Retificado edital Seed PR 2020; 4 mil vagas para professores

Dinake Núbia 11/12/2020 07:50:22 Concursos Públicos, Pará, Seed Erramos?

A previsão é que as provas sejam realizadas no próximo dia 20 de dezembro. Aqueles que forem aprovados na primeira etapa ainda terão que passar pela segunda, que é a prova de títulos.

Retificado edital Seed PR 2020; 4 mil vagas para professores
Capa: Retificado edital Seed PR 2020; 4 mil vagas para professores

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed PR) retificou o edital do concurso público que prevê o preenchimento de mais de 4 mil vagas para professores.

Os salários disponibilizados para os cargos variam de R$ 11,23 a R$ 16,04, hora/aula, além de 4,68 de auxílio-transporte.

De acordo com a última retificação (IV) do edital a prova objetiva, que seria aplicada no dia 13 de dezembro, agora será realizado no dia 20 de dezembro de 2020.

Aplicação das provas

De acordo com o edital, o concurso é composto por duas etapas, sendo:

  • Provas objetivas, de caráter classificatório, de responsabilidade do Cebraspe;
  • Prova de títulos, de caráter classificatório, de responsabilidade da SEED/PR.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 20 de dezembro, nos municípios sede do Núcleo Regional de Educação (NRE).

As provas objetivas, de caráter classificatório, valerão 100,00 pontos e serão aplicadas para as disciplinas da Matriz Curricular para Professor de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para a Educação Especial, para a Educação Profissional e para Professor Pedagogo.

As questões das provas objetivas serão do tipo múltipla escolha, com cinco opções sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão. As questões serão corrigidas por meio de processamento eletrônico da folha de respostas.

Gabarito Seed PR 2020

De acordo com o edital, os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no endereço eletrônico do Cebraspe, banca organizadora do certame, a partir das 21h do dia 21 de dezembro de 2020.

O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, no endereço eletrônico do Cebraspe e seguir as instruções.

Nota final e classificação

A nota final no processo seletivo será feita pela soma das pontuações das duas etapas do processo seletivo, provas objetivas e prova de títulos.

Os candidatos classificados serão ordenados de acordo com os valores decrescentes das pontuações finais, em três listas:

1ª - Ampla concorrência, contendo a pontuação de todos os candidatos, inclusive candidatos inscritos para reserva de vagas para pessoas negras e para as pessoas com deficiência;
2ª - Com a pontuação dos candidatos inscritos para a reserva de vagas como pessoa negra;
3ª - Com a pontuação dos candidatos inscritos para a reserva de vagas como pessoa com deficiência.

Caso haja empate na classificação final, serão adotados os seguintes critérios de desempate:

  • Ter Idade igual ou superior a 60 anos;
  • Obtiver a maior nota na prova que estiver concorrendo;
  • Obtiver a maior pontuação na prova de títulos;
  • Tiver maior idade.

Investidura e posse

Para ser investido no cargo, o candidato deve ser aprovado em todas as etapas do concurso e ainda preencher os requisitos básicos do edital, que são:

  • Ser brasileiro nato, naturalizado ou, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos;
  • Ter no mínimo 18 anos completos e no máximo 75 anos incompletos no momento da convocação para a comprovação de títulos;
  • O candidato que, no momento da convocação, estiver com idade pertencente ao grupo de risco do coronavírus, segundo a legislação vigente, será considerado inapto temporariamente enquanto perdurar a situação emergencial de saúde;
  • Estar em gozo dos direitos políticos e civis;
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições da função.

Após ser investido no cargo, o contrato inicial terá prazo máximo de um ano, podendo ser prorrogado quantas vezes forem necessárias, desde que não exceda o período de dois anos.