← Mais notícias

18 possíveis temas para a Redação do ENEM 2021

Por Sumaia Santana em 12/06/2021 09:53:13 | Enem, Brasil, Redação, Prova Enem

Confira um apanhado com 18 possíveis temas sugeridos para redação do ENEM 2021 deste ano. Movimentos antivacina, Fake news, Influenciadores digitais, Cultura do cancelamento... O que você acha?


18 possíveis temas para redação do ENEM 2021
18 possíveis temas para redação do ENEM 2021.

A redação do ENEM vale 1000 pontos e é muito temida pelos candidatos. Mas, uma das maneiras de se preparar é ter uma ideia dos assuntos que poderá ser abordado.

Por isso, fizemos este apanhado sobre os 18 possíveis temas para redação do ENEM 2021 para você ter mais sucesso! Veja também como fazer uma boa redação para o Enem 2021?

18 possíveis temas para a Redação do ENEM 2021

1. Movimentos antivacina

A toda hora somos bombardeados com fake news sobre a vacina contra a Covid 19.

Mensagens que circulam nas redes sociais e aplicativos garantem que o imunizante altera o DNA, provoca câncer, dentre outras mentiras. Por que ainda há tanto negacionismo em relação à ciência?

2. Fake news

Mesmo com tantos sites jornalísticos sérios, muita gente insiste em compartilhar informações de portais com credibilidade duvidosa. O que explica essa atração por notícias sensacionalistas? Quais os riscos das notícias falsas? 

3. Ensino à distância

A pandemia obrigou o fechamento das escolas. Com isso, a precariedade do ensino público aumentou, porque os alunos mais pobres, sem acesso à internet de qualidade ficaram para trás. Aqui o candidato deverá refletir sobre o assunto e propor uma solução. 

4. Evasão escolar

Muitos alunos de escolas públicas, principalmente dos bairros periféricos, têm pouco ou nenhum acesso à internet. Isso aumentou a evasão escolar, fato que culmina em profissionais desqualificados que, em busca de sobrevivência, aceitam subempregos. Quais são as medidas necessárias para reverter a evasão escolar?

5. Saúde mental

Os casos de depressão e ansiedade em todas as idades aumentaram, devido ao isolamento. As preocupações com o presente e o futuro literalmente tiram o sono e trazem à tona a importância de falarmos seriamente sobre saúde mental.

6. Movimentos antirracistas

Vira e mexe vemos denúncias de racismo. A violência contra os negros e movimentos antirracistas como o Black Lives Matter promoveram a discussão sobre em torno do racismo que é fruto da escravidão. Há solução para o racismo? Como preparar as pessoas para aceitarem a diversidade racial?

7. Condições sanitárias no Brasil

Mais da metade da população brasileira não tem o básico quando o assunto é saneamento. E quando há negligência das autoridades em relação ao saneamento básico, vemos pessoas com a saúde fragilizada. Reflexões sobre o por que do baixo investimento em saneamento é a missão do candidato. 

8. Influenciadores digitais

Eles mobilizam milhões de pessoas em suas páginas. Mas, será que eles de fato influenciam seus seguidores? Se essa influência existe, será que ela promove a formação do senso crítico das pessoas e como isso acontece? Ou será que os influenciadores digitais apenas alimentam a alienação? 

9. Cultura do cancelamento

Quem possui milhões de seguidores nas redes sociais perde força e dinheiro após um comentário ou atitude mal vista. Um bom exemplo recente é da influenciadora fitness Gabriela Pugliesi que teve prejuízos financeiros estimados em 3 milhões, após publicação de vídeos onde ela desdenhava da pandemia. O “cancelamento” é uma forma de protesto? Quais os riscos?

10. Ativismo nas redes sociais

As redes sociais deram voz a muita gente que mostra sua insatisfação com a política e questões ambientais. Contudo, será que palavras de protesto nas redes sociais adiantam alguma coisa? Será que discursar na internet não é um comodismo? Como usar as redes para mobilizar a população sobre temas que importam a todos?

11. Violência digital

Um caso recente é da cantora Luísa Sonza que foi alvo de ameaças na internet, após a morte do bebê prematuro de seu ex-marido, o comediante Whindersson Nunes. Postagens culpando a cantora pelo ocorrido e com ameaças de morte contra ela e sua família inundaram o perfil da artista. O que leva alguém a usar a internet para fazer ameaças? Como explicar o ódio por alguém desconhecido?

12. Conflitos indígenas

Os povos indígenas de todo o Brasil sofrem ataques. Estes são enquadrados em três categorias: contra a pessoa, contra o patrimônio e omissão do poder público. Quais são as atitudes que as autoridades devem tomar para proteger os índios? Por que pouco ou nada é feito para assegurar os direitos deles?

13. Crises ambientais

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente do IBAMA estão na mira da Polícia Federal. O motivo? Uma ação que investiga a venda ilegal de madeira para os Estados Unidos. Por que o meio ambiente não é levado a sério no Brasil? O que precisa ser mudado na legislação sobre o assunto?

14. Sustentabilidade

A busca por produtos fabricados com conceitos sustentáveis aumenta a cada ano. Os desafios de fazer esses produtos são muitos. Como tornar mais barato a fabricação de alimentos e objetos sustentáveis? Como ser mais sustentável no dia a dia de forma prática?

15. Questão do lixo

Aproximadamente 30% do lixo recolhido no Brasil pode ser reciclado, porém, somente 3% torna-se um novo produto. Por que a questão do lixo é um problema? Por que a reciclagem no Brasil não é algo concreto? O que fazer para incentivar?

16. Violência contra crianças e adolescentes

Criado com a Constituição de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente visa garantir a segurança física e psicológica desse público. Mas, ainda há muitos casos de menores que sofrem todos os tipos de violência. Por que a violência infanto-juvenil ainda é uma realidade? 

17. Educação domiciliar no Brasil

O caso da adolescente Elisa Flemer, de 17 anos, reacendeu a discussão. Adepta do homeschooling, ela tirou quase mil na redação do ENEM e foi aprovada na Faculdade de Engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). Mas, a jovem foi impedida de ingressar na faculdade por não ter o diploma do ensino médio. Veja como fazer uma Redação nota 1.000 mil.

18. Assédio moral e sexual

O presidente da CBF, Rogério Caboclo foi afastado no dia 06 de junho por 30 dias por causa de uma denúncia de assédio sexual feita por uma funcionária da Confederação Brasileira de Futebol. Por que o assédio ainda é algo tão recorrente? Será que existe uma “cultura” que leva homens a essa prática? O que fazer para combater? O que é feminicídio e qual a lei que tipifica esse crime?

17. Valorização do idoso

A terceira idade ainda é vista com preconceito. Por que muita gente ainda pensa que a velhice é algo ruim? Como as famílias podem valorizar seus idosos? Quais são as atitudes que devem ser tomadas pelas autoridades de saúde pública?

18. Desafios para o turismo na pós-pandemia

Algumas pessoas estão viajando a trabalho na pandemia. Contudo, a pergunta que fica é “como será o turismo após a pandemia”? Será que as coisas voltarão a ser como antes? Ou será que o distanciamento continuará por algum tempo?

Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 12/06/2021 09:53:13
Redatora Web
Redatora freelancer com conhecimentos em SEO para produção de textos. Experiência na criação de artigos sobre concursos públicos, saúde física e mental, alimentação, autoconhecimento, seguros, locação de imóveis, construção/reforma e materiais de construção.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!