Cebraspe divulga gabarito das provas Concurso IBGE 2021. Confira!

Sumaia Santana | 02/05/2021 11:13:30 | Gabaritos, Brasil, IBGE, Agente de Pesquisa, Supervisor de Coleta | Comentar (0)

Gabarito da prova do concurso IBGE 2021 para os cargos de Agente de Pesquisa e Supervisor de Coleta e Qualidade estará disponível para consulta hoje a partir das 19h no site do Cebraspe.

Cebraspe divulga gabarito das provas Concurso IBGE 2021
Cebraspe divulga gabarito das provas Concurso IBGE 2021.

O gabarito preliminar do concurso IBGE 2021 da prova aplicada hoje para Agente de Pesquisa e Mapeamento e Supervisor de Coleta e Qualidade será divulgado à partir das 19h no site do Cebraspe, nesses links: Agente de Pesquisa e Supervisor de Coleta.

A Prova Objetiva para Agente de Pesquisa e Mapeamento teve 60 questões de múltipla escolha: 20 de Língua Portuguesa, 15 de Matemática e Raciocínio Lógico, 5 de Ética no Serviço Público e 20 de Geografia. 

Já a Prova Objetiva para Supervisor de Coleta e Qualidade teve 60 questões de múltipla escolha: 14 questões de Língua Portuguesa, 8 de Matemática e Raciocínio Lógico, 5 de Ética no Serviço Público, 5 de Noções de Informática, 14 de Noções de Administração e Situações Gerenciais e 14 de Geografia.

Para os dois cargos, o valor de cada questão é 1 ponto. Para ser aprovado na Prova Objetiva para Agente de Pesquisa e Mapeamento é preciso obter, no mínimo 18 pontos no total da prova e, no mínimo, 1 ponto em cada disciplina.

Critério de Desempate

Se houver empate, os critérios para reverter tal quadro são os seguintes:

  1. Idade igual ou superior a 60 anos completos até o último dia de inscrição;
  2. Maior nota nas questões de Geografia;
  3. Maior nota nas questões de Língua Portuguesa;
  4. Maior nota nas questões de Raciocínio Lógico;
  5. Tiver exercido a função de jurado, de acordo com o artigo 440 do Código de Processo Penal (Lei nº11.689/2008);
  6. Persistindo o empate, a preferência será pelo candidato com maior idade.

Conteúdo Programático

Conhecimentos gerais para os dois cargos

Língua Portuguesa: Interpretação de textos, Tipos e gêneros textuais, Coesão textual, Ortografia, Estrutura morfossintática do período, Classes de palavras, Concordância nominal e verbal, Regência nominal e verbal, Tempos e modos verbais, Reescrita de frases e parágrafos do texto;

Matemática e Raciocínio Lógico: Princípios de contagem, Razões e proporções, Regra de três simples, Porcentagem, Equações de 1º e 2º graus, Sequências numéricas, Progressões aritméticas e geométricas, Funções e gráficos, Estruturas lógicas, Lógica de argumentação, Analogias, inferências, deduções e conclusões, Lógica sentencial, Proposições simples e compostas, Tabelas-verdade, Equivalências, Leis de Morgan, Diagramas lógicos, Lógica de primeira ordem, Princípios de contagem e probabilidade, Operações com conjuntos, Raciocínio lógico envolvendo problemas geométricos, matriciais e aritméticos;

Ética no Serviço Público: Código de Ética do IBGE;

Geografia: Noções básicas de cartografia, Aspectos físicos e meio ambiente no Brasil, Organização do espaço agrário, Dinâmica da população brasileira, Formação territorial e divisão político-administrativa (organização federativa).

Conhecimentos Específicos: Supervisor de Coleta e Qualidade

Noções de Informática: Noções de Sistema Operacional (ambiente Windows), Textos, planilhas e apresentações (Pacote Office e LibreOffice), Navegadores (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e Microsoft Edge), Correio Eletrônico (Outlook), Busca e pesquisa, Redes sociais, Segurança da Informação;

Noções de Administração e Situações Gerenciais: Aspectos gerais da Administração, Funções administrativas, Processo decisório e resolução de problemas, Noções básicas de gerência e gestão de organizações de pessoas, Eficiência e funcionamento de grupos, Responsabilidade, coordenação, autoridade, poder e delegação, Avaliação de desempenho, Compromisso com a qualidade nos serviços prestados. 

Número de vagas e atribuições dos cargos

Estão em disputa 5623 vagas de ensino médio para Agente de Pesquisas e Mapeamento do IBGE com remuneração de R$1.387,50 e 552 vagas de ensino médio para Supervisor de Coleta e Qualidade com remuneração de R$3.100,00. 

As atribuições do cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento são visitar residências e estabelecimentos comerciais, industriais, serviços e rurais e órgãos públicos para entrevistar ou agendar entrevistas presenciais ou por telefone.

O profissional ainda deverá registrar os dados coletados em questionários impressos ou em dispositivo eletrônico e entregará as informações para seu superior.

As atribuições para o cargo de Supervisor de Coleta e Qualidade são organizar e planejar as atividades dos agentes, acompanhar e gerenciar as atividades diárias de seus subordinados, elaboração de relatórios, visitar os postos de coleta.

Veja mais: O que estudar para concursos do IBGE.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!