Concurso IBGE 2020: Divulgado data para ressarcimento das inscrições

Veja como solicitar o reembolso caso já tenha efetuado o pagamento da taxa de inscrição. O concurso do IBGE 2020 foi adiado para 2021.

Publicado por Dinake Núbia em 30/03/2020 às 16:21:50

Concurso IBGE 2020: Divulgado data para ressarcimento das inscrições

O  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (25/3), uma data prevista para ressarcir as taxas de inscrições pagas pelos candidatos do concurso que estava previsto para 2020 e foi adiado para 2021. 

De acordo com o IBGE e o Cebraspe, banca organizadora, o valor deve ser ressarcido no próximo dia 18 de maio nas agências bancários do Banco do Brasil.

De acordo com o IBGE, as orientações serão disponibilizadas nas páginas oficiais do Órgão e do Cebraspe, além do e-mail de cada candidato. 

O certame foi adiado no dia 17 de março, devido a pandemia do novo coronavírus no Brasil, que prejudicou o andamento do concurso para 208 mil vagas. De acordo com o IBGE, o próximo Censo está previsto para dia 31 de julho de 2021. 

Confira a nota na íntegra divulgada pelo IBGE sobre o ressarcimento das inscrições: 

O IBGE e o CEBRASPE estão trabalhando em conjunto para viabilizar o ressarcimento dos valores pagos pelas inscrições com a maior brevidade possível.

O CEBRASPE vai encaminhar ao IBGE as informações cadastrais de cada um dos pagantes, para em seguida efetuar o reembolso, que estará disponível na forma de ordem de pagamento, a cada um dos candidatos, nas agências do Banco do Brasil.

Neste momento, a data prevista para a disponibilização do ressarcimento é dia 18 de maio de 2020. Reiteramos que todos os candidatos/pagantes serão integralmente ressarcidos, e as orientações para o recebimento dos reembolsos serão amplamente divulgadas a todos por e-mail e nas páginas oficiais e demais canais de comunicação do IBGE e do CEBRASPE.

Adiamento do concurso IBGE 2020

Foi adiado para 2021 a realização do concurso público para o Censo Demográfico de 2020, que é feito a cada 10 anos. O levantamento censitário terá início no dia 1º de agosto de 2021, com duração de três meses.

O certame, que foi temporariamente suspenso, prevê a vagas para recenseador e agente censitário. No total, são 208.695 mil vagas em caráter temporário. As oportunidades estão distribuídas em 5.569 municípios do Brasil.

Para o cargos de recenseador são oferecidas 180.557 vagas, com exigência de ensino fundamental completo.

Já para os cargos de agente censitário são disponibilizadas 28.138 vagas, sendo 5.462 vagas para a função de agente censitário municipal e 22.676 vagas para a função de agente censitário supervisor.

A validade do contrato para censitários é de cinco meses, podendo ser prorrogado, conforme necessidade. Já para os cargos de agentes a duração é maior, pois os profissionais treinarão os recenseadores.

O IBGE não divulgou informações sobre alterações na quantidade de vagas e salários para o próximo ano.

As provas estavam previstas para serem aplicadas nos dias 17 e 24 de maio, para agentes censitários e recenseador, respectivamente, mas foram adiadas e devem ser realizadas em 2021 em data que ainda não foi divulgada. 

O motivo do adiamento é a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que já tem mais de dois mil casos confirmados em todo o Brasil e mais de 60 mortes, conforme registros do Ministério da Saúde até a tarde de quinta-feira (26/3). 

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.