Pela primeira vez, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado também na versão digital, a informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira (31/3).
Assim como o Enem impresso o digital também tem uma série de regras estabelecidas, entre elas a realização em instituições de ensino determinadas pelo Inep.
Vamos entender mais como funcionará o novo método do Enem 2020.
Inscrições Enem 2020
De acordo com o cronograma do concurso, as inscrições devem começar no dia 11 de maio e seguem abertas até o dia 22 do mesmo mês.
No ato da inscrição, o candidato deverá indicar se opta ou não pela versão digital, que será aplicada para 100 mil participantes.
De acordo com estimativas do governo, até 2026 a prova deve estar 100% em versão digital. Entretanto, somente algumas cidades de alguns estados que receberão o modelo digital, sendo:
- Alagoas: Maceió
- Amapá: Macapá
- Bahia: Feira de Santana e Salvador
- Ceará: Fortaleza, Quixadá e Sobral
- Distrito Federal: Brasília
- Espírito Santo: Cariacica, Pedro Canário, Vila Velha e Vitória
- Goiás: Goiânia e Trindade
- Maranhão: São Luís
- Minas Gerais: Alpinópolis, Araxá, Belo Horizonte, Contagem, Ipatinga, Itajubá, Juiz de Fora, Montes Claros, Passos, Poços de Caldas, Sete Lagoas e Uberlândia
- Mato Grosso do Sul: Campo Grande
- Pernambuco: Recife
- Piauí: Parnaíba e Teresina
- Paraná: Apucarana, Curitiba e Francisco Beltrão
- Rio de Janeiro: Niterói, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e Volta Redonda
- Rio Grande do Norte: Natal
- Rio Grande do Sul: Bento Gonçalves, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul
- Santa Catarina: Brusque, Florianópolis, Joinville e São José
- São Paulo: Barueri, Bauru, Bebedouro, Campinas, Franca, Indaiatuba, Jaguariúna, Osasco, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Paulo.
Provas Enem 2020
De acordo com o cronograma, as provas na versão digital devem ser aplicadas em dois domingos consecutivos, sendo 11 e 18 de outubro. A versão impressa está prevista para os dias 1 e 8 do mesmo mês.
O Enem 2020 digital será aplicado em locais autorizados pelo Inep e não será possível fazer a prova em um computador particular.
O participante que optar por se inscrever no Enem 2020 digital, conforme disponibilidade de vagas para o estado e o município selecionado, não poderá se inscrever na edição impressa e, após concluir sua inscrição, não poderá alterar sua opção.
Na questão das avaliações, só serão corrigidas as redações transcritas para a folha de redação e as respostas efetivamente marcadas e confirmadas no sistema.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep e no aplicativo oficial do Enem até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas.
Cronograma Enem 2020
- Justificativa de ausência no Enem 2019 e solicitação de isenção da taxa de inscrição no Enem 2020 - 06 a 17/04/2020
- Resultado da isenção e justificativa - 24/04/2020
- Inscrições - 11 a 22/05/2020
- Pagamento da taxa de inscrição - 11 a 28/05/2020
- Solicitação para tratamento pelo nome social - 25 a 29/05/2020
- Aplicação das provas - 11 e 18/10/2020