Gabarito Concurso (Vestibular) Oficial dos Bombeiros RJ 2021

Dinake Núbia 07/01/2021 11:42:54 Gabaritos, Rio de Janeiro, Bombeiro RJ Erramos?

Gabarito poderá ser consultado no próximo dia 10 de janeiro de 2021. O concurso (CBMERJ – Vestibular Isolado 2021) é voltado para o cargo de Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro.

Gabarito Concurso Oficial dos Bombeiros RJ 2021
Capa: Gabarito Concurso Oficial dos Bombeiros RJ 2021

O Gabarito oficial da prova oficial do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro pode ser consultado no próximo dia 10 de janeiro de 2021, após a aplicação da prova objetiva, através do endereço eletrônico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Consulte aqui o gabarito.

O concurso (CBMERJ – Vestibular Isolado 2021) é voltado para o cargo de Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, tanto para candidatos de sexo masculino, quanto feminino.

No total, 25 vagas estão sendo disponibilizadas, sendo cinco reservadas para negros/ índios e outras três para candidatos com hipossuficiência econômica.

Recursos contra o gabarito oficial

De acordo com o edital, o candidato que desejar interpor recursos quanto ao gabarito, terá dois dias úteis após a divulgação oficial.

O recurso deverá ser devidamente fundamentado, contendo as razões pelas quais discorda do gabarito ou do conteúdo da questão. O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo.

Provas objetivas, redação e resultado final

A prova objetiva é composta por 50 questões nas seguintes áreas de conhecimento: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas. Além de prova de redação.

O resultado final é o somatório da pontuação obtida na prova objetiva e na prova de Redação. A prova objetiva tem valor máximo de 75 pontos e a prova de Redação 25 pontos.

Conforme consta no edital, só serão corrigidas as redações dos candidatos com as maiores pontuações na prova objetiva, dentro do limite de quatro vezes o número de vagas.

Exames físicos para oficial dos bombeiros

Os candidatos aprovados na primeira etapa do processo seletivo serão submetidos ao exame físico, que tem como objetivo selecionar os candidatos com vigor físico compatível com o exercício da atividade de Bombeiro Militar.

Veja quais exames mais reprovam em testes físicos militares.

Para a realização, o candidato deve apresentar atestado médico digitado, com data de até 30 dias de antecedência em relação ao primeiro dia de realização do exame físico.

Todas as provas do exame físico são de caráter eliminatório, sendo considerado inapto o candidato que não obtiver o índice mínimo em qualquer prova.

No dia da realização, o candidato deve comparecer no local do exame com cartão de confirmação da inscrição, carteira de identidade original e trajes apropriados como calção de ginástica, tênis, camiseta e sunga de banho ou maiô.

O exame físico é composto das seguintes provas para ambos os sexos:

Corrida de meio-fundo

  • O teste será realizado em uma pista de atletismo (400 m) ou em um local plano e sem obstáculos previamente demarcados;
  • O candidato deverá percorrer a distância de 2.400 m dentro do tempo estipulado;
  • Em nenhum momento o candidato poderá se ausentar do local da corrida, a não ser que seja autorizado pelo seu fiscal de voltas;
  • Durante o teste físico o candidato estará autorizado a correr, caminhar e parar.

Natação

  • O teste será realizado em uma piscina raiada de 25m ou de 50m, desde que aplicado em piscina de mesma dimensão para todos os candidatos;
  • Será autorizado ao candidato utilizar qualquer estilo para a realização do mesmo;
  • Os candidatos não poderão utilizar qualquer equipamento que o favoreça durante o teste.

Flexão e extensão de MMSS (barra fixa)

  • Especificações: barra fixa, cilíndrica, com o diâmetro mínimo de 3 cm e máximo de 3,5 cm; a distância mínima entre os postes de fixação da barra deverá ser de 1,10m.
  • Execução do exercício: na posição inicial, a barra deve ser segura com as mãos em pronação (palma das mãos para frente). Partindo da posição com os braços esticados e posicionados na largura dos ombros

Abdominal

  • Execução do teste: o candidato deverá manter durante todo o teste as pontas dos dedos (indicador, médio e anular) das mãos fixadas às têmporas, e ao realizar a flexão do tronco a frente o cotovelo deverá tocar os joelhos, logo após o candidato deverá retornar a posição inicial, onde será contabilizado o movimento correto;
  • Término do teste: Ao ser atingido o tempo de 01 minuto e 00 centésimo o fiscal acionará o apito com um silvo curto.

Nomeação do concurso oficial dos Bombeiros RJ 2021

A nomeação dos candidatos aprovados obedecerá à ordem de classificação geral obtida no concurso público, sendo que a cada fração de 5 candidatos, a quinta vaga fica destinada a candidato negro ou índio aprovado, e a cada fração de 10 candidatos, a décima vaga fica destinada a candidato com hipossuficiência econômica aprovado.

Em ambos os casos será obedecida a ordem de classificação nas respectivas listas específicas das vagas reservadas.