← Mais notícias

Como estudar para provas do ENEM 2021 fazendo simulados?

Por Sumaia Santana em 06/07/2021 17:08:10 | ENEM, Brasil, Estudar, Simulado

Saiba por que estudar para o ENEM 2021 fazendo simulados faz toda a diferença. Confira dicas de como tirar o melhor dessa ferramenta de questões.


Aprenda como estudar para provas do ENEM fazendo simulados
Aprenda como estudar para provas do ENEM fazendo simulados.

Ensinaremos você a como estudar para o ENEM fazendo simulados. É um método muito eficaz de estudo, quando usado da maneira correta. Aqui no Gabarite temos centenas de simulados para o Enem 2021.

Descubra por que incluir os simulados na sua rotina de preparação para o ENEM 2021 e confira dicas de como aproveitar essa ferramenta.

O que são simulados do ENEM?

Os simulados do ENEM são simulações das provas do Exame Nacional do Ensino Médio com questões nos mesmos moldes, ou então, com questões aplicadas em edições anteriores.

Antes da pandemia, haviam muitos simulados presenciais aplicados por escolas. Mas, mesmo antes desse cenário, os simulados on-line já se faziam presentes.

5 razões para estudar fazendo simulados

Quando dentro de uma estratégia, as simulações das provas ajudam e muito o candidato. Confira 5 razões para fazer simulados do ENEM 2021:

1. Se familiarizar com a estrutura das questões

As questões do Exame Nacional do Ensino Nacional possuem estrutura diferente das várias bancas organizadoras de vestibulares e concursos.

Por isso, entrar em contato com a estrutura da prova do Exame Nacional do Ensino Médio é uma vantagem e tanto na preparação. 

2. Testar a fixação dos conteúdos

Ficar só na teoria não traz a dimensão do quanto você aprendeu.

Quem não pratica a teoria corre o risco de sentir-se estagnado e os estudos transformam-se em momentos maçantes e o pior, começa a nascer a sensação de não estar entendendo nada.

Daí a importância de “colocar a mão” na massa e ver o quanto de conteúdo está fixado. 

3. Identificar pontos fracos

Ao resolver questões semelhantes ou já aplicadas no ENEM em outros anos, o candidato consegue ver quais disciplinas merecem mais atenção. Por isso, nem pense em deixar de fazer simulados.

4. Administrar o tempo

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio é aplicada em dois dias e cada um tem 5h30 de duração. Esse tempo é para responder às perguntas, fazer a redação e passá-la para a folha de respostas.

É uma verdadeira maratona que exige muito preparo físico e mental. Os simulados ajudam a escolher a melhor estratégia para você: começar pelas perguntas ou pela redação.

5. Preparar o físico e o psicológico

Quem se dedica aos simulados chega nos dois dias melhor preparado física e psicologicamente. Isso porque a realização dos simulados exige comportamento igual ao adotado nas provas (explicaremos isso melhor no próximo tópico!).

7 dicas para fazer os simulados do ENEM 2021

Agora que você já entendeu a importância, confira essas 7 dicas para fazer simulados do ENEM 2021:

1. Defina quantos irá fazer por semana

Tenha metas realistas. Não adianta falar que vai fazer 4 por semana, quando sua realidade não permite. Fazer 1 simulado com toda concentração e consciência é melhor do que encarar vários de qualquer jeito.

2. Determine um dia para fazer os simulados

Como as provas do ENEM são aplicadas no sábado e domingo, por que não escolher um desses dias para treinar?

De preferência, dedique-se ao simulado no mesmo horário. No primeiro dia, a prova começa às 13h30 e termina às 19h e, no segundo dia, começa às 13h30 e termina às 18h.

3. Faça simulados dos dois dias

Quanto mais contato você tiver com a estrutura das provas, melhor. Portanto, procure simulados que sejam iguais, ou pelo menos parecidos com o que você encontrará nos dois dias.

4. Simule as condições das provas

Nada de fazer os simulados de pijama ou em frente a TV. Vista-se da mesma forma que você fará para as provas e desligue a televisão. Se a intenção é entrar em contato com o clima do ENEM, faça isso por completo.

5. Peça colaboração da família

Explique à sua família que os simulados fazem parte da sua preparação para o ENEM, e que você precisa de dedicação total. Diga que ficará entre 5 e 5h30 respondendo questões e que não pode ser interrompido.

6. Tenha água e lanches saudáveis por perto

Faça uma alimentação saudável antes dos simulados. Fazer a prova com o estômago vazio ou muito pesado poderá trazer sonolência e outros sintomas que comprometerão seu desempenho.

Em relação aos lanches, prefira as barras de cereal, frutas com casca já picadas, sanduíches com pão integral e recheios leves, nozes e castanhas. Se gostar de chocolate, priorize os meio amargos. 

7. Cronometre o tempo

Tenha um cronômetro com você e respeite isso. Essa estratégia permite calcular quanto tempo leva para responder as questões de cada disciplina, fazer a redação e preencher a folha de respostas.

Cronometrar o tempo faz você decidir se vai começar pelas questões ou pela redação.

O que estudar para a prova do ENEM 2021?

O ENEM 2021 será nos dias 21 e 28 de novembro. Serão 180 perguntas, sendo 45 em cada uma das quatro áreas do conhecimento: 

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Os conteúdos costumeiramente abordados são:

Linguagens, Códigos e Tecnologias

  • Língua Portuguesa: Interpretação textual, Gêneros textuais, Análise de discurso, Estrutura e formação das palavras, Figuras de linguagem, Pontuação, Morfologia, Sintaxe, Semântica;
  • Literatura: Origens do Realismo e Realismo Machadiano, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Naturalismo, Modernismo e Pré-Modernismo, Parnasianismo e Simbolismo, Literatura contemporânea, Obras literárias clássicas brasileiras;
  • Artes: Arte contemporânea, Arte nos séculos XV e XVI, Relações entre os vários tipos de arte;
  • Tecnologias da Informação e Comunicação: Influência da mídia na relação com o corpo;
  • Educação Física: Esporte e espetáculo, Cuidados com o corpo.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

  • História Geral: Baixa Idade Média, Grécia e Roma, Revolução Industrial, Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana, Imperialismo, Primeira e Segunda Guerra, Guerra Fria, Sistemas totalitários na Europa do século XX;
  • História do Brasil: 1º e 2º Reinado no Brasil, Sistema e economia colonial, Regime militar, Governos pós-regime militar, Era Vargas, República Velha;
  • Geografia: Questões ambientais e mudanças climáticas, Origem e conceito de sustentabilidade, Urbanização, Cartografia, Ordem mundial e conflitos, Economia agro-exportadora do Brasil, Indústria e industrialização no Brasil, Hidrografia, Problemas urbanos;
  • Filosofia: Aristóteles e escola helenística, Escola sofística, Sócrates e Platão, Filosofia contemporânea, Escola de Frankfurt, Filosofia Medieval;
  • Sociologia: Sociologia contemporânea, Economia e sociedade, Cidadania.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

  • Química: Ligações químicas, Unidades de concentração, Radioatividade, Cadeias carbônicas, Soluções, Oxidação, Eletroquímica, Compostos orgânicos, Reações orgânicas;
  • Física: Ondas, Eletricidade, Hidrostática, Óptica, Mecânica, Acústica, Calorimetria, Refração e lentes, Cinemática vetorial, Forças magnéticas, indução e fluxo, Instrumentos ópticos e óptica da visão;
  • Biologia: DNA e RNA, Genética e mutações, Imunização, Ecologia e sustentabilidade, Ciclos do carbono, do nitrogênio e da água, Proteínas e enzimas, Bioma.

Matemática e suas Tecnologias

  • Grandezas proporcionais e médias algébricas;
  • Funções;
  • Noções básicas de Estatística;
  • Probabilidade;
  • Análise combinatória;
  •  Áreas de figuras planas e polígonos;
  • Circunferências;
  • Função de 2º grau e inequações;
  • Aritmética;
  • Cilindros;
  • Funções trigonométricas (seno e cosseno);
  • Geometria espacial;
  • Logaritmos;
  • Retas;
  • Potenciação e conjuntos numéricos.
Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 06/07/2021 17:08:10
Redatora Web
Redatora freelancer com conhecimentos em SEO para produção de textos. Experiência na criação de artigos sobre concursos públicos, saúde física e mental, alimentação, autoconhecimento, seguros, locação de imóveis, construção/reforma e materiais de construção.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.