Inscrições abertas! Vestibular da UNESP 2020

A Unesp oferece 186 opções de entrada nos Cursos de Graduação em 23 municípios paulistas além da capital São Paulo, como, por exemplo, Araçatuba e São José do Rio Preto.

Publicado por Ingrid Nunes em 22/09/2019 às 23:58:23

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho deu início ao processo de inscrições para o Vestibular de 2020 no dia 09 de setembro de 2019.

Os candidatos deverão se inscrever no site www.vunesp.com.br até o dia 7 de outubro.

A Unesp oferece 186 opções de entrada nos Cursos de Graduação em 23 municípios paulistas além da capital São Paulo, como, por exemplo, Araçatuba e São José do Rio Preto.

Para o ano de 2020, serão ofertadas 7,725 vagas e desse total 3.847 vagas são ofertadas para os que se inscrevem concorrendo ao Sistema Universal, ou seja, a Ampla Concorrência.

Em contrapartida, das 3.878 vagas 50% são reservadas para estudantes que tenham completado o Ensino Médio integralmente em escolas públicas brasileiras ou a Educação de Jovens Adultos, o EJA.

Para candidatos Pretos, Pardos e Indígenas são reservadas 1.365 vagas, ou seja, 35% do ofertado. Os candidatos sem isenção ou redação deverão pagar a taxa de inscrição de R$ 170,00.

1ª Fase da VUNESP 2020

A partir de 29 de outubro de 2019, a convocação dos candidatos estará disponível no site da Vunesp e não será enviada por correio a convocação. Além disso, o candidato poderá consultar seu local de prova no Disque Vunesp, a central de atendimento do vestibular.

Essa prova será realizada no dia 15 de novembro de 2019. Os portões serão abertos às 13 horas e a prova tem início às 14 horas.

O candidato deverá levar caneta esferográfica preta e uma régua transparente para realizar a prova, além do documento original de identificação.

O candidato realizará uma prova de 90 questões objetivas, ou seja, de múltipla escolha com 5 alternativas, de Conhecimentos Gerais. Essas questões deverão ser respondidas em 5 horas.

Nessa primeira fase, o aspirante à vaga responderá questões das seguintes áreas de Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Médio: Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Ciências da Natureza e Matemática. Dentro dessas competências, serão 30 questões distribuídas para cada uma das áreas.

A primeira fase será realizada em 31 distintas cidades de São Paulo, além de outras cidades brasileiras. São elas: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).

2ª fase da VUNESP

Os candidatos aprovados na primeira fase prestarão a segunda prova de admissão nos dias 15 e 16 de dezembro, domingo e segunda-feira, no mesmo horário de realização da primeira prova.

A convocação dos selecionados será feita a partir de 04 de dezembro de 2019. A segunda fase consiste em 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo.

No domingo, o primeiro dia de prova, serão aplicadas 24 questões distribuídas da seguinte forma:

12 Questões de Ciências Humanas (elementos da História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 12 questões das Ciências da Natureza e Matemática (elementos da Química, Física, Biologia e Matemática).

Já na segunda-feira, o último dia de exame, o candidato deverá responder 12 questões de Linguagens e Códigos (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte), além da Redação dissertativa.

A segunda fase da VUNESP tem a duração de 4 horas e 30 minutos.

Cálculo da Nota:

A nota final do candidato será a média aritmética simples das notas de todas as provas realizadas por ele. O cálculo da primeira fase é obtido da seguinte forma: (Nº de respostas certas x 100)/90. A nota máxima do candidato é 100.

Já na segunda prova, as bancas de corretores terão critérios estabelecidos para a correção das questões discursivas. A pontuação dada às respostas dadas a cada questão varia de 0,00 a 2,00 pontos e a nota máxima é 72,00.

Já a prova de redação valerá até 28 pontos e os critérios de correção constam no edital do vestibular.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.