Concurso IPASG-RJ 2020: Prova é adiada e nova data prevista para maio

As provas do concurso IPASG-RJ 2020 estavam previstas para o início de maio. Os cargos são voltados para profissionais com níveis médio e superior.

Publicado por Dinake Núbia em 30/03/2020 às 16:32:10

Concurso IPASG-RJ 2020: Prova é adiada e nova data prevista para maio

A prova objetiva do concurso público do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de São Gonçalo, prevista para o próximo dia 3 de maio, foram adiadas pela banca organizadora, Instituto Consulpan. 

O motivo é a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que, até o momento, já fez mais de 17 vítimas fatais e 600 infectados no Rio de Janeiro. 

A nova data de aplicação ainda não foi divulgada, mas o cronograma do concurso será atualizado e disponibilizado no momento oportuno.

A suspensão das provas atende ao decreto do governador Wilson Witzel, do dia 13 de março, que estabelece medidas para o enfrentamento do coronavírus. 

Veja a nota na íntegra sobre o adiamento das provas: 

O INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE SÃO GONÇALO – IPASG, no uso de suas atribuições, em atendimento ao Decreto nº 46.970, de 13 de março de 2020, que estabelece medidas preventivas temporárias de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), informa o ADIAMENTO das Provas Objetiva, previstas para acontecerem no dia 03 de maio de 2020. A nova data para realização será oportunamente informada aos candidatos e interessados, assim como as demais informações e orientações pertinentes ao presente certame.

O concurso é voltado para profissionais com níveis médio e superior para contratação imediata e formação de cadastro reserva.

No total, 11 vagas estão sendo oferecidas, cujo salários podem chegar a quase R$ 2 mil, conforme cargo escolhido.

A validade do certame é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período conforme necessidade da Administração. A contratação será por meio de regime estatutário.

Etapas do concurso IPASG-RJ 2020

O concurso do IPASG-RJ é composto por etapa única, que é a aplicação das provas objetivas. A realização deve acontecer nas cidades de São Gonçalo e Niterói, assim que a nova data for divulgada pela banca organizadora. 

A prova objetiva de múltipla escolha é de caráter eliminatório e classificatório, voltada para todos os cargos.A prova terá valor total de 70 pontos, distribuídas em 45 questões, com 4 opções (A a D) e uma única resposta correta.

Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 50% de aproveitamento dos pontos das provas objetivas de múltipla escolha. 

Classificação concurso IPASG-RJ 2020

A classificação final dos candidatos será feita pela soma dos pontos obtidos nas provas escritas objetivas. Caso haja empate na classificação final, serão adotados os seguintes critérios desempate: 

  •  idade igual ou superior a 60 anos;
  • maior pontuação na prova objetiva de Conhecimentos Específicos;
  • maior pontuação na prova objetiva de Conhecimentos do cargo; 
  • maior pontuação na prova objetiva de Noções de Direito Previdenciário; 
  • maior pontuação na prova escrita objetiva de Língua Portuguesa;
  • maior idade, considerando dia, mês e ano.

Após ser aprovado e classificado dentro do número de vagas, o candidato deverá passar por exame médico pré-admissional caso seja convocado também deve apresentar todos os documentos solicitados na 1ª Fase.

O candidato que por qualquer motivo não apresentar a documentação e exames exigidos na 1ª e 2ª fases de convocação perderá automaticamente o direito à nomeação ou sob declaração de renúncia temporária, passará para o final da lista classificatória.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.