Concurso Universidade Federal do Acre (UFAC) 2020: Certame é suspenso!

As provas objetivas do concurso Universidade Federal do Acre (UFAC) 2020 estavam previstas para o próximo dia 10 de maio. Confira o que deve ser feito.

Publicado por Dinake Núbia em 11/05/2020 às 11:36:05

Concurso Universidade Federal do Acre (UFAC) 2020: Certame é suspenso!

A Universidade Federal do Acre (UFAC) suspendeu a realização do concurso público devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), pois o aumento de casos no Acre tem acontecido significativamente.

Conforme o documento publicado, a Reitoria decidiu pela suspensão para resguardar a saúde e segurança das pessoas envolvidas no processo seletivo.

Ainda não há previsão para a retomada do certame, mas os candidatos devem acompanhar os informativos publicados no site oficial da Universidade Federal do Acre.

Além disso, a UFAC ainda disponibilizou dois canais para que os candidatos possam sanar as dúvidas que surgirem.

O e-mail é concurso.prodgep@ufac.br, ou então por telefone: (68) 99911-1075, em horário comercial.

Concurso Universidade Federal do Acre (UFAC) 2020

O concurso prevê o preenchimento de 6 vagas imediatas, sendo três para nível médio e três para nível superior. Os cargos são nas áreas de assistente em administração, médico veterinário, assistente social e técnico em assuntos educacionais.

Os salários variam de R$ 2.446,96 a R$ 4.180,66.

Além disso, são previstos benefícios como auxílio alimentação, auxílio transporte, auxílio pré-escolar para quem tem de até 5 anos, e incentivo à qualificação.

Conforme previsto no edital, as provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, estavam previstas para serem aplicadas no próximo dia 10 de maio, mas a nova data será divulgada oportunamente por causa da suspensão.

Nomeação e posse

Após ser aprovado e classificado dentro o número de vagas oferecidas, o candidato ainda deve comprovar alguns requisitos básicos exigidos no edital, que são:

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto da Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com conhecimento de gozo de direitos políticos;
  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidato do sexo masculino;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, apurada pela perícia médica. Somente poderá ser empossado o candidato aprovado que for julgado apto para o exercício do cargo, física e mentalmente, pela perícia médica;
  • Não acumular cargos, empregos e funções públicas;
  • Possuir a escolaridade exigida para o cargo, comprovada por meio de diploma ou certificado de conclusão de curso expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no Conselho de Classe respectivo ou na Delegacia Regional de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego;
  • Apresentar declaração de bens e valores, bem como a declaração de que não possui vínculo com o serviço público, salvo dentro do permitido constitucionalmente, com opção de vencimentos, se couber;
  • Não ter sido demitido do Serviço Público Federal, enquanto ocupante de cargo efetivo ou em comissão nos últimos cinco anos;
  • Não ter sido demitido ou destituído do cargo em comissão do Serviço Público Federal, nas hipóteses de crime contra a administração pública; improbidade administrativa; aplicação irregular de dinheiro público; lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional; e corrupção.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de publicação do resultado final no Diário Oficial da União (DOU), prorrogável por igual período, a critério da Administração da UFAC.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.