← Mais notícias

Gabarito e Recursos: Concurso Prefeitura de Osasco-SP 2021

O prazo para recursos contra o gabarito é de 12 a 13 de agosto, no site da organizadora do certame, Fundação VUNESPE.


Foram 19.902 inscritos para cinco cargos
Foram 19.902 inscritos para cinco cargos.

A prova do concurso Prefeitura de Osasco foi aplicada dia 08 de agosto. O gabarito estará disponível a partir das 10h do dia 11 de agosto na página da Fundação VUNESP.

O prazo para recursos contra o gabarito é de 12 a 13 de agosto, no site da organizadora do certame, devendo o candidato clicar em “Área do Candidato - Recursos” e seguir as orientações.

No total, foram 19.902 inscritos para cinco cargos de ensino fundamental e médio: Cozinheiro, Servente de Escola, Zelador de Escola, Inspetor de Alunos e Oficial de Escola.

A estatística de candidatos por função é a seguinte:

  • Cozinheiro (ensino fundamental): 2143 inscritos;
  • Servente de Escola (ensino fundamental): 3418 inscritos;
  • Zelador de Escola (ensino fundamental): 1019 inscritos;
  • Inspetor de Alunos (ensino médio): 4510 inscritos;
  • Oficial de Escola (ensino médio): 8812 inscritos.

Como foi a prova?

A Prova Objetiva de caráter eliminatório e classificatório foi composta por questões de múltipla escolha com 4 ou 5 alternativas (a depender do cargo) e somente 1 alternativa correta.

O quadro de questões aplicadas foi o seguinte:

  • Cozinheiro: 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 10 questões de Conhecimentos Específicos do cargo e Prova Prática;
  • Servente de Escola: 15 questões de Língua Portuguesa e 15 questões de Matemática;
  • Zelador de Escola: 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática e 10 questões de Conhecimentos Específicos do cargo;
  • Inspetor de Alunos: 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática e 20 questões de Conhecimentos Específicos cargo;
  • Oficial de Escola: 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 05 questões de Noções de Informática e 15 questões de Conhecimentos Específicos do cargo.

O valor da prova é 100 pontos e, para ser aprovado é preciso obter nota igual ou superior a 50 pontos, além de não zerar em nenhuma disciplina.

Havendo empate, os critérios para desempate, exceto para Cozinheiro e Oficial de Escola são:

  • Idade igual ou superior a 60 anos, entre si e frente aos demais, tendo a preferência, o mais velho;
  • Maior nota nas questões de Conhecimentos Específicos;
  • Maior nota nas questões de Língua Portuguesa;
  • Maior nota nas questões de Matemática;
  • Mais idoso entre os candidatos menores de 60 anos.

Para Cozinheiro, a maior nota na Prova Prática é anexada aos critérios de desempate dos demais cargos.

Já os critérios de desempate para Oficial de Escola é a nota mais alta nas questões de Informática mais os demais critérios citados anteriormente.

Quais assuntos foram abordados na prova?

Conhecimentos Gerais - Ensino Fundamental

  • Língua Portuguesa: Interpretação de texto, Significado de palavras, Singular e plural, Masculino e feminino, Tempos verbais (presente, passado e futuro), Pronomes pessoais e possessivos, Reconhecimento de frases corretas e incorretas;
  • Matemática: Resolução de problemas envolvendo adição, subtração, divisão e multiplicação com números racionais não negativos, nas suas representações fracionária e decimal; Grandezas e medidas (quantidade, tempo e comprimento).

Conhecimentos Gerais - Ensino Médio

  • Língua Portuguesa: Interpretação de textos, Sinônimos e antônimos, Sentido próprio e figurado, Pontuação, Classe de palavras (substantivo, adjetivo, numeral, artigo, verbo, advérbio, pronome, preposição e conjunção), Crase, Colocação pronominal, Concordância verbal e nominal;
  • Matemática: Resolução de problemas envolvendo adição, subtração, divisão e multiplicação com números racionais não negativos, nas suas representações fracionária e decimal; Mínimo múltiplo comum, Máximo divisor comum, Porcentagem, Razão e proporção, Regra de três simples e composta, Equação de 1º e 2º grau, Sistemas de equação de 1º grau, Grandezas e medidas (quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa), Relação entre grandezas (tabela ou gráfico), Média aritmética simples, Geometria (forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teorema de Pitágoras, Teorema de Pitágoras).

Outras etapas do concurso...

Valendo 100 pontos, a Prova Prática de caráter eliminatório será aplicada somente para Cozinheiro.

Serão convocados 546 candidatos (520 ampla concorrência e 26 portadores de deficiência). Para ser aprovado, a nota deve ser igual ou superior a 50 pontos.

Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 11/08/2021 10:25:45
Redatora Web
Redatora freelancer com conhecimentos em SEO para produção de textos. Experiência na criação de artigos sobre concursos públicos, saúde física e mental, alimentação, autoconhecimento, seguros, locação de imóveis, construção/reforma e materiais de construção.

Deixe seu comentário (1)

Foto de perfil vazia
Por stenio de jesus silva em 11/08/2021 16:41:40
Por enquanto até agora não saiu o gabarito.

Participe, faça um comentário.