os candidatos a visitarem a sede da PCDF. 

Com o adiamento das provas objetivas, todo o cronograma do concurso deve ser alterado.

O gabarito preliminar estava previsto para ser divulgado na próxima segunda-feira (16/3), mas também não será disponibilizado.

As outras etapas do concurso também devem sofrer alteração. 

Ainda não há previsão para uma nova data de realização das provas objetivas. Mais detalhes sobre os novos passos serão divulgados em breve pela banca organizadora. 

O concurso da Polícia Civil DF 2020

O concurso da PCDF 2020 é destinado ao provimento de 300 vagas para o cargo de escrivão, com exigência de ensino superior completo, em qualquer área de formação.

Os salários oferecidos chegam até R$ 8.698,78. 

O concurso para PCDF é composto por sete etapas, sendo: 

  • Prova objetiva e discursiva, de caráter classificatório e eliminatório;
  • Prova prática de digitação, de caráter eliminatório;
  • Exames biométricos e avaliação médica, de caráter eliminatório;
  • Prova de capacidade física, de caráter eliminatório;
  • Avaliação psicológica e sindicância de vida pregressa, de caráter eliminatório;
  • Investigação social, de caráter eliminatório; 
  • Além de curso de formação profissional, de caráter eliminatório e classificatório.

O prazo de validade do concurso é de 18 meses, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.