Concurso Adapar 2020: Provas são adiadas pela Cebraspe. Confira!

Dinake Núbia 06/04/2020 19:29:40 Paraná, Concursos Públicos, Adapar, Cebraspe, Cespe Erramos?

O adiamento vai de encontro as recomendações da OMS de evitar aglomerações de pessoas. Ainda não há previsão para uma nova data de realização do concurso da Adapar 2020.

Concurso Adapar 2020: Provas são adiadas pela Cebraspe. Confira!
Capa: Concurso Adapar 2020: Provas são adiadas pela Cebraspe. Confira!

As provas objetivas do concurso público da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) foram adiadas nesta segunda-feira (6/4) devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

A informação foi repassada pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos e Previdência.

Conforme informações, as provas objetivas seriam realizadas no dia 10 de maio e foram adiadas por tempo indeterminado.

A nova data para realização das provas objetivas deve ser divulgada pela Administração em momento oportuno pela Cebraspe, banca organizadora do concurso, de acordo com acompanhamento da situação das orientações das autoridades do Estado.

A tomada de decisão considerou o panorama mundial da alta capacidade de propagação do novo coronavírus (Covid-19).

Além de levar em conta as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), para evitar aglomerações de pessoas.

Com o adiamento das provas objetivas, o gabarito preliminar, previsto para o dia 11 de maio, também teve que ser adiado. Ele deve ser publicado um dia útil após a realização das provas.

Vagas e provas do concurso

No total, 80 vagas são destinadas para profissionais com níveis médio e superior, aos cargos de fiscal de defesa agropecuária e assistente de fiscalização da defesa agropecuária. Os salários chegam até R$ 6.679,93.

A prova objetiva é de caráter eliminatório e classificatório, do tipo múltipla escolha, com cinco opções, sendo uma única correta.

Na folha de respostas, o candidato deve preencher o campo correspondente à resposta considerada por ele correta, de acordo com o comando da questão.

Após ser aprovado e classificado dentro do número de vagas, o candidato será convocado para avaliação médica, cuja etapa abrangerá exames de auxílio diagnóstico e clínicos, que terão datas e horários a serem divulgados posteriormente.

Os critérios para posse

Após ser aprovado, classificado e convocado para exames médicos dentro do número de vagas, o candidato ainda deve cumprir algumas exigências para ser empossado no cargo, sendo:  

  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos;
  • Estar em gozo dos direitos políticos
  • Ter 18 anos;
  • Possuir certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso de candidato do sexo masculino;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo;
  • Apresentar boa saúde;
  • Não possuir acúmulo de cargos;
  • Ter boa conduta.

O prazo de validade do concurso é de após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, por ato do titular da SEAP, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Administração Pública Estadual.

Casos de coronavírus no Paraná

De acordo com Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), até a tarde de domingo (5/4) o Paraná já apresentava dez mortes em decorrência do novo coronavírus, além de outros 445 infectados.

Conforme informações da secretaria, do total de pacientes que testaram positivo para a Covid-19, 77 estão internados, sendo 47 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, outros 183 casos suspeitos estão sendo investigados.

Desde o início de casos no estado, 4.781 casos já foram descartados, até a tarde do último domingo (5/4).

Os casos de coronavírus no Paraná estão subindo rapidamente, segundo informações, eles quase triplicaram em apenas uma semana.