← Mais notícias

FUNRIO divulga gabarito concurso CBM RJ - Serviço Voluntário

Prova do Concurso CBM RJ - Serviço Voluntário será no dia 10 de outubro em dois turnos. Divulgação do gabarito acontecerá em 13 de outubro.


Gabarito definitivo será publicado em 4 de novembro
Gabarito definitivo será publicado em 4 de novembro.

A prova do concurso CBM-RJ - Serviço Voluntário será aplicada no dia 10 de outubro nos turnos da manhã e da tarde nas cidades do Rio de Janeiro, região metropolitana e interior.

A divulgação do gabarito preliminar acontecerá a partir das 10h do dia 13 de outubro, no site do organizador do certame, a FUNRIO, acesse a página aqui.

O prazo para interposição de recursos contra o gabarito é a partir das 10h do dia 13 de outubro até às 17h do dia 14 de outubro, devendo o candidato fazê-lo na “Área do Candidato - Recurso contra o Gabarito Preliminar da Prova Objetiva”. 

O gabarito definitivo após recursos será publicado a partir das 10h de 4 de novembro no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro e também no site da FUNRIO.

Número de vagas, cargos e salários

São 3 mil vagas para cargos de nível médio, técnico e superior destinadas ao Serviço Militar Voluntário. Os aprovados assinarão contrato com validade de 12 meses e receberão salário de R$1.226,94 a R$7.940,78. 

As oportunidades são para os Quadros de Oficiais e para os quadros de Bombeiros Militares de Praças, contemplando 8 regiões do Estado do Rio de Janeiro.

A maioria das vagas são para a área da saúde: Médicos (várias especialidades), Enfermeiros, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Cirurgiões, Nutricionistas, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos e Técnicos de Enfermagem. Também há vagas para Guarda-Vidas.

Como será a Prova Objetiva?

A Prova Objetiva de caráter eliminatório e classificatório terá questões de múltipla escolha, cada uma contendo 5 opções de resposta e somente 1 correta. O número de questões varia conforme o cargo, confira:

  • Médico Socorrista: 15 questões de Língua Portuguesa, 45 questões de Conhecimentos de Medicina e Medicina de Emergência;
  • Médico (outras especialidades): 15 questões de Língua Portuguesa e 45 questões de Conhecimentos Específicos da especialidade;
  • Enfermeiro, Nutricionista, Psicólogo, Fisioterapeuta e Fonoaudiólogo: 15 questões de Língua Portuguesa e 45 questões de Conhecimentos Específicos da especialidade;
  • Técnico de Enfermagem e Socorrista: 15 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática e 20 questões de Raciocínio Lógico.

Quais as outras etapas do concurso?

O concurso terá ainda Teste de Aptidão Física (TAF), Teste de Habilidades Específicas e Exame de Saúde. A divulgação do cronograma das etapas abaixo citadas acontecerá a partir das 10h de 16 de novembro. Confira as características das próximas etapas:

Teste de Aptidão Física: de caráter eliminatório para todos os cargos

  • Prova de Corrida de meio fundo 2400 metros: todos os candidatos;
  • Flexão e extensão de membros superiores com apoio de frente para o solo: homens;
  • Barra fixa: mulheres;
  • 30 abdominais: para todos os candidatos;
  • Natação 50 metros: para todos os candidatos;
  • Prova de subida em corda lisa: 4 metros para homens e 3 metros para mulheres.

Testes de Habilidades Específicas: de caráter eliminatório para Soldado BM Temporário - Guarda-Vidas;

Exame de Saúde: de caráter eliminatório para os candidatos aprovados no Teste de Aptidão Física e nos Testes de Habilidades Específicas.

Convocação e contratação

A convocação e contratação dos candidatos aprovados ainda serão regulamentadas pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Os convocados deverão apresentar os seguintes documentos após a publicação do resultado:

  • Original e cópia do RG;
  • Original e cópia da certidão de nascimento ou casamento;
  • Para os homens, Certificado de Reservista (1ª ou 2ª categoria) ou Certificado de Dispensa de Incorporação por excesso de contingência ou Certificado de Alistamento Militar ou ainda, Carta Patente (original);
  • Original e cópia do Título de Eleitor e comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Original e cópia da carteira do órgão de classe profissional definitiva ou provisória e do comprovante de estar em dia com o pagamento da anuidade;
  • 2 fotos 3x4 recente, tiradas em fundo branco;
  • CPF emitido pelo site da Receita Federal;
  • Original e cópia do PIS ou PASEP;
  • Original e cópia do comprovante de residência;
  • Certidão Negativa de Ações Criminais dos municípios de onde o candidato morou nos últimos 5 anos. Para quem mora no município do Rio de Janeiro, apresentar certidões dos 1º, 2º, 3º e 4º Ofícios;
  • Certidão Negativa da Polícia Federal ou da Justiça Federal.

Sobre o Curso de Formação

O Curso de Formação de Oficiais BM Temporários será ministrado na Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II, localizado na Avenida Brasil nº23.800, Bairro de Guadalupe, Rio de Janeiro.

Todos os candidatos farão o curso nessa Academia, independentemente da região correspondente à inscrição do candidato aprovado.

Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 06/10/2021 11:40:21
Redatora Web
Redatora freelancer com conhecimentos em SEO para produção de textos. Experiência na criação de artigos sobre concursos públicos, saúde física e mental, alimentação, autoconhecimento, seguros, locação de imóveis, construção/reforma e materiais de construção.

Deixe seu comentário (0)

Participe, faça um comentário.