A Universidade Estadual de Goiás (UEG) decidiu suspender a realização do vestibular do segundo semestre de 2020 devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A decisão foi tomada pela presidência interina do Conselho Universitário (CsU/ UEG), que é ocupada por Valter Campos, reitor interino.
Conforme informado, a incerteza do atual cenário do estado em meio a pandemia afetou várias atividades, inclusive os serviços da universidade, o que inviabiliza o cumprimento dos prazos do calendário do certame.
Além disso, todas as razões para a suspensão do Vestibular 2020/2 foram detalhadas na resolução publicada pela Universidade, confira:
- A suspensão leva em conta o cenário causado pelo coronavírus e a imprevisibilidade de retorno à normalidade administrativa;
- Ainda considera os atos normativos expedidos pelas autoridades do estado estabelecendo medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus, onde é determinado o isolamento social, sem prazo para retorno;
- As dificuldades operacionais nos procedimentos preparatórios do processo seletivo, inclusive, para eventual aplicação das provas. Além disso, também há dificuldade nas atividades presenciais, como a seleção para isenção de taxas; elaboração, impressão e distribuição de cadernos de provas; recolhimento das respostas e gabaritos, correção e divulgação de resultados;
- A não prudência de uma possível execução remota das atividades e procedimentos do vestibular, pois não haveria como garantir a segurança e qualidade do certame;
- Por fim, os obstáculos para operacionalizar o ano letivo que já está em curso e também a formação de novas turmas.
Em 2019, as provas para o segundo semestre levito foram realizadas em maio.
Vestibular Universidade Estadual de Goiás (UEG)
A Universidade Estadual de Goiás (UEG) foi criada em 1999 e tem como missão desenvolver a cultura e formação de profissionais para se inserirem criticamente na sociedade, promovendo assim a realidade socioeconômica do estado e do Brasil.
Além disso, a Universidade ainda presa por princípios como o respeito à liberdade de pensamento e expressão; a universalidade do conhecimento; a pluralidade ideológica e acadêmica; igualdade de oportunidade no acesso, na participação e na permanência das atividades de pesquisa, ensino e extensão; Integração sistêmica entre educação, trabalho e atuação social; entre outros.
A UEG conta com diversos campis, distribuídos em todo estado, em cidades como:
- Goiânia
- Aparecida de Goiânia
- Trindade
- Anápolis
- Crixás
- Jaraguá
- Ceres
- Uruaçu
- Niquelândia
- Campos Belos
- Pirenópolis
- Silvânia
- Luziânia
- Senador Canedo
- Pires do Rio
- Caldas Novas
- Ipameri
- Itumbiara
- Quirinópolis
- Jataí
- Mineiros
- Santa Helena de Goiás
- Jussara
- Itapuranga
- Entre outras.
Todos os anos, a UEG oferta mais de 5 mil vagas para cursos de graduação, disponibilizadas para reingresso, transferência, intercâmbio e até mesmo para portador de diploma de graduação.
Cada modalidade exige um tipo específico de ingresso, que pode ser consultado no endereço eletrônico da universidade.