← Mais notícias

O que estudar para o concurso do Banco do Brasil 2021?

Saiba o que estudar para a prova do concurso do Banco do Brasil 2021 e conheça as características da banca do certame, a FUNDAÇÃO CESGRANRIO.


O que estudar para o concurso do Banco do Brasil 2021?
O que estudar para o concurso do Banco do Brasil 2021?.

O edital do concurso do Banco do Brasil 2021 já foi publicado. A banca é a FUNDAÇÃO CESGRANRIO que foi responsável pelos dois últimos concursos do BB, realizados em 2015 e 2018.

Conhecer as características da organizadora é muito importante para saber o que estudar para o concurso do Banco do Brasil, neste texto você conhecerá a estrutura das provas, conteúdos abordados e alguns dos autores utilizados.

Breve histórico da Fundação CESGRANRIO

A FUNDAÇÃO CESGRANRIO é uma instituição educacional, cultural e assistencial sem fins lucrativos. Sua origem é o Centro de Seleção de Candidatos ao Ensino Superior do Grande Rio - Cesgranrio, cuja fundação foi em outubro de 1971. 

Nos anos 80 começou a atuar nos concursos públicos, tendo organizado certames do Banco do Brasil, IBGE, Petrobras, Caixa Econômica, Banco Central, BNDES, Banco da Amazônia, Liquigás, entre outras empresas.

A FUNDAÇÃO CESGRANRIO também se dedica aos vestibulares, pesquisas e certificações de profissionais. Mais de 80 milhões de pessoas foram submetidas a algum tipo de avaliação da instituição.

Ela ainda integra o consórcio organizador do ENEM, o qual também faz parte a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a VUNESP (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista). 

Perfil e nível de dificuldade das provas

Os enunciados das provas da CESGRANRIO são bem objetivos e têm de duas a três linhas. A exceção são os enunciados das questões de Língua Portuguesa que costumam ser mais longos, porque são apoios para elaboração das respostas.

Geralmente as questões são de múltipla escolha, com cinco alternativas e somente uma correta. A banca, às vezes, repete perguntas nos certames que organiza, mais um motivo para estudar provas anteriores.

Sobre o nível de dificuldade, as provas da FUNDAÇÃO CESGRANRIO são de nível médio, comparadas com as temidas perguntas elaboradas pela FGV e CEBRASPE.

Ainda assim, isso não significa que o concurseiro não precisa fazer esforço. As provas dos concursos da CESGRANRIO têm imagens e gráficos. 

Conteúdos abordados pela FUNDAÇÃO CESGRANRIO

  • Língua Portuguesa: Costumam ser aplicados assuntos como Linguística textual, Acentuação, Pontuação e Regência. Nas questões de Língua Portuguesa, os candidatos deparam-se com charges de jornais.
  • Matemática: O conteúdo não é considerado muito difícil, porém, exige capacidade analítica e facilidade para interpretar gráficos e tabelas.
  • Direito: Os textos da lei são os focos; Doutrina é outro assunto exigido. 
  • Inglês: É considerada mais complexa. Quem possui dificuldade de interpretação de texto no idioma precisa reforçar a preparação. 
  • Informática: As questões de Informática são tidas como simples. Os tópicos cobrados são Pacote Office, conceitos gerais de Internet e Segurança da Informação. 
  • Atualidades: As perguntas são sobre o cotidiano, obrigando o candidato a acompanhar com atenção fatos noticiados nos telejornais e jornais impressos e on-line. Os textos do enunciado, às vezes são do Jornal O Globo.

Concurso Banco do Brasil 2021: Estrutura da prova

A Prova Objetiva e a Redação do concurso Banco do Brasil 2021 serão aplicadas no dia 26 de setembro.

Como o concurso BB 2021 é para o cargo de Escriturário (nomes de relacionamento Agente de Tecnologia e Agente Comercial), os blocos de questões são diferentes, confira:

Escriturário - nome de relacionamento Agente de Tecnologia (microrregião DF-TI)

1ª Etapa: 70 questões de múltipla escolha totalizando 100 pontos

Conhecimentos Básicos: total de 32,5 pontos

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Língua Inglesa: 5 questões;
  • Matemática: 5 questões;
  • Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões.

Conhecimentos Específicos: total de 67,5 pontos

  • Probabilidade e Estatística: 5 pontos;
  • Conhecimentos Bancários: 5 pontos;
  • Tecnologia da Informação: 35 questões.

Escriturário - nome de relacionamento Agente Comercial 

1ª Etapa: 70 questões de múltipla escolha totalizando 100 pontos

Conhecimentos Básicos: total de 32,5 pontos

  • Língua Portuguesa: 10 questões;
  • Língua Inglesa: 5 questões;
  • Matemática: 5 questões;
  • Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões.

Conhecimentos Específicos

  • Matemática Financeira: 5 questões;
  • Conhecimentos Bancários: 10 questões;
  • Conhecimentos de Informática: 15 questões;
  • Vendas e Negociação: 15 questões.

O que estudar para o concurso do Banco do Brasil 2021?

Conhecimentos Básicos para Agente de Tecnologia e Agente Comercial

  • Língua Portuguesa: Interpretação de textos, Ortografia, Classe e emprego de palavras, Crase, Sinais de pontuação, Concordância e Regência nominal e verbal, Colocação dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise);
  • Língua Inglesa: Vocabulário fundamental e gramática básica para interpretação textual;
  • Matemática: Números inteiros, racionais e reais, problemas de contagem, Sistema legal de medidas, Razões e proporções, Regra de três simples e composta, Porcentagem, Lógica proposicional, Relações de conjuntos, Matrizes e determinantes, Sistemas lineares;
  • Atualidades do mercado financeiro: Os bancos na Era Digital (tendências e desafios), Internet e mobile banking, Novos modelos de negócios, Fintechs, startups e bigtechs, Sistema de bancos-sombra, Correspondentes bancários, Marketplace, Sistema de pagamentos instantâneos (PIX), Dinheiro na era digital (blockchain, bitcoin e outras criptomoedas).

Conhecimentos Básicos

Os Conhecimentos Específicos são diferentes, pois trata-se de dois focos distintos para o mesmo cargo. Você pode acessar os Conhecimentos Específicos e demais informações no edital concurso BB 2021.

Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 28/06/2021 13:41:26
Redatora Web
Redatora freelancer com conhecimentos em SEO para produção de textos. Experiência na criação de artigos sobre concursos públicos, saúde física e mental, alimentação, autoconhecimento, seguros, locação de imóveis, construção/reforma e materiais de construção.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!