INEP liberou acesso: Saiba como consultar o local de prova do Enem 2019

Para verificar o candidato deve entrar no site do Inep, digitar o CPF e senha cadastrada e entrar no sistema, tendo acesso ao cartão de confirmação. 

Publicado por Dinake Núbia em 22/10/2019 às 16:05:13

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já liberou o acesso para consulta o cartão de confirmação com os locais de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. 

Para verificar o documento, o candidato deve entrar na página do participante, digitar o CPF e senha cadastrada e entrar no sistema, tendo acesso ao cartão de confirmação. 

No cartão é possível ter informações do dia e horário das provas, além do local onde o candidato vai fazer a prova, contendo endereço completo e número de sala.

Apesar de importante, não é necessário apresentar o cartão de confirmação no dia da aplicação das provas, porém o Inep alerta que o cartão impresso no dia da prova facilita o acesso às informações da realização das provas. 

Provas do Enem 2019

A realização das provas do Enem 2019 acontecem os dias 3 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos. Conforme o Inep, mais de 5 milhões de inscrições foram confirmadas para esta edição do exame. 

É importante lembrar que o horário adotado é o oficial de Brasília, que este ano está sem o horário de verão. Os portões abrirão ao meio-dia e fecham pontualmente às 13h. No total, 1.727 municípios vão receber alunos para fazer as provas. 

O exame é composto por provas objetivas e redação, e serão avaliadas as seguintes áreas de conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação . Ciências Humanas e suas Tecnologias História, Geografia, Filosofia e Sociologia . Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química, Física e Biologia . Matemática e suas Tecnologias Matemática.

No primeiro dia serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O tempo de duração das provas será de 5h30. 

No segundo dia serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A prova terá 5h de duração. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

Quais os benefícios do Enem?

O Enem tem como principal finalidade a avaliação individual do desempenho do participante ao final do ensino médio.De acordo como Edital do Enem, o exame pode abrir várias portas para o estudante, desde a formação até a inserção do mercado de trabalho.

Veja o que os resultados podem possibilitar:

  • Constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho; 
  • Permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; 
  • Ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para o acesso à educação superior, especialmente a ofertada pelas instituições federais de educação superior; 
  • Permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; 
  • Ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; 2.2.6 viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

Lembrando que você pode testar seus conhecimentos sobre vários assuntos usando nossos simulados. É totalmente online e gratuito. Treine quantas vezes quiser! Acesse os Simulados Gabarite.